MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS
TEMA: SOU UM PROFESSOR,
O MAIS AFORTUNADO DOS TRABALHADORES
Autoria desconhecida
Eu sou
um professor. Nasci
no primeiro momento em que uma pergunta saltou da boca de uma criança. Tenho
sido muitas pessoas em muitos lugares. Sou
Sócrates, estimulando a juventude de Atenas pára descobrir novas idéias usando
perguntas. Sou
Anne Sullivan, tamborilando os segredos do Universo sobre a mão estendida de
Helen Keller. Sou
Esopa e Hans Christian Andersen, revelando a verdade por meio de muitas, muitas
histórias. Sou
Darcy Ribeiro, construindo uma universidade a partir do nada no planalto
brasileiro. Sou
Ayrton Senna, que transforma sua fama de herói esportista em recursos para
educar crianças em seu país. Sou
Anisio Teixeira, na sua luta de democratização da educação para que todas as
crianças brasileiras tenham acesso à escola. Os
nomes daqueles que exerceram minha profissão constituem uma galeria de fama da
humanidade: Buda, Paulo Freire, Confúcio, Montessori, Emilia Ferreiro, Moisés,
Jesus. Eu sou
também aqueles nomes e rostos que já foram esquecidos, mas cujas lições e cujo
caráter serão para sempre lembrados nas realizações dos que educam. Já
chorei de alegria em casamentos de ex-alunos, ri de felicidade pelo nascimento
de seus filhos e que quedei de cabeça baixa, em dor e confusão, junto as
sepulturas cavadas cedo demais para corpos jovens demais. No
decorrer de um dia fui chamado para ser artista, amigo, enfermeiro, médico,
treinador, tive de encontrar objetos perdidos, emprestar dinheiro, fui motorista
de táxi, psicólogo, substituto de pai e mãe, vendedor, político e guardião da
fé. Apesar
de mapas, gráficos, fórmulas, verbos, histórias e livros, na verdade não tive
nada a ensinar a meus alunos porque o que eles de fato tem de aprender é quem
eles são. Eu sei que é preciso um mundo para ensinar a uma pessoa quem ela é. Eu sou
um paradoxo. Quanto mais escuto, mais alta se faz ouvir a minha voz. Quanto mais
estou disposto a receber com simpatia o que vem de meus alunos mais tenho a
oferecer-lhes. Riqueza
material não faz parte dos meus objetivos, mas eu sou um caçador de tesouros,
dedicado em tempo integral à procura de novas oportunidades para meus alunos
usarem seus talentos e buscando sempre descobrir seu potencial, às vezes
enterrados sob o sentimento de fracasso. Eu vivo
com entusiasmo e estimulo o entusiasmo pela vida em meus alunos. Sou,
por tudo isso, o mais afortunado dos trabalhadores. |