Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

TEMA: OS SEGREDOS DE FELLICIA

Antonio de Andrade

  

 

   OS SEGREDOS DE FELLICIA

     Antonio de Andrade, escritor com formação em Psicologia, jornalista, apresenta no seu quarto livro, "Os Segredos de Fellicia", um romance moderno para adultos, em uma história emocionante, toda a sua experiência que teve em anos de atuação como terapeuta de casais, como treinador de executivos e como escritor. O aprendizado com estas experiências profissionais, com fracassos e sucessos observados e vivenciados no contato com os seres humanos, somado ao idealismo de uma sociedade humana mais justa, saudável, realizadora e feliz, serviram de base para a escrita deste romance para adultos. Pessoas idealistas que realizam ações para uma sociedade mais saudável e mais feliz irão, certamente, entusiasmar-se com este romance revelador de lutas, de dificuldades, de vitórias, de busca de ideais e de esperanças para a raça humana. E o autor apresenta o seu quarto livro "Os Segredos de Fellicia":

    Vida feliz para todos os seres humanos no planeta Terra - esse deveria ser um dos objetivos dos habitantes inteligentes deste planeta azulado, a Terra, vivendo uma melhor existência, com cooperação, com vida mais saudável, com cada um fazendo alguma coisa para produzir continuamente um melhor bem-estar para todos. Se a raça humana não conseguiu chegar a esse ideal em toda a sua existência até o século vinte, é muito provável que o século vinte e um mostre a todos os seres humanos que já está na hora de os habitantes da Terra começarem a fazer alguma coisa para melhorarem a existência de todos no planeta...

    Mas a sociedade humana ainda não chegou a esse estágio de desenvolvimento, não conseguiu ainda superar a competição e a luta do ganha-perde que existe entre os seres humanos, não conseguiu ainda superar o egoísmo e os negativismos que impedem que a sociedade dos seres humanos na Terra, seja mais justa, harmoniosa e feliz. No aprendizado do viver feliz, feito pelos seres humanos, cada um enfrenta desafios em sua evolução como pessoa em direção à felicidade, em especial, desafios para o seu crescimento emocional e sexual. Muitas vezes esses desafios chegam ao ser humano como frustrações, como desilusões ou como revezes que modificam uma situação que se achava que estava boa e satisfatória, para uma situação ruim. E ao enfrentar essas situações que no momento em que elas acontecem são consideradas adversas ou negativas, muitas das pessoas deixam-se ficar em desânimo, emocionalmente inertes ou impotentes, sentindo-se vítimas, sofrendo. Outras, por outro lado, enfrentam essas situações com ânimo e com entusiasmo, como se as crises fossem oportunidades para os seus desenvolvimentos, dando a volta por cima das crises, saindo-se fortalecidas em suas emoções e em seus espíritos, considerando as crises como marcos em suas vidas, marcos que são olhados como referência em seus passados e não como determinantes para uma vida sem sentido, sem ânimo, sem alegria, sem entusiasmo e sem felicidade. Estes aspectos são vivenciados e sentidos em muitas das pessoas atendidas pelos terapeutas e são aspectos encontrados em muitas pessoas, na sociedade humana. 

      Muitos destes aspectos estão neste meu quarto livro, "Os Segredos de Fellicia", um romance para adultos, em situações e personagens fictícios, com o objetivo de apresentar ao leitor caminhadas de vidas de pessoas que vivem com idealismo e que lutam para encontrar uma vida melhor e mais realizadora, uma vida mais feliz para si próprias e para os outros seres humanos, que procuram encontrar algum sentido em suas vidas e que justifiquem o por que estão nesta vida. Aspectos como o enfrentamento de revezes acontecidos em suas vidas e suas reações emocionais a eles. Aspectos como aquele entusiasmo para uma vida mais feliz que surge quando se vive uma paixão e junto a esse sentimento, o aprendizado das vivências na difícil arte de conviver com outra pessoa, notadamente na arte de convivência entre um homem e uma mulher maduros, no campo intelectual, emocional, afetivo, profissional e, em especial, no sexual. Em um mundo em que muito se fala em violência, em desacertos, em conflitos, é importante apresentar caminhadas de realização, de felicidade, de alegria e de entusiasmo no viver, de vivência satisfatória e muito feliz entre pessoas adultas que descobrem que se complementam uma à outra, que são uma a alma gêmea da outra, descobrindo a alegria de estarem juntas, de curtirem uma à outra em cada momento de suas vidas onde convivem emocional, intelectual, social e sexualmente, e convivem, também, com os altos e baixos naturais da vida. Caminhadas muito parecidas com as que são encontradas na vida real, onde nem tudo são flores, mas há os naturais espinhos, enfrentando-se preconceitos e hipocrisias da sociedade, que devido à sua insegurança coletiva, estabelece regras que nem sempre fazem os seres humanos felizes e realizados, regras que nem sempre são seguidas por eles. Regras que proíbem certas ações em certa época, mas que são ações normais e aprovadas em outras épocas ou grupos humanos, mudanças que ocorrem conforme a região geográfica do planeta onde as pessoas vivam.

      Este romance, "Os Segredos de Fellicia" é uma reflexão sobre vários assuntos que muitas vezes, na vida real, as pessoas pensam mas têm medo de dizer, de conversar com as outras, e até de enfrentarem em suas próprias vidas - como são os casos do egoísmo, da culpa ou da realização emocional e sexual - vivendo as suas vidas de modo rotineiro, monótono, frustrante, sem nunca terem coragem de enfrentar dentro de si mesmas, os seus desejos, as suas vontades. Reflexão de assuntos, como por exemplo, a liberdade inerente a cada ser humano, homem ou mulher, de realizar suas escolhas individuais no campo sexual - homo, hetero ou bissexual - e enfocando em especial a culpa que muitos sentem frente aos seus sentimentos ou às suas opções de vida. Assuntos como a poligamia e bissexualidade existentes em parcelas da sociedade (os terapeutas sabem da realidade, pois escutam muito sobre estes assuntos...), com homens e mulheres que sentindo-se frustrados no convívio conjugal com seus parceiros, vão em busca de outros parceiros, procurando com eles a realização de seus desejos de satisfação sexual e emocional. Essa busca é expressão de uma vontade de encontrar, no contato pele com pele de outra pessoa, aquela eletricidade especial que muitos procuram para satisfazerem seus desejos (as pessoas, em sua maioria, reprimem este desejo, pela força repressora da educação), eletricidade especial que só é encontrada quando se experimenta, prazerosamente, um contato com o corpo de outro ser humano, sentindo uma satisfação profunda no próprio corpo. Ou procurando também a realização de suas fantasias sexuais (este é outro aspecto que os terapeutas sabem que muitos reprimem...), tentando preencher aquele vazio frustrante que sentem em suas vidas. E outros buscando aquela valorização que anseiam ter como pessoas, recebendo estímulos que tragam uma vida mais satisfatória, mas que já não recebem mais de seus cônjuges devido à rotina que se instalou, com o tempo, em suas vidas conjugais.

      Neste romance há a vivência do comportamento poligâmico, com a tão sonhada felicidade emocional e sexual. Mas há, também, a vivência da hipocrisia vigente na sociedade e na cabeça das pessoas, fazendo com que tal comportamento fique escondido do cônjuge, e seja na realidade um comportamento velado, encoberto, disfarçado e, por isso, sentido pelas pessoas que praticam a poligamia, como culpa, levando-as muitas vezes, a procurarem algum tratamento psicológico para, pelo menos, tentarem em suas próprias consciências diminuir essa culpa por acharem que estão errando em suas vidas, que não estão sendo sinceras com o cônjuge. Há, pela história criada, a vivência de relacionamentos maduros e felizes, uma verdadeira paixão emocional e sexual que traz a tão buscada felicidade e satisfação de estar vivendo a vida plenamente, em cada momento. E isso é mostrado, pela personagem Fellicia, quando ela diz, muito feliz: Vivo como se estivesse na vida, a passeio. Não guardo meu melhor perfume para ocasiões especiais. Vivo a minha vida como se cada momento fosse especial.

      Há, na história criada, mensagens com novas maneiras de ver a vida e de comportar-se, novas percepções da possibilidade de existir um futuro melhor a partir do século 21 e em especial, novos paradigmas da fraternidade entre os seres humanos onde exista a força de um profundo amor pelos habitantes da Terra, todos os habitantes. Uma nova realidade social e de convivência na Terra onde todos os povos tenham as condições para desenvolverem suas potencialidades e seus destinos, fazendo com que o planeta esteja repleto de pessoas felizes, uma verdadeira família planetária de gente feliz e realizada. Um planeta Terra onde haja a possibilidade de existir um futuro melhor onde esteja desenvolvido o sentimento individual e coletivo e a consciência de que todos os seres humanos são terráqueos independentemente do país de origem, a consciência de que todos seres humanos são passageiros neste planeta, seres que vivem no mesmo planeta, que a verdadeira pátria de todos, é a Terra.

      Há mensagens de esperança da possibilidade de haver dias melhores e mais felizes na sociedade humana no século 21, com menos egoísmo que predominou na maioria da história da humanidade até o século 20, egoísmo que levou muitas pessoas, governos ou instituições a seguirem uma única lei, o levar vantagem sobre os outros e ter o maior ganho ou lucro possível. Esperança de que é possível existir uma sociedade onde todas as pessoas sigam outras regras de convivência, com mais altruísmo, com mais generosidade e ética pessoal e grupal. Esperança de que aconteça uma transformação, no campo grupal - na sociedade como um todo - surgindo um real interesse em todo mundo, seja nos governos, nas instituições ou nos grupos organizados, e em especial nas organizações geradoras de riqueza, em dar as devidas oportunidades (e não só o salário) para que todos os seres humanos, independente de classe social, região do planeta onde vivem ou religião que professam, possam desenvolver suas potencialidades, dando a chance à todos os seres humanos de realizarem-se integralmente e serem felizes. Afinal, todos os que nasceram, são seres humanos que tiveram o privilégio divino de nascer e por que não se criam as oportunidades em todo o planeta Terra para que todas as pessoas recebam as oportunidades para poderem ser felizes, dividindo melhor com todos os seres humanos o que existe de bom na Terra? Esperança que cada ser humano existente no planeta Terra possa viver em liberdade(em todos os seus aspectos) e conviver em harmonia com os outros, parando de odiar-se uns aos outros ou de ser agressivos e violentos com os outros. Esperança de que haja a transformação dos modos de pensar, no campo individual, deixando de lados as muitas barreiras culturais e educacionais, os preconceitos e idéias erradas que o ser humano, infelizmente, ainda aprende durante o seu desenvolvimento e que o faz, muitas vezes, infeliz.

      Outro objetivo deste romance é levar o leitor a uma reflexão importante para o século 21: a necessidade da sociedade manter um sistema de ética, evitando que a sociedade entre em maiores crises ou decadência como aconteceu no passado com tantas outras sociedades na história da civilização humana neste planeta Terra. Ao ler o livro, "Os Segredos de Fellicia", cada leitor, além de um agradável passatempo, terá reflexões e aprendizados na arte de viver feliz...


 * No site www.editora-opcao.com.br há outros artigos relacionados ao livro, inclusive dois trechos eróticos para conhecer o estilo do livro. Veja na página desse livro no site. Veja em especial, os artigos: "Sexo com alma", "O sonho das mulheres, no sexo e no amor", "Os segredos do namoro e da felicidade a dois" e "Não guarde o melhor perfume".  O livro "Os Segredos de Fellicia", 308 páginas, R$ 30,00 pode ser comprado através do site www.editora-opcao.com.br podendo ser pedido, inclusive, com  dedicatória do autor.

* Contato com o autor pelo e-mail opcao@editora-opcao.com.br

 



É autorizado o uso do texto e capa do livro, por quaisquer meios, com a indicação do site.