Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

  TEMA: A LIÇÃO DE UM PAI AFETUOSO: O NÓ NO LENÇOL 

Este texto é de autoria desconhecida. Caso conheça seu autor, agradeço se informar para constar no texto a autoria.  

 

Certa diretora de uma escola de um bairro da periferia de uma grande cidade brasileira, em todas as reuniões com os pais de seus alunos, procurava dizer a eles da importância de estarem presentes na vida de seus filhos, dando a eles afeto, orientação, amor. Ela sabia que os pais e mães de seus alunos tinham que trabalhar, os dois, para poderem manter suas famílias e que tinham pouco tempo para seus filhos.

Certa vez, em uma das reuniões que fazia com os pais, ela ficou emocionada com o que um pai contou. O pai levantou-se e explicou, com seu jeito humilde, que ele não tinha tempo de falar com o filho, nem de vê-lo, durante a semana, porque quando ele saía para trabalhar era muito cedo e o filho ainda estava dormindo. E quando voltava do serviço já era muito tarde e o garoto não estava mais acordado.

Explicou, ainda, que tinha de trabalhar assim para prover o sustento da família, mas também contou que isso o deixava angustiado por não ter tempo para o filho, mas que tentava pelo menos dar toda noite um beijo no filho, ao chegar em casa. Para que seu filho soubesse que tinha estado ali no quarto dele e lhe dado um beijo de boa noite, ele dava um nó na ponta do lençol que o cobria. Isso acontecia todas as noites quando ia beijá-lo. Quando o filho acordava e via o nó, sabia, através dele, que o pai tinha estado ali e o havia beijado.

O nó era o meio de comunicação entre eles. A diretora emocionou-se com aquela singela história e ficou surpresa quando constatou que o filho desse pai era um dos melhores alunos da escola.

Essa história nos faz refletir sobre as muitas maneiras de os pais se fazerem presentes ma vida de seus filhos, expressando o amor que tem por eles.

Aquele pai encontrou a sua maneira que era simples mas com bom resultado. E o mais importante é que o filho percebia, através do nó afetivo, o que o pai estava lhe dizendo. As pessoas geralmente ficam mais preocupadas com a forma de dizer as coisas e esquecem o principal, que é a comunicação através do sentimento, de um simples gesto como um beijo ou, como nessa história, um nó na ponta do lençol.


Aquele filho não podia ter presente o seu pai, mas ele tinha sua "presença" com outro significado, que ele entendia muito bem, como gesto de amor de seu pai. Para ele aquele nó no lençol tinha um grande significado do amor do seu pai por ele. Um nó cheio de afeto e carinho.
 

 CLIQUE NO LINK A SEGUIR PARA VOLTAR AOS TEMAS 

        MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS