Artigos

   

       MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

TEMA: COMO COMEÇOU O DIA DAS MÃES

Esse texto é de autoria desconhecida. Caso você conheça o autor desta mensagem, poderia informar por e-mail para que a autoria fosse colocada?

Agradeço, sem conhecer o seu autor, a utilização do texto para outras pessoas poderem refletir sobre o assunto.

          

 Como começou o Dia das Mães  

    "Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio na maior parte dos países do planeta Terra. Os americanos e ingleses dizem "Happy Mother's Day", os italianos "Tanti Auguri, Mammina" e os alemães "Alles Gute Zum Mutter Tag". Independente de que língua se utilize, cada pessoa expressa nesse dia consagrado às mães, os seus sentimentos, os carinhos, a ternura e a alegria à sua querida mãe. E os que já a viram partir desta vida, lembram dela com o coração cheio de saudade.

      A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas. A História revela que na Grécia Antiga, durante a primavera, os gregos celebravam em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Séculos depois, na Inglaterra, em meados de 1600, é encontrada a celebração intitulada "Mothering Day", honrando as mães da Inglaterra. Nessa época, este dia era reservado aos serviçais pobres que prestavam serviços aos mais ricos, geralmente em lugares afastados de seus lares, para se deslocarem até suas casas e passarem o dia com suas mães. E para haver um sentido de confraternização com as mães e união com os filhos, a tradição era fazer um bolo especial para as mães, o "mothering cake". E em 1872, nos Estados Unidos, pela primeira vez se falou em Dia das Mães, um dia dedicado à paz, dia sugerido por Julia Ward Howe.

      Mas foi somente em 1907 que foi iniciada uma campanha para se ter um Dia das Mães nacional. Essa ideia surgiu na pequena cidade de West Virginia, Estados Unidos. A jovem, Anna Jarvis, que perdera sua mãe (com o mesmo nome) sugeriu celebrar a data no segundo aniversário da morte de sua mãe, um segundo domingo do mês de maio. Assim, nesse dia de 1907 foi iniciado o costume de reverenciar as mães, em cerimônia religiosa. No ano seguinte, a 10 de maio de 1908, foi ainda Anna Jarvis quem propôs em sua Igreja Episcopal, na cidade de Grafton, West Virginia, pela qual sua mãe muito havia trabalhado, que a homenagem se estendesse a todas as mães do país. Foi em 1910, sempre em maio, que o governador do Estado de West Virginia oficializou a cerimônia estadual. Finalmente, em 1914 Woodrow Wilson, o presidente americano, decretou oficialmente o Dia das Mães como um feriado nacional, fixado no segundo domingo de maio de cada ano.

      A comemoração do Dia das Mães, no Brasil, foi iniciada pela Associação Cristã de Moços, em Porto Alegre, a 12 de maio de 1918, e pela primeira vez também na América do Sul. Hoje, quase todos os países do mundo celebram com carinho a festa das mães. Uns comemoram o Dia das Mães em datas diferentes, mas do mesmo modo que o Brasil, vários países como a Austrália, Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, Canadá, Finlândia, Itália, Turquia, dentre vários outros, celebram a data no segundo domingo de maio.

      Essa idéia inicial de homenagear as mães em uma cerimônia religiosa foi modificada pelo comércio que aproveita a comemoração para incrementar as suas vendas. E existem muitas pessoas que se lembram de homenagear as suas mães porque a data é explorada comercialmente, com campanhas publicitárias lembrando a todos de como a mãe é importante nas vidas das pessoas e por isso "precisam dar algum presente" a ela, homenageando-a.

O Dia das Mães é comemorado em alguns países no 2º domingo de Maio, como o Brasil, Estados Unidos, Finlândia, Bélgica, Dinamarca, Itália e Austrália.

Em outros países a data do Dia das mães é comemorada, mas em datas diferentes:

. Argentina, é no 2º domingo de Outubro;

. Noruega: 2º domingo de Fevereiro;

. França e Suécia: último domingo de Maio;

Inglaterra: 4º domingo da quaresma;

Polônia: 26 de maio;

México: 10 de maio;

Rússia: 8 de março;

Líbano: 2º dia da Primavera;

Portugal e Espanha: 8 de dezembro.