MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS
TEMA: A "EDUCAÇÃO" DAS CRIANÇAS MODERNAS |
Prezado/a
internauta
O artigo "A "educação" das crianças
modernas" que irá ler é para
sua reflexão, como pai ou educador, sobre o que estamos, como adultos,
fazendo com as novas gerações, no processo educativo. Essas ideias são para refletir sobre as ações
"educativas" que as crianças estão recebendo. Podem ser úteis para um
debate entre pais e educadores. Com um abraço fraterno, no ideal de uma melhor
sociedade humana, com melhores ações humanas, Antonio de Andrade
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autorizado o uso do artigo, por quaisquer meios, com a indicação do autor e
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A "educação" das crianças modernas Antonio de Andrade *
O
futuro da sociedade humana está na educação saudável das crianças e dos
jovens! E como será a realidade desse futuro? Olhe à sua volta e veja como
é fácil achar características "nada saudáveis" nas pessoas: a arrogância,
o orgulho, a crueldade, a hostilidade, a inveja, o fingimento, o egoísmo,
a agressividade, o cinismo, a cobiça, a indisciplina, a intolerância, o
ódio, a insensibilidade, o sarcasmo, o preconceito e maus hábitos, como o
vício em cigarro, álcool, drogas, a gula etc.
Essa
constatação revela que a sociedade (em especial os pais e os educadores),
está falhando na educação das novas gerações. Crianças e jovens que
"aprendem" a não respeitar limites e regras da boa convivência, que
"aprendem" a agir e reagir somente com agressividade, com brigas,
agressões verbais ou físicas como socos, pontapés, e em casos extremos,
com facadas, tiros e outras agressões para destruir os outros, além de
terem muito stress, muita ansiedade, neuroses as mais variadas e outras
doenças mentais e emocionais. E a sociedade está "ensinando" as novas
gerações, desde a tenra idade, a agirem desses modos negativos. Como isso
ocorre? Veja alguns exemplos: adultos que dão mensagens como,
"Você não deveria ter nascido, detesto você!", "Espera só seu pai chegar
para ver a surra que vai levar!", "Não adianta tentar, você não é capaz de
fazer", "Desça já daí! Você não tem capacidade para subir aí!", "Como você
é burra!", "Como você é lerda para aprender!", "Burrice igual à sua eu
nunca vi!", "Você é surda, sua idiota?!" Uma pesquisa feita pela
ONU (Organização das Nações Unidas) em seis emissoras abertas de TV no
Brasil, uns tempos atrás, constatou que em desenhos animados para criança,
em uma semana, foram mostrados 1.421 crimes! Outra pesquisa revelou que
crimes e violência são uma constante na TV: em dois dias, em julho de
2001, foram constatados 471 tiros, 921 agressões verbais, 22 homicídios e
1.066 agressões físicas! E uma criança ao brincar com jogos de vídeo games
irá "aprender" a somente destruir tudo o que estiver pela frente,
inclusive pessoas e quanto mais for destruído, mais pontos ela terá!
Estímulos negativos como esses certamente irão contribuir para formar uma
criança insegura, medrosa ou agressiva, com problemas de relacionamento e
até uma criança violenta, que terá problemas de aceitação de si mesma e
dos outros. Essas constatações comprovam que a sociedade está "educando"
as crianças e os jovens para serem pessoas desajustadas, tendo
características negativas como ser humano. Na adolescência ou na vida
adulta, é que os pais (e a sociedade) colherão "a tempestade" dos
desequilíbrios que eles próprios "plantaram" na educação das crianças.
Essa
realidade gritante mostra que a sociedade como um todo (e ela engloba
você, eu e todas as pessoas!) precisa repensar as mensagens que as novas
gerações estão recebendo e formando suas personalidades SE deseja formar
pessoas mais responsáveis, que saibam os seus direitos mas também os seus
deveres (a começar pelo dever de respeitar a vida dos outros seres
humanos, respeitando os adultos, seus pais, seus educadores e outros que
os estão educando). Crianças e jovens que evoluam mais equilibrados
emocionalmente que saibam tolerar frustrações sem terem ataques de
violência assassina e, em especial, que aprendam a viver com princípios
éticos, cujos valores de "ter" bens materiais e dinheiro não levem a um
viver cheio de ganância, mas fiquem satisfeitos com o necessário para uma
vida normal e que valorizem, também, o "ser" pessoa com qualidades
humanas. É urgente a sociedade decidir se ainda deseja educar as crianças
e os jovens para virem a ser cidadãos com autocontrole consciente, com
disciplina e com traços saudáveis como ser humano!
Mas, quais
seriam esses traços saudáveis, as qualidades que precisam ser
desenvolvidas urgentemente nas crianças e nos jovens? Veja se consegue
encontrar algumas delas nas pessoas à sua volta: a alegria, o altruísmo, a
autenticidade, a bondade, a caridade, a colaboração, a disciplina, o
entusiasmo, o otimismo, a lealdade, a humildade, a sensibilidade, a
perseverança, a cordialidade, a honestidade, a espontaneidade, a
paciência, o idealismo, a sociabilidade, a responsabilidade, a
generosidade, a sinceridade, a simplicidade, a tolerância, etc. Mas, por
que essas qualidades humanas ideais e saudáveis não são desenvolvidas,
naturalmente, pela educação das novas gerações, em especial naqueles
primeiros anos de educação que as famílias deveriam estar dando aos seus
filhos? Uma simples explicação (há muitas outras) é a acomodação dos
adultos, os pais em especial, que deixam de educar bem as crianças,
achando que isso será responsabilidade da escola e que ela "dará um
jeito". E quando a criança chega na escola, encontra muitos educadores
também acomodados ou desiludidos com sua missão de educar, professores que
acham que o trabalho deles é simplesmente "dar matéria", sem uma
preocupação com a formação da cidadania responsável e do autocontrole
consciente! Esse é um dos graves problemas da sociedade atual: os adultos
"acomodados" (pais, educadores e outros adultos) que constatam que as
novas gerações estão sendo "educadas" de modo errado (inclusive por eles)
mas nada fazem, deixam a situação como está e ainda ficam criticando,
pondo a culpa nos outros, quando escutam notícias como a da moça, na
capital paulista, que mandou matar seus pais porque eles não aceitavam o
namorado que tinha arranjado.
Felizmente há
adultos, pais e educadores, consciente da missão educativa, tendo a
preocupação com a formação sadia das crianças e dos jovens! O poder da
educação dos adultos sobre as novas gerações é tão forte que poderá formar
uma personalidade sadia ou desequilibrada na criança, dependendo de como
eles a tratam e estimulem. Se cada adulto fizer bem a sua importante
missão como educador e incentivador de uma vida saudável na criança,
certamente os resultados serão muito positivos! Um adulto incentivador
dará estímulos positivos como, por exemplo: "Parabéns, está muito bom esse
trabalho que você fez!", "Gostei muito como você brincou direitinho com
sua amiguinha, repartindo seus brinquedos com ela!", "Amo você, como fico
feliz de você ter nascido meu filho/a", "Você é inteligente e uma boa
criança", "Sei que você é capaz de fazer, tente de novo". A criança terá
um bom desenvolvimento quando receber dos adultos estímulos positivos como
esses (e muitos outros tipos de estímulos positivos), estímulos de amor,
de aceitação e de confiança, três dos estímulos básicos para um sadio
desenvolvimento.
A criança
será estimulada positivamente quando os adultos (pais e educadores)
souberem valorizar os seus acertos, estimulando-os, e quando a criança
erra, agindo para corrigi-la, orientando-a para aprender a fazer o certo.
Agindo com atitudes de firmeza na educação, mas com um coração enorme,
estarão contribuindo para a formação de uma personalidade saudável, um
criança com qualidades humanas. Eles estão fazendo a criança aprender as
regras de um conviver sadio, aprendendo a ser disciplinada nas coisas da
vida e aprendendo os limites que existem, evitando que a criança
desenvolva a atitude de que "pode tudo" sendo uma "pequena tirana",
dominando os pais e educadores com suas birras e vontades, e em casos
extremos, ache normal realizar atos de vandalismo, a ser agressiva e
violenta.
A sociedade
humana necessita urgente que haja mais pais e educadores conscientes de
sua missão educativa das novas gerações, adultos atentos e interessados no
desenvolvimento dos crianças e dos jovens, formando neles uma
autoimagem
positiva, contribuindo, assim, para que quando forem adultos, venham a
ser pessoas equilibradas e felizes. Pais e educadores que saiam da
acomodação que porventura estejam e assumam com vontade a decisão de fazer
bem a sua parte educativa para o bem da sociedade. O futuro da sociedade
está em suas mãos, pais e educadores, de
você inclusive! Que tal começar a fazer alguma coisa nesse sentido? Vamos
lá, saia da acomodação que porventura estiver... e faça a sua parte!
* Nos livros "Criança Feliz, Adulto Feliz" e "Disciplina e a
Educação para a Cidadania", encontrados no formato impresso somente pelo site
www.editora-opcao.com.br
o autor, Antonio de Andrade desenvolve ideias como as deste artigo. Seus
livros também são encontrados, no formato e-book, na Amazon
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