Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

   TEMA: DIGA "NÃO" À VIOLÊNCIA  E "SIM" AO AGIR COM CIDADANIA

Prezado/a

     
        Uma alternativa contra a violência, além das campanhas e das mudanças estruturais na sociedade (econômicas, políticas, etc), é o agir com cidadania responsável, equilibrada e consciente, um aspecto geralmente pouco lembrado quando se aborda o tema violência. Uma pessoa cujas ações como cidadão sejam responsáveis e equilibradas, certamente não irá agir ou reagir com violência.
 
    No artigo que irá ler, é abordado esse tema, para um reflexão sobre o assunto, incentivando as pessoas para um agir com cidadania, tema do meu quinto e novo livro "Disciplina e a Educação para a Cidadania", escrito em parceria com a educadora e pedagoga Vera Lucia Ramos de Oliveira, livro que pode ser conhecido por este site no Menu Livros.
 
No ideal de uma melhor sociedade humana, com melhores ações humanas,
Atenciosamente            
Antonio de Andrade

  

DIGA "NÃO" À VIOLÊNCIA E "SIM" AO AGIR COM CIDADANIA

             Antonio de Andrade * 

         O ser humano tem a tendência de viver em grupos, com outros seres humanos, formando grupos estruturados em comunidades, em certo espaço geográfico, visando uma proteção grupal e o atingir de objetivos coletivos e individuais. Para isso, é necessário a existência de um mínimo de organização nos grupos, com o estabelecimento de regras de convivência e relacionamento mútuo que estabeleçam as atribuições, os direitos e os deveres e essas regras funcionem como elemento de união dos membros desses grupos. Essa situação mostra que cada pessoa da sociedade humana vive em interdependência com outros, e seria muito mais difícil viver isolado e sozinho, sendo preferível, viver como membro de uma comunidade ou cidade. Assim, o membro de uma cidade, o cidadão, ao agir de modo participativo e responsável, visando o bem coletivo, respeitando regras, leis, cumprindo os seus deveres para com a coletividade e exercendo os seus direitos, estará exercendo a qualidade ou estado de "ser cidadão membro de uma coletividade", a cidadania. 

          O agir com cidadania engloba qualidades de um cidadão que tem uma participação responsável no seu ambiente, na cidade e país onde vive, e segue de modo consciente as regras de comportamento que norteiam a vida de cada pessoa. Para chegar a agir com cidadania, é preciso que cada ser humano, desde a sua infância no ambiente familiar e mais tarde no escolar, aprenda os meios indispensáveis para viver com os outros, num processo contínuo de socialização e humanização, aprendendo uma língua, desenvolvendo hábitos de convívio, aceitando, respeitando e seguindo regras e limites estabelecidos, desenvolvendo atividades de subsistência, etc. É assim que tem ocorrido desde o início da civilização humana, dos homens das cavernas até o homem e mulher chamados de "modernos".

           Mas a realidade dos fatos tem demonstrado que muitos dos membros dessa "moderna" sociedade humana e a própria sociedade como um todo têm criado dificuldades de relacionamento para um convívio saudável entre as pessoas, e até de países uns com os outros. Assim, há muita agressividade e violência, competitividade e ganância exacerbada e problemas de exploração econômica de pessoas por grupos, com muita desigualdade devido à elevada concentração de renda nas mãos de poucos em detrimento de muitos, com muito egoísmo e competição entre forças sociais, com conflitos entre patrões e empregados, conflitos por terras que geralmente estão em mãos de poucos, inversão de valores com crise ética e corrupção, problemas de crescimento e urbanização desordenados das cidades e tantos outros fatores que estão gerando enormes problemas de comportamento e convívio na atual sociedade.

          Muitos são os problemas sociais, muitas são as causas, muitas são as dificuldades de relacionamento entre os membros da sociedade humana. Apesar da existência de tantos problemas, não se pode desesperar, achando que seria melhor "deixar a época da barbárie voltar", aquela época em que ninguém respeitava ninguém, não se respeitava nenhuma regra de convívio entre as pessoas, tendo ocorrido grandes destruições e massacres. Esse passado bárbaro da história humana que existiu no passado e que na atualidade se constata muitos de seus aspectos, mostra claramente, que a sociedade como um todo, os grupos organizados e em especial, cada pessoa, necessitam começar a agir, fazendo alguma coisa que estiver ao alcance fazer, para que mudanças significativas comecem a ocorrer na sociedade humana. Se cada pessoa começar a fazer bem a sua parte, a começar pela disciplina individual, estará desenvolvendo a sua humanidade e sociabilidade, evoluindo de modo civilizado e com melhores condições de agir, realmente, como um cidadão de qualidade, agindo com responsabilidade, equilíbrio e consciência, sabendo respeitar a si próprio e também aos outros seres humanos. Já dizia o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804) que "a disciplina é condição necessária para arrancar o homem de sua condição natural selvagem".

      Então que tal cada um, você inclusive, começar a dizer "NÃO" para a violência e tudo o que a cause e começar, a partir do seu esforço individual e junto com outras pessoas na mesma luta, num esforço coletivo, começar a dizer "SIM" para um agir com cidadania? Assim, se cada um começar a agir de modo mais responsável, equilibrado e consciente de seus deveres e direitos, inclusive tendo "tolerância zero" para com o desrespeito às regras do convívio saudável e responsável, certamente mudanças significativas poderão começar a ocorrer. E a sociedade como um todo será beneficiada e cada um poderá voltar a achar que viver em convívio com outros seres humanos, sem medo uns dos outros, vale realmente a pena! Vamos lá, faça o que estiver ao seu alcance, seja no ambiente familiar, com os filhos, seja na escola, com os alunos, seja nas empresas ou organizações, seja nas associações comunitárias, nas igrejas ou outros lugares! Ainda é possível realizar mudanças na sociedade humana, para o bem de todos. E então, poder-se-á dizer de cabeça erguida que a sociedade humana onde cada um vive é realmente uma sociedade civilizada!  

  * O tema da disciplina visando o agir com cidadania é desenvolvido no novo livro de Antonio de Andrade, em parceria com a esposa, educadora e pedagoga Vera Lucia Ramos de Oliveira, o livro "Disciplina e a Educação para a Cidadania". Outras ideias estão nos livros "Criança Feliz, Adulto Feliz" e "Os segredos de Fellicia" livros encontrados somente pelo site www.editora-opcao.com.br