Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

TEMA: AS MENTIRAS EM SUA VIDA

Esse texto é de autoria de Roberto Balmant, brasileiro residente nos Estados Unidos.

Contato pelo e-mail balmant@att.net 

          

AS MENTIRAS EM SUA VIDA

(Autor: Roberto Balmant)

 
Experimente fazer esta pergunta para tantas pessoas quantas você quiser: "Você gosta que as pessoas mintam para você??" . E se você perguntar para 200 pessoas, certamente ouvirá 200 respostas exatamente iguais: -  "Não!". Isso mostra claramente que ninguém gosta de ouvir uma mentira. Apesar de as pessoas não gostarem de ouvir uma mentira, e serem enganadas, a mentira está presente, diariamente, em todo momento, na vida de todos nós, mentiras de varias magnitudes, leves, médias e pesadas.  E em muitas das situações onde elas ocorrem, parece até que nas "entrelinhas" pedimos para que mintam para nós, porque a verdade seria falta de educação, falta de bons modos e muita grosseria, e a mentira é suave e bem acolhida e ainda retribuímos agradecimentos por tal gentileza. Veja, a seguir, algumas das mentiras.
 
Uma mentira no local de trabalho, dada por uma secretária ao atender ao telefone: "O Sr. ou Dr. Fulano de tal, não está no momento, gostaria de deixar algum recado?" Essas palavras parecem soar como algo gostoso no ouvido de quem telefonou e a pessoa acha que a secretária está tendo uma atitude de gentileza, colocando-se à disposição para anotar algum possível recado.  E no entanto, veja como seria dramático e deixaria qualquer um com o ego lá embaixo ao ouvir a verdade que seria esta: "O Sr. ou Dr. Fulano de tal está mas ele não quer falar com você enquanto houver assunto de prioridade maior, e também outras pessoas mais importantes que você estão na lista de espera, e só então haverá algum tempo para você, e prever quando isso será possível é extremamente difícil".
 
Uma mentira de relacionamento pessoal:
"Meu amor, cortei meu cabelo e não gostei, e você o que você acha?"  Aqui há duas possibilidades: uma mentira ideal tipo - "Bobagem sua, está lindo, eu gostei!" caberia bem, porém o medo de ter que conviver com aquela cara lavada com aquele corte que ficou horrível por mais tempo que o tempo necessário do próximo crescimento normal, então você arrisca uma verdade incompleta: "Não se preocupe, crescerá de novo".  E, de fato, realmente crescerá de novo, mas você jamais poderia dizer a verdade que seria o quão horrível ficou o corte do cabelo dela.
 
Mentira no preenchimento de "Curriculum" para candidatar-se a um emprego:
Pessoalmente já fiz e tenho feito uso desse recurso,  e encorajo a quem se interessar a fazer o mesmo, você poderá se surpreender com o resultado, e verá que não há nada a perder, e talvez algo a ganhar.  Veja bem,  dependendo da função a ser executada você saberá de inicio que você é capaz de realizá-la sem nenhum problema.  Porém, você também sabe que se revelar a verdade de acordo como tudo esta sendo questionado pelo empregador, então automaticamente você já está desclassificado e totalmente excluído, e já levou um "pé no traseiro" antes mesmo de começar qualquer atividade. Trata-se de uma causa perdida e como tal não há, portanto, nada a perder.  Então, porque não arriscar uma mentira?  Mentiras como por exemplo, com relação às experiências profissionais, diploma ou cursos técnicos ou de especialização.  Acredite nesta verdade:  as chances são significativas e raramente haverá alguma "checagem" para conferir o seu relatório e apos iniciar as funções poderá acontecer de você ser um bom funcionário, e a essa altura nenhuma daquelas mentiras ou verdades serão relevantes.
 
Uma mentira comercial:
Em todo mundo usa-se a palavra "grátis" referindo-se a algum item ou produto que vem anexo com a compra da mercadoria principal, e nos Estados Unidos, isso é usado de forma tão exagerada que ouve-se "grátis" o dia inteiro, todos os dias, em tudo quanto é estabelecimento comercial ou propaganda escrita, e no entanto, todos nós já sabemos, por antecipação que ninguém dá nada grátis da forma como eles dizem, sabemos que o preço do que oferecem de "graça" está explicitamente ou camufladamente embutido no preço do produto principal.  Mas, o consumidor ou cliente, gosta de ter seus ouvidos ou olhos massageados pela palavra "grátis", e como os comerciantes são também especializados em comportamento humano, eles usam exageradamente a palavra "grátis" para a própria gloria (deles). Enfim, clientes são enganados e se "deixam" ser enganados e os comerciantes acham que também eles estão enganando os clientes. E todo mundo parece contente com a mentira...
 
Uma mentira entre namorados:
Um deles diz - "Meu amor, precisamos  "dar um tempo",  vamos dar um tempo para decidirmos o que realmente queremos para nossas vidas". Veja como essas palavras soam ao ouvido muito melhor do que a verdade que seria esta: - "Meu amor, eu cansei de você, e coincidentemente apareceu alguém em minha vida por quem estou profundamente interessado(a). Quero terminar com você e ficar livre para a outra pessoa". 
 
Mentira da Secretária Eletrônica:
Quantas vezes você já "camuflou" a sua presença usando a secretária eletrônica?   E muito mais difícil ainda seria você dizer quantas vezes você já foi também vítima dessa invenção eletrônica !  A pessoa  está ali do lado, mas ao saber que seria você quem está do outro lado da linha telefônica, ela deixa que a "secretária eletrônica" já previamente programada diga:  "Não estou disponível, deixe seu recado".
 
Mentira do Governo:
Mentiras não comprovadamente definidas somos obrigados a vê-las como verdades.
O governo desconta de Imposto de Renda devido 30% ou mais do contribuinte,  porque ele (o governo) acha que o contribuinte mente em media 20% na Declaração anual de Imposto.   E, nesse caso,  10% (que seria o justo a se pagar de imposto), mais 20% de mentira seriam então 30% de Imposto devido.  E o contribuinte na dramática dúvida, se seria assim ou não, vê-se obrigado a mentir esses 20%, porque se não mentir estaria então pagando 50% (que seriam 30% implacavelmente cobrados mais 20% que seria previsto mentir e não mentiu).
 
Mentiras em Multas de Trânsito:
Outro dia paguei 370 dólares de multa de trânsito por não ter parado na faixa de pedestre.  Verdade e não mentira, que eu não vi o tal pedestre na tal faixa. Entretanto, se realmente havia esse tal pedestre, então entendemos que foi realmente uma falha de um motorista descuidado e negligente.  Vamos então supor que todos, 100% dos motoristas fossem 100% bons motoristas e que jamais, em hipótese alguma cometeriam alguma transgressão no trânsito. Então, nesse caso, o governo ou o Estado iria à falência?  Porque está provado que milhões de dólares entram para os cofres do Estado apenas pelas multas de trânsito.  O que faria, então, o Estado sem esses milhões? Na "Escolinha de Trânsito" que fui obrigado a freqüentar  por 3 dias (para que a multa não ficasse registrada), aprendi que os policiais são instruídos para recolherem dinheiro para o Estado.  Em alguns pontos específicos existem "armadilhas"   para pegar o motorista em "flagrante".  Um policial disfarçado de pedestre ameaça querer atravessar a rua,  o motorista não percebe e esse policial  por rádio comunica ao policial que está mais à frente para multar. Eis, portanto, aqui mais uma mentira que o cidadão tem que "engolir" como verdade.
 

 

Em resumo, será que se formos realmente justos ao extremo e falarmos somente a verdade, seria então impossível viver neste mundo? Sem dúvida alguma não estou mentindo ao afirmar que  seria  humanamente impossível viver neste planeta sem fazer-se uso desse recurso que se chama  "MENTIRA".  E se, por acaso, você discordar e dizer que  seria possível, então as pessoas ao saberem disso  MENTINDO  dirão a seu respeito: "Eis aqui um homem de integridade".
 

Mota: Como autor desse texto, gostaria de saber sua opinião. Comentários ou até discordância serão bem-vindos. Meu e-mail é balmant@att.net

 CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA VOLTAR AOS TEMAS DAS MENSAGENS:  

        MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS