Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

 TEMA: EDUCAÇÃO: AS QUALIDADES HUMANAS URGENTES! 

Prezado/a internauta

Crimes os mais variados praticados por jovens indicam que a sociedade humana precisa realizar urgentes mudanças.

Apresento, no artigo a seguir, algumas ideias para essas mudanças, para uma reflexão. Caso deseje utilizar o artigo, autorizo a sua utilização gratuitamente, por quaisquer meios de comunicação.

E se desejar ler mais sobre esse tema, veja nos livros, de  minha autoria,  "Criança Feliz, Adulto Feliz" e "Disciplina e a Educação para a Cidadania", encontrados pelos links:

www.editora-opcao.com.br/crian.htm

www.editora-opcao.com.br/discipl.htm 

no ideal de uma melhor sociedade humana,

Atenciosamente, 

Antonio de Andrade

Lorena, SP, Brasil

  

EDUCAÇÃO: AS QUALIDADES HUMANAS  URGENTES!

Antonio de Andrade *        

        A cada dia as pessoas ficam chocadas com as notícias de massacres como o de Realengo no Rio de Janeiro dia 7 de abril de 2011 e de outros crimes, os mais variados, praticados por jovens e adultos com vários tipos de  motivação como revolta pelas experiências traumáticas que tiveram em escolas, pela cobiça, ganância e inveja e outras motivações. Numa análise feita por especialistas sobre esses jovens, são encontradas características de pessoas materialistas em excesso e que se relacionam com os outros por meio da competição, com desejo de "passar a perna" nos outros, aproveitando-se de situações, além de outras características negativas de seres humanos. Geralmente são pessoas com valores distorcidos em sua educação que aprenderam a não respeitar nada, agindo sem respeito aos limites, acreditando que não serão responsabilizados pelos atos errados que cometeram, achando que podem fazer "tudo", fazendo parte de uma "Geração pode tudo". 

      As notícias de tantos crimes, violência e envolvimento com drogas indicam que a  sociedade de hoje e, em especial, a família, estão falhando na missão educativa de formar jovens saudáveis e equilibrados, estão formando crianças e jovens que não sabem respeitar os limites e as regras da boa convivência social, necessárias para um conviver sadio em uma sociedade que almeja ser chamada de "civilizada".

      Esse aprendizado negativo dos jovens é feito desde a tenra idade. Uma pesquisa feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) em seis emissoras abertas de TV no Brasil, uns anos atrás, constatou que em desenhos animados para criança, em uma semana, foram mostrados 1.421 crimes! Outra pesquisa revelou que crimes e violência são uma constante na TV: em dois dias, foram constatados 471 tiros, 921 agressões verbais, 22 homicídios e 1.066 agressões físicas! E uma criança ao brincar com jogos de vídeo games irá aprender a destruir tudo o que estiver pela frente, inclusive pessoas e quanto mais for destruído, mais pontos ela terá! Essas constatações comprovam que a sociedade está "educando" as crianças e os jovens para serem pessoas desajustadas, tendo características negativas como ser humano.

      Olhe à sua volta e veja como é fácil achar essas características negativas: a arrogância, o orgulho, a crueldade, a hostilidade, a inveja, o fingimento, o egoísmo, a agressividade, o cinismo, a cobiça, a indisciplina, a intolerância, o ódio, a insensibilidade, o sarcasmo, o preconceito e maus hábitos, como o vício em cigarro, álcool e drogas, a gula e várias outras, além de problemas da sociedade humana que podem gerar outros comportamentos negativos, tais como a desigualdade social, a má distribuição da renda, pobreza, desestruturação familiar, impunidade de grande maioria dos que cometem delitos, crimes, corrupção, etc.

      Essa realidade gritante mostra que a sociedade como um todo (e ela engloba você, eu e todas as pessoas!) precisa repensar as mensagens que as novas gerações estão recebendo e formando suas personalidades SE deseja formar pessoas mais responsáveis, que saibam os seus direitos mas também os seus deveres (a começar pelo dever de respeitar a vida dos outros seres humanos, respeitando os adultos, seus pais, seus educadores e outros que os estão educando). Crianças e jovens que evoluam mais equilibrados emocionalmente  que saibam tolerar frustrações sem terem ataques de violência assassina e, em especial, que vivam com princípios éticos, cujos valores de "ter" bens materiais e dinheiro não levem a um viver cheio de ganância, mas fiquem satisfeitos com o necessário para uma vida normal e que valorizem, também , o "ser" pessoa com qualidades humanas. É urgente a sociedade decidir se ainda deseja educar as crianças e os jovens para virem a ser cidadãos com autocontrole consciente, com disciplina e com traços saudáveis como ser humano!

    Mas, quais seriam essas qualidades humanas que precisam ser desenvolvidas urgentemente nas crianças e nos jovens? Veja se consegue encontrar algumas delas nas pessoas à sua volta: a alegria, o altruísmo, a autenticidade, a bondade, a caridade, a colaboração, a disciplina, o entusiasmo, o otimismo, a lealdade, a humildade, a sensibilidade, a perseverança, a cordialidade, a honestidade, a espontaneidade, a paciência, o idealismo, a sociabilidade, a responsabilidade, a generosidade, a sinceridade, a simplicidade, a tolerância, etc.

    Mas, por que essas qualidades humanas ideais e saudáveis não são desenvolvidas, naturalmente, pela educação das novas gerações, em especial naqueles primeiros anos de educação que as famílias deveriam estar dando aos seus filhos? Uma simples explicação (há muitas outras) é a acomodação dos adultos, os pais em especial, que deixam de educar bem as crianças, achando que isso será responsabilidade da escola e que ela "dará um jeito". E quando a criança chega na escola, encontra muitos educadores também acomodados ou desiludidos com sua missão de educar, professores que acham que o trabalho deles é simplesmente "dar matéria", sem uma preocupação com a formação da cidadania responsável e do autocontrole consciente! Esse é um dos graves problemas da sociedade atual: os adultos "acomodados" (pais, educadores e outros adultos) que constatam que as novas gerações estão sendo "educadas" de modo errado (inclusive por eles) mas nada fazem, deixam a situação como está e ainda ficam criticando, pondo a culpa nos outros, quando escutam notícias de crimes praticados por jovens.

     A sociedade de hoje necessita, urgente, de pais e educadores mais conscientes da sua missão educativa das novas gerações, que tomem a decisão de fazer bem feito a sua parte para a melhoria da sociedade e assumam a responsabilidade pelas mudanças que todos estão almejando! O país está precisando urgente de pessoas que saiam da acomodação e, com as mangas arregaçadas e com vontade, façam alguma coisa que estiver ao seu alcance, colaborando para o crescimento de uma melhor sociedade, com uma educação saudável das crianças e dos jovens! Uma frase vencedora num congresso sobre vida sustentável revela bem essas ideias: "Todo mundo está "pensando" em deixar um planeta melhor para nossos filhos. Quando é que "pensarão" em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

    A sociedade humana ainda tem solução, ainda poderá ter um melhor destino, tendo crianças e jovens sendo educados para serem cidadãos mais equilibrados. Vai depender de cada um, de você inclusive! Que tal começar a fazer alguma coisa nesse sentido? Vamos lá, saia da acomodação que porventura estiver... e faça a sua parte!

 
 
* Nos livros "CRIANÇA FELIZ, ADULTO FELIZ" e "DISCIPLINA E A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA"  encontrados  somente pelo  site  www.editora-opcao.com.br  são  apresentadas  as ações e os caminhos para os pais e educadores poderem formar crianças e jovens mais saudáveis e que aprendam a enfrentar situações com melhor equilíbrio, sem violência assassina.
 
* No site www.editora-opcao.com.br há outros artigos, livros, cursos e palestras de Antonio de Andrade.
 
 
...................
 
Veja o que certo país fez para incentivar as qualidades dos cidadãos do país e eliminar os aspectos negativos do comportamento do povo:
 
O grande exemplo de assepsia de um país
 
* Assepsia é o método de prevenir o acesso de germes nocivos ao organismo. Neste caso, em sentido sociológico, é a prevenção de aspectos negativos do comportamento humano na sociedade.
                                                                 

Um militar, com mão de ferro, assumiu o comando do país.
Em seis meses, dos cerca de 500 mil presidiários sobraram somente 50. Todos os outros (criminosos confessos) foram fuzilados.
Todo homem público (político, policial, juiz, etc) comprovadamente corrupto foi fuzilado (Existiam milhares de provas contra eles).
Todos os empresários ladrões foram fuzilados ou fugiram rápido do país.
Aquela multidão de drogados que ficavam dormindo nas ruas, fugiram desesperados para o país vizinho, para não terem que trabalhar ou seriam fuzilados.
Tinha uma mensagem de televisão onde o novo governo avisava que o país estava com câncer e que a única solução era extirpá-lo.
Exemplo: se algum parente seu foi extirpado, compreenda, ele era um câncer para a nação.
Depois de ter feito toda a limpeza no país, reorganizado o sistema político, judiciário e penal, esse militar convocou eleições diretas e se candidatou para presidente.
Venceu as eleições com 100% dos votos.


Hoje, esse país, Cingapura é um dos países mais seguros de se morar. E um dos mais desenvolvidos; mais seguro que os  Estados Unidos, Inglaterra ou Israel.
Já no avião, a ficha de desembarque tem um "DEAD" (morte) bem grande em vermelho e a explicação da penalidade sobre o porte de drogas. Qualquer droga!
Com zero vírgula quase nada de cocaína encontrada, o sujeito ou é sumariamente fuzilado, ou é condenado a prisão perpétua com trabalhos forçados.

Um surfista brasileiro tentou entrar em Cingapura com uma prancha de surf recheada de cocaína. Óbvio que ele traçou a sua própria morte. E a mãe do jovem traficante apareceu na TV brasileira pedindo para o governo interceder pelo filho. Não adiantou nada! Nem mãe, nem governo brasileiro, nem protestos evitaram o cumprimento da lei.
Nos hotéis, os "Guias da Cidade" têm uma página explicando que a polícia de Cingapura garante a integridade física de qualquer mulher 24 horas por dia (isso porque na antiga Cingapura, sem lei e ordem, as mulheres que saíam sozinhas eram estupradas e ou mortas)
O chiclete é proibido em Cingapura pelo simples fato de que, se jogados ao chão, sujam as calçadas da cidade.
Distribuir panfletos, sem chance!  Só em lojas e não devem ser entregues as pessoas que, se os quiserem pega-os numa gôndola ou suporte. Jogar no chão então... dá multa cara!

Ano retrasado, a secretária local de um amigo, que estava fazendo um trabalho por lá, foi seguida pela polícia desde sua casa até o trabalho. Quando chegou ao trabalho, ligou a seta do carro para entrar no prédio. Então a polícia deu-lhe sinal para que parasse. Um dos policiais veio até a janela do seu carro e disse: "Como a Sra. sabe, estamos fazendo uma campanha de civilidade no trânsito, multando os infratores e dando bônus a quem dirige corretamente. E a Sra., em todo o trajeto da sua casa até aqui, não cometeu nenhuma infração. Parabéns! Aqui está um cheque de 100 dólares cingapurianos
(equivalente a cerca de R$ 128,00) e pediria que a sra. assinasse o recibo, por favor.

Grande exemplo para outros países onde "o não cumprimento das leis" é regra. Grande exemplo de estímulo aos comportamentos corretos das pessoas, melhorando a sociedade.

 

Contato pelo e-mail:  opcao@editora-opcao.com.br


É autorizado o uso do artigo, por quaisquer meios, com a indicação do autor e do site.