MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS
TEMA: DISCIPLINA E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA
(Antonio de Andrade *)
Um dos principais objetivos de toda e qualquer sociedade humana é que os
indivíduos que a compõem sejam cidadãos conscientes e responsáveis, membros de
uma coletividade e que saibam viver com uma comunhão e harmonia com outros seres
humanos, convivendo com o devido respeito às regras e aos limites existentes,
objetivando o bem coletivo, dessa sociedade. Esse objetivo somente será atingido
quando as novas gerações aprenderem aqueles valores identificados com o
exercício consciente e responsável da cidadania. A educação para a cidadania
torna-se, então, um fator fundamental para existência da sociedade humana.
Para atingir esse objetivo e em especial, para que essa sociedade humana possa
continuar a existir, todas as instituições que a compõem devem fazer bem a sua
parte, cada uma em sua área de atuação, para que as novas gerações sejam bem
educadas pelas gerações mais velhas. No entanto, nos últimos anos, observa-se
que a escola está quase sozinha na educação das crianças e dos jovens. Muitas
transformações sociais, familiares, éticas e culturais colocaram a escola nessa
situação. Parece que a cada dia que passa mais a escola tem que assumir a
educação que caberia, em especial, à família. Muitos pais, por insegurança na
educação dos filhos e falta de maior tempo dedicado a eles, não assumem seus
reais papéis de educadores e formadores de pessoas equilibradas e saudáveis,
deixando essa formação unicamente à escola.
Assim, constata-se que para grande parte das crianças e dos jovens da atualidade,
falta uma formação familiar de respeito, de obediência às regras de convivência
social saudável e outros aspectos que eles deveriam ter assimilado em suas
famílias, antes de chegarem à escola. Por isso, não é de se estranhar que sejam
encontradas crianças e jovens indisciplinados, autocentrados e com um egoísmo
exacerbado possuindo um único objetivo: a satisfação imediata de seus desejos,
devido a valorizarem mais o “ter” do que o “ser”. Crianças
e jovens arrogantes nas suas atitudes de falta de respeito para com tudo e todos,
na escola e em outros ambientes, que não sabem ter o devido respeito às regras
sociais de convivência saudável, comportando-se com modos inadequados, com
agressividade e violência. A juventude que age assim, está sendo chamada de “geração
pode tudo”, chegando-se ao ponto extremo de filhos matarem pais ou colegas de
escola, conforme têm ocorrido. Quando chegam à idade adulta, transformam-se em “adultescentes”,
pessoas que agem com comportamento irresponsável de uma criança ou adolescente,
em um corpo de adulto. Por não terem aprendido a viver respeitando limites,
regras de convivência e a tolerar frustrações, quando forem pais irão educar
seus filhos do mesmo modo, não colocando limites, não ensinando o respeito às
regras e a tolerância às naturais frustrações da vida. E tudo isso irá,
certamente, refletir-se negativamente no ambiente da sociedade humana.
Mas, o que a sociedade como um todo, a família, a escola e os educadores
necessitam fazer para mudar essa situação? Mudanças, em especial, que contribuam
para que as crianças e jovens venham a ter comportamentos mais saudáveis e mais
equilibrados e assim, a sociedade humana possa ser formada por cidadãos mais
responsáveis e com melhores características humanas. Muitas são as dúvidas,
muitas são as respostas e cada um age ou reage de um modo ao enfrentar problemas
de indisciplina, na educação das novas gerações.
Quando pais e educadores se deparam com problemas de comportamento, chamados de
“problemas de indisciplina”, a maioria deles geralmente reage aos problemas e
quase sempre, essa reação é desastrosa, já que fazem pouca reflexão sobre a
situação antes de começarem a agir. Quando se enfrenta uma situação problema, o
ideal é evitar usar o Sistema Reativo, no qual a reação é imediata, sem
muito pensar, com a emoção do momento geralmente dominando a razão.
O ideal seria utilizar o Sistema Proativo (Pró Ação) no qual procura-se
examinar a situação de modo global (busca de informações) e pensar nas várias
alternativas para enfrentá-la ou solucioná-la, escolhendo-se após essa reflexão,
a melhor ação ou alternativa, a que tenha mais probabilidade de êxito no seu
enfrentamento ou na sua solução. Este é um modo diferente de enfrentar as
situações e os problemas e é o modo que pode trazer melhores resultados.
Ao escrever o livro Disciplina e a educação para a cidadania utilizei o enfoque
do Sistema Proativo objetivando fornecer as informações necessárias
para que o leitor possa fazer uma análise global da situação relacionada à
disciplina ou indisciplina. Os pais e educadores, com essas informações,
poderão examinar sob vários ângulos os aspectos envolvidos nos comportamentos de
(in)disciplina, fazendo uma reflexão construtiva sobre eles. Assim, estarão mais
informados para poderem tomar as melhores decisões no seu enfrentamento e
obterem resultados positivos na educação das crianças e dos jovens para o
exercício da cidadania responsável, o que será uma boa opção para combater a
violência. As informações apresentadas, certamente irão contribuir para a
educação das novas gerações para virem a ter uma postura cidadã equilibrada que
permita um convívio saudável com os outros, diminuindo os índices de violência e
prevenindo outras ações violentas. Uma educação que desenvolva “pessoas com
qualidades” para que tendo uma disciplina consciente possam realizar ações
do melhor modo possível, individualmente ou em grupo, contribuindo com
comportamentos adequados ao grupo social. Assim, quando uma boa parcela das
pessoas começar a agir com uma cidadania responsável, certamente a sociedade
poderá vir a ser melhor.
As informações apresentadas nesse livro abordam primeiramente os aspectos
relacionados à Disciplina, ideias sobre a educação para a responsabilidade, para
a autonomia, a consciência e o respeito às regras e normas. Aspectos importantes
para que os processos de ensino e aprendizagem possam ocorrer com condições
adequadas e sejam atingidos os objetivos que se pretende alcançar. Serão
examinados os Fatores Causais da Disciplina, dentro dos Segmentos Sociais que
são interdependentes e relacionados entre si: a Sociedade (Autoritária,
Permissiva e Democrática), a Família e a Escola (e dentro dela, em especial, a
Sala de Aula, com seus dois personagens principais: o Professor com posturas
Autoritária, Desinteressada ou Estimuladora e os Alunos).
Depois, são examinados os aspectos relacionados à Indisciplina, as Atitudes do
Professor (Omissão, Enfrentamento com Autoritarismo e Enfrentamento Positivo),
as Causas da Indisciplina (Internas e Externas à pessoa). E, ao final do livro,
são examinadas algumas Alternativas Práticas para a Escola com sugestões, além
das que são apresentadas no desenrolar do texto. As citações existentes no texto
tem as referências na própria página.
Esse livro Disciplina e a educação para a cidadania é encontrado no formato
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