Artigos        

            MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

  

                                          

                  Reunião de Condomínio - Um método com resultados positivos

                                             Antonio de Andrade *

As reuniões de condomínio (Reuniões ordinárias, extraordinárias ou Assembleia Geral de condôminos, de proprietários) geralmente são tumultuadas, com várias pessoas falando ao mesmo tempo, conversas paralelas enquanto alguém está falando e no fim fica-se com a dúvida: Afinal, o que foi realmente aprovado de importante?

No condomínio onde sou proprietário de um apto, em Ubatuba, SP, não era diferente. Na última assembleia ocorrida no início do ano, fui escolhido para presidir a assembleia. Cansado de participar de reuniões tumultuadas, algumas até com as pessoas elevando a voz e quase ocorrendo agressões, antes de iniciar os trabalhos, resolvi propor um método diferente a ser utilizado na reunião. E o método proposto funcionou muito bem, a reunião foi proveitosa sem tumultos, sem conversas paralelas, sem os assuntos serem "atropelados" por outros assuntos, enfocando um assunto por vez e cada um tendo a oportunidade de dar sua opinião e chegando-se a um consenso e votado as propostas. Como funcionou muito bem, apresento aqui a ideia simples de uma reunião de condomínio para que a reunião que o leitor participar possa também utilizar esse método de trabalho.

O método proposto foi simples. O presidente da assembleia ou reunião apresenta um tema por vez a ser enfocado. Ele apresenta o primeiro tema e se ele tiver uma opinião ele a dará e ao final de sua fala ele apresentará uma proposta de solução, se ele a tiver. Passará a palavra ao síndico que apresentará seu ponto de vista ou as informações que tiver sobre o tema e apresentará ao final de sua fala, a sua proposta de solução, se ela for diferente do que já tiver sido apresentada. A pessoa que estiver secretariando a assembleia anotará as propostas. O presidente da assembleia passará a seguir, a palavra ao primeiro condômino que estiver sentado na primeira fila. Ele dará sua opinião, enquanto todos ficam ouvindo o que ele tem a dizer, sem interromper. Ao final esse condômino dará sua proposta de solução, se ela for diferente das que já tiverem sido propostas. O presidente da assembleia passará então a palavra ao segundo condômino da fila, depois ao terceiro e assim sucessivamente até que todos tenham tido a oportunidade de apresentar sua opinião dentro daquele tema. Ao final, todos os presentes terão tido a oportunidade de se manifestar e todos escutaram as opiniões dos outros, sem interrupção. O presidente da assembleia ainda dará oportunidade de alguém se manifestar, se o desejar, complementando alguma coisa sobre o assunto ou as propostas feitas. Não havendo mais ninguém para falar, ele apresentará as propostas de solução que foram apresentadas e as colocará em votação, escolhendo assim a melhor solução para aquele item em discussão.

Terminado o primeiro item da pauta da reunião ou assembleia, o presidente apresentará o segundo item, seguindo o mesmo método de trabalho, até terminar todos os temas da pauta .

Ao final, sempre há "Assuntos Gerais", qualquer assunto que algum condômino deseje apresentar. O presidente da reunião utilizará o mesmo método, perguntando ao primeiro se ele tem algo a falar, passando ao segundo e assim até terminar todos os presentes.

Terminado todos os assuntos, o presidente da assembleia pedirá ao Secretário que leia a ata da reunião que ele estivera registrando enquanto os assuntos eram apresentados (ele registrará a síntese dos assuntos discutidos ou simplesmente registrará que todos apresentaram suas opiniões e ao final  chegou-se a às seguintes propostas de solução que foram colocadas em votação, tendo sido aprovada a solução tal...). Como geralmente essa ata está sendo digitada num laptop, se algum dos presentes achar que precisará algum item ser melhor registrado, é feito a correção. A ata lida será aprovada por todos e o secretário a encerrará, sendo depois impressa para que o presidente da reunião e o secretário a assinem e mais tarde todos os condôminos receberão uma cópia. 

Desse modo se poderá examinar todos os assuntos da pauta de reunião, sem tumulto, com maior rapidez e todos poderão sair satisfeitos da assembleia. Ai estão as ideias para uma melhor reunião de condomínio. Faça bom proveito delas.

 
 
Contato com o escritor Antonio de Andrade pelo e-mail opcao@editora-opcao.com.br

Seus 9 livros podem ser conhecidos pelo site www.editora-opcao.com.br

          

Home