Este é um
produto inédito para profissionais
que desejem
um Curso de treinamento de 15 a 16 horas,
pronto para ser utilizado, para ministrarem para chefias
em empresas
ou para grupos de pessoas,
fora de empresas,
ou um curso auto-aplicável.

É de grande utilidade
em especial para Psicólogos, Administradores de Empresas, Pedagogos ou
Profissionais de Recursos Humanos e Treinamento.
Com este curso o profissional
estará economizando
um tempo precioso
que seria gasto na preparação de
um treinamento como esse, com pesquisa do conteúdo, elaboração dos textos e dos
exercícios, preparação em Power Point das 16 horas de apresentação dos temas do
treinamento, das análises dos exercícios,
dos gráficos de análises, etc.
As Empresas estão conscientes da
necessidade de desenvolverem as suas chefias, para que possam exercer, com
eficácia, a liderança dos membros da equipe de trabalho. Com o treinamento das
chefias e conseqüente melhoria de suas atitudes no trato com o pessoal serão
obtidos melhores resultados das suas equipes de trabalho, com reflexos
positivos no clima organizacional e nos resultados humanos. A ciência já
demonstrou que problemas de relacionamento e falta de integração das chefias
podem ser desastrosos para os resultados empresariais. As empresas, por isso,
buscam alternativas que contribuam para mudanças em seu ambiente humano, em
especial nas atitudes e comportamentos de suas chefias. E
uma dessas alternativas é o treinamento em desenvolvimento
comportamental, em especial com a utilização da técnica avançada da Psicologia
Moderna, a ANÁLISE TRANSACIONA (A.T.). Este curso vem de encontro a esses
objetivos empresariais.
Além de ser útil para
treinar chefias, este Curso também pode ser de grande utilidade
para o desenvolvimento de educadores,
fornecendo a eles as ferramentas teóricas e
práticas para que possam aprender a se relacionar melhor com seus alunos, tendo
atitudes e posturas estimuladoras positivas, utilizando mensagens
adequadas para que os alunos
possam evoluir de modo saudável passando bem pelas Etapas de Desenvolvimento (Anomia,
Heteronomia e Autonomia).
O curso foi planejado de
tal modo que ele também pode ser
auto-aplicado, ou seja, uma pessoa poderá com
o material do curso, assistir às sessões em Power Point, fazer as interrupções
estabelecidas e realizar os exercícios e depois conferir nos gabaritos. Desse
modo poderá ser de grande utilidade para pessoas que não têm a disponibilidade
de tempo para participar de um curso de 16 horas, realizando-o em etapas em sua
própria casa, quando tiver disponibilidade de tempo.
Este curso é fruto de mais
de 25 anos de atuação de seu autor,
Antonio de Andrade, na área da Psicologia Organizacional, Psicologia Clínica
(como Terapeuta de adultos) e Consultoria Organizacional, em especial com as
experiências como ministrante de Treinamentos para Chefias de empresas-clientes.
Essas experiências contribuíram para o planejamento deste curso de dois dias de
duração, e ele foi aperfeiçoado inúmeras vezes no decorrer dos anos em que
o autor o ministrou para grupos de chefias em empresas e para grupos de pessoas, culminando
neste novo formato. Agora, esta ferramenta prática e eficaz de treinamento
está sendo "repartida" com outros profissionais.
1. Materiais Didáticos:
Ao adquirir este curso receberá os seguintes materiais didáticos:
1.1- UMA APOSTILA ENCADERNADA,
contendo o Manual para o Instrutor do curso,
com 07 páginas,
com as informações necessárias para a realização do curso, e o
Material Didático para o Instrutor do Treinamento,
com
190 páginas, contendo 164
Referências Bibliográficas, diagramas, 13 exercícios de aplicação e vivência,
com gabaritos e gráficos de
análise.
Nesse material as informações
são muito mais extensas
(veja índice ao final) do que as que estão no
material didático que o instrutor imprimirá (utilizando arquivo que será
fornecido) e que será
entregue aos participantes do curso, para que o instrutor tenha mais informações
teóricas para melhor qualificá-lo, para que conheça os principais temas da
Análise Transacional e dos detalhes do que será apresentado durante o Curso.
Neste material há também, ao final, sugestões de leituras complementares.
O texto do material desta
apostila encadernada
para o instrutor não estará gravado no DVD e é apresentado unicamente
na
apostila, que
constará para cada profissional que adquirir este curso, em sua segunda página,
o registro da venda e um selo em alto relevo do controle de
sua originalidade, evitando assim, reprodução ilegal de cópias piratas por
outras pessoas.
Acompanhará a apostila
outros
materiais didáticos/recursos instrucionais:
1.2 – Um DVD com os seguintes arquivos:
a – Arquivo Word com 56 páginas:
com os materiais didáticos, textos e exercícios para serem
impressos para cada um dos participantes.
b - Arquivo em Power Point
com 655 slides dinâmicos:
Neste arquivo estará a apresentação em Power
Point de 16 horas de treinamento, com apresentação
de cada um dos temas do curso, dos exercícios e da análise dos exercícios,
incluindo a palestra final de encerramento do curso,
com aplicação prática da teoria na vida diária. Neste material há slides
indicando o momento em que o instrutor deverá entregar os materiais didáticos
aos participantes e as paradas para os exercícios e diagnósticos do curso ou uso
de outros recursos instrucionais.
c.
–
Alguns minutos de uma história
filmada de conflito em uma empresa
(fictícia)
para ser utilizado no Exercício Grupal Estados do Ego em caso prático de
empresa.
Este
curso
não é publicado em forma de livro,
mas sim como
MATERIAL DIDÁTICO ESPECIAL,
para ser utilizado por outros profissionais para eles próprios ministrarem o
treinamento para grupos de chefias ou pessoas. Não
é vendido para Livrarias ou revendedores, mas diretamente ao cliente
(profissional ou empresa).
CUSTO/INVESTIMENTO:
R$ 1.500,00 (hum mil e
quinhentos reais);
será fornecido
Recibo da venda.
O
custo x benefício deste curso é otimizado
porque o profissional
economizará tempo e recursos financeiros de
investimento em pesquisa e desenvolvimento
na busca de informações para poder estruturar um curso, e em especial
no tempo que iria utilizar para preparar este tipo de treinamento, preparação do
material didático e exercícios, apresentação em Power Point. O
custo x benefício também é muito bom se considerar que o profissional que
adquirir este curso irá utilizá-lo para ministrar para outras pessoas e
grupos de chefias em empresas, ganhando dinheiro com esse trabalho profissional.
Ao adquirir este curso
irá receber idéias em textos e exercícios, além
das sessões do treinamento
já prontas em Power Point ilustrado
e informações práticas que poderão ser de grande utilidade na
execução deste tipo de treinamento.
Este curso já foi testado inúmeras vezes
pelo autor, em treinamentos de chefias, de diretores e executivos de grandes e
médias empresas, em supervisores e pessoal administrativo, de vendas, etc e em
grupos de pessoas interessadas no aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal,
com avaliações muito positivas e entusiásticas dos participantes.
Como comprar:
Desejando comprar este Curso
clique no botão "Comprar"
e preencha o Formulário de Compra. Ou envie para o e-mail
opcao@editora-opcao.com.br
seus dados e endereço completo
com CEP e informe qual produto deseja.
Quando seu Pedido de Compra
chegar, será informado por e-mail como realizar o depósito e informar que fez o
depósito. Após o valor ter sido
recebido, será enviado o pacote com o material.
Não trabalhamos com boleto bancário, NF para
faturamento, venda a prazo, mas somente com depósito prévio.
OBJETIVOS:
Este Curso prático tem os seguintes objetivos:
1. Conhecer os principais
aspectos da Análise Transacional, preparando-se intelectual e operacionalmente
para utilizar a ferramenta prática e moderna da Teoria Análise Transacional,
tendo melhores condições para analisar e compreender o comportamento humano,
otimizando, com eficácia, o modo como se relaciona, ampliando sua consciência da forma de
pensar e atuar.
2. Vivenciar esses
conhecimentos através dos vários exercícios práticos e de aplicação.
3. Aprender a melhor viver os
seus papéis como pessoa humana e a ter atitudes mais saudáveis consigo mesma
(melhorando a auto-estima e motivação) e com as outras pessoas, evitando
conflitos, otimizando o modo como se relaciona com as pessoas, tendo uma
liderança eficaz da equipe de trabalho.
4. Conhecer-se melhor e como é
seu comportamento com os outros através de Diagnósticos
Conteúdo do
MATERIAL DIDÁTICO PARA
OS PARTICIPANTES com 56 páginas |
1.
Objetivos do curso |
2.
Análise Estrutural e Funcional, e influência da micro-cirurgia. |
3. As
Divisões da Personalidade. Análise Estrutural de 1ª Ordem.
3.1. PAI: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.
3.2. ADULTO: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.
3.3. CRIANÇA: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos. |
4.
EXERCÍCIO: Estados do Ego. |
5.
Análise Estrutural de 2ª Ordem:
5.1. PAI CRÍTICO
5.2. PAI PROTETOR
5.3. PAI BRUXO
5.4. ADULTO: Ethos, Technos, Pathos
5.5. CRIANÇA ADAPTADA
5.6. CRIANÇA REBELDE
5.7. CRIANÇA OPOSITORA
5.8. CRIANÇA SUBMISSA
5.9. PEQUENO PROFESSOR
5.10. CRIANÇA NATURAL (LIVRE) |
6.
Patologias (Disfunções) dos Estados do Ego |
7.
Esquema Funcional mais usado em Análise Transacional |
8.
EXERCÍCIO: Estados do Ego |
9.
EXERCÍCIO: Estados do Ego em um caso prático de empresa, com gabarito |
10.
EXERCÍCIO: Egograma no lar e no trabalho: Como me vejo |
11.
EXERCÍCIO: Decisões para Mudanças no lar e no trabalho |
12.
ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES:
12.1. Técnica para evitar conflitos
12.2. Transações Complementares
12.3. Transações Cruzadas
12.4. Transações Ocultas (Ulteriores)
12.5. Transações Especiais: Diálogo Interno, Simbiose
12.6. Circuito Não-OK da Raiva |
14.
EXERCÍCIO: identificação das Transações |
15.
MANDATOS:
156.1. VIVA, seja uma pessoa feliz e capaz;
a. O que fazer de prático para desenvolver este mandato (Encorajamento;
Falar à situação e não agredir; Dar estímulos aos comportamentos adequados;
Não culpar o passado; Usar a comparação a seu favor; Usar o perdão; Ter um
significado para a vida)
16.2. NÃO SINTA (Seja uma pessoa rejeitada e inferiorizada)
16.3. NÃO PENSE (Seja uma pessoa incapaz e insegura)
16.4. NÃO VIVA (Seja uma pessoa infeliz) |
17. OS
IMPULSORES E OS PERMISSORES:
17.1. Impulsor SEJA PERFEITO; Os Permissores do Seja Perfeito
17.2. Impulsor SEJA FORTE; Os Permissores do Seja Forte
17.3. Impulsor SEJA APRESSADO (Faça Depressa); Os Permissores do Seja
Apressado
17.4. Impulsor SEJA ESFORÇADO; Os Permissores do Seja Esforçado
17.5. Impulsor AGRADE SEMPRE (Agrade a todos); Os Permissores do Agrade
Sempre |
18.
EXERCÍCIO: Análise dos Impulsores e dos Permissores - Novas decisões na vida |
19.
ARGUMENTO DE VIDA (Script):
19.1. Triunfador
19.2. Perdedor
19.3. Não Triunfador |
20. O
Ganhador e o Perdedor
21.
EXERCÍCIO: Auto-análise: Diagnóstico do Argumento de Vida nas áreas
Profissional, Casal, Familiar e Social |
22.
ESTÍMULOS PSICOLÓGICOS:
22.1. Fatos que comprovam a naturalidade em dar e receber estímulos.
22.2. AS NECESSIDADES HUMANAS:
a.
EXERCÍCIO: Quais as três maiores necessidades, se realizadas, o fariam
feliz?
b. EXERCÍCIO: Pensando nos outros (namorado/a, cônjuge, filhos, pais, etc)
quais as necessidades deles?
22.3. OS ESTÍMULOS (afago, carícia):
a. A "fome de estímulos"
b. Estímulos e o homem "civilizado"
c. Algumas maneiras de fazer alguém feliz
d. Tipos de Estímulos:
d.1. Estímulos Físicos e os 14 tipos;
d.2. Estímulos Verbais e os estereótipos;
d.3. Estímulos Positivos;
d.4. Estímulos Incondicionais;
d.5. O Elogio;
d.6. Estímulos Condicionais;
d.7. Estímulos Negativos;
d.8. Estímulos Falsos (De Lástima, Adulação, de Plástico);
d.9. Estímulos de Tempo, presença, e Ajuda;
d.10. Estímulos Manchados;
d.11. Estímulos de Lealdade;
d.12. Coleção de "Figurinhas".
e. EXERCÍCIO: Estimulograma: Diagnóstico dos Estímulos
f. Os estímulos das "Mensagens na camiseta"
g. EXERCÍCIO: As mensagens na camiseta que você usa
h. EXERCÍCIO: As fontes de satisfação
i. EXERCÍCIO: As fontes de insatisfação. Ações para eliminá-las
j. Artigo: Quem sabe o valor de um tapinha nas costas?
k. Artigo: Acaricie, encoste: gestos que podem até curar. |
23.
TEMPO: A sua maior riqueza
23.a. Maneiras de estruturar o tempo:
a.1. Isolamento
a.2. Rituais
a.3. Passatempo
a.4. Intimidade
a.5. Atividade
a.6. JOGOS PSICOLÓGICOS:
. A fórmula de um jogo psicológico
. Jogos da Vida: conjugais, de reuniões sociais, de sexo, do
submundo, de consultório, que os pais ensinam, na escola, corporais, de
adolescentes.
. Regras para não entrar ou para sair de jogos.
. TRIÂNGULO DRAMÁTICO: Perseguidor, Salvador e Vítima
a.7. EXERCÍCIO: Tempograma
|
24.
POSIÇÕES EXISTENCIAIS:
24.a. Posição OK - OK
24.b. Posição OK - NÃO-OK
24.c. Posição NÃO-OK - OK
24.d. Posição NÃO-OK - NÃO-OK |
25.
EXERCÍCIO: Posição Existencial - Avaliação nas áreas Profissional, Casal,
Familiar e Social |
26.
EXERCÍCIO: O Okeigrama |
Conteúdo –
ÍNDICE DO MATERIAL
DIDÁTICO PARA O INSTRUTOR
190 páginas
com 164 referências bibliográficas |
1.
Objetivos do curso |
2.
Análise Estrutural e Funcional, e influência da micro-cirurgia. |
3. As
Divisões da Personalidade. Análise Estrutural de 1ª Ordem.
3.1. PAI: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.
3.2. ADULTO: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos.
3.3. CRIANÇA: Atitudes, Frases típicas, Comportamentos. |
4.
EXERCÍCIO: Estados do Ego. |
5.
Análise Estrutural de 2ª Ordem:
5.1. PAI CRÍTICO
5.2. PAI PROTETOR
5.3. PAI BRUXO
5.4. ADULTO: Ethos, Technos, Pathos
5.5. CRIANÇA ADAPTADA
5.6. CRIANÇA REBELDE
5.7. CRIANÇA OPOSITORA
5.8. CRIANÇA SUBMISSA
5.9. PEQUENO PROFESSOR
5.10. CRIANÇA NATURAL (LIVRE) |
6.
Patologias (Disfunções) dos Estados do Ego |
7.
Esquema Funcional mais usado em Análise Transacional |
8.
EXERCÍCIO: Estados do Ego |
9.
EXERCÍCIO: Estados do Ego em um caso prático de empresa |
10.
EXERCÍCIO: Egograma no lar e no trabalho: Como me vejo |
11.
EXERCÍCIO: Decisões para Mudanças no lar e no trabalho |
12.
ANÁLISE DAS TRANSAÇÕES:
12.1. Técnica para evitar conflitos
12.2. Transações Complementares
12.3. Transações Cruzadas
12.4. Transações Ocultas (Ulteriores)
12.5. Transações Especiais: Diálogo Interno, Simbiose
12.6. Circuito Não-OK da Raiva |
13.
EXERCÍCIO: identificação das Transações |
14.
MANDATOS:
14.1. VIVA, seja uma pessoa feliz e capaz;
a. O que fazer de prático para desenvolver este mandato (Encorajamento;
Falar à situação e não agredir; Dar estímulos aos comportamentos adequados;
Não culpar o passado; Usar a comparação a seu favor; Usar o perdão; Ter um
significado para a vida)
14.2. NÃO SINTA (Seja uma pessoa rejeitada e inferiorizada)
14.3. NÃO PENSE (Seja uma pessoa incapaz e insegura)
14.4. NÃO VIVA (Seja uma pessoa infeliz) |
15. OS
IMPULSORES E OS PERMISSORES:
15.1. Impulsor SEJA PERFEITO; Os Permissores do Seja Perfeito
15.2. Impulsor SEJA FORTE; Os Permissores do Seja Forte
15.3. Impulsor SEJA APRESSADO (Faça Depressa); Os Permissores do Seja
Apressado
15.4. Impulsor SEJA ESFORÇADO; Os Permissores do Seja Esforçado
15.5. Impulsor AGRADE SEMPRE (Agrade a todos); Os Permissores do Agrade
Sempre |
16.
EXERCÍCIO: Análise dos Impulsores e dos Permissores – Novas decisões na vida |
17.
ARGUMENTO DE VIDA (Script):
17.1. Triunfador
17.2. Perdedor
17.3. Não Triunfador
17.4. O Ganhador e o Perdedor |
18.
EXERCÍCIO: Auto-análise: Diagnóstico do Argumento de Vida nas áreas
Profissional, Casal, Familiar e Social |
19.
ESTÍMULOS PSICOLÓGICOS:
19.1. Fatos que comprovam a naturalidade em dar e receber estímulos.
19.2. AS NECESSIDADES HUMANAS:
a.
EXERCÍCIO: Quais as três maiores necessidades, se realizadas, o fariam
feliz?
b. EXERCÍCIO: Pensando nos outros (namorado/a, cônjuge, filhos, pais, etc)
quais as necessidades deles?
19.3. OS ESTÍMULOS (afago, carícia):
a. A "fome de estímulos"
b. Estímulos e o homem "civilizado"
c. Algumas maneiras de fazer alguém feliz
d. Tipos de Estímulos:
d.1. Estímulos Físicos e os 14 tipos;
d.2. Estímulos Verbais e os estereótipos;
d.3. Estímulos Positivos;
d.4. Estímulos Incondicionais;
d.5. O Elogio;
d.6. Estímulos Condicionais;
d.7. Estímulos Negativos;
d.8. Estímulos Falsos (De Lástima, Adulação, de Plástico);
d.9. Estímulos de Tempo, presença, e Ajuda;
d.10. Estímulos Manchados;
d.11. Estímulos de Lealdade;
d.12. Coleção de "Figurinhas".
e. EXERCÍCIO: Estimulograma: Diagnóstico dos Estímulos
f. Os estímulos das "Mensagens na camiseta"
g. EXERCÍCIO: As mensagens na camiseta que você usa
h. EXERCÍCIO: As fontes de satisfação
i. EXERCÍCIO: As fontes de insatisfação. Ações para eliminá-las
j. Artigo: O valor de um tapinha nas costas
k. Artigo: Os gestos físicos que podem até curar. |
20.
TEMPO: A sua maior riqueza
20.a. Maneiras de estruturar o tempo:
a.1. Isolamento
a.2. Rituais
a.3. Passatempo
a.4. Intimidade
a.5. Atividade
a.6. JOGOS PSICOLÓGICOS:
. A fórmula de um jogo psicológico
. Jogos da Vida: conjugais, de reuniões sociais, de sexo, do
submundo, de consultório, que os pais ensinam, na escola, corporais, de
adolescentes.
. Regras para não entrar ou para sair de jogos.
. TRIÂNGULO DRAMÁTICO: Perseguidor, Salvador e Vítima
. Jogos transacionais:
Todos perdem
a.7. EXERCÍCIO: Tempograma |
21.
POSIÇÕES EXISTENCIAIS:
21.a. Posição OK - OK
21.b. Posição OK - NÃO-OK
21.c. Posição NÃO-OK - OK
21.d. Posição NÃO-OK - NÃO-OK |
22.
EXERCÍCIO: Posição Existencial - Avaliação nas áreas Profissional, Casal,
Familiar e Social |
23.
EXERCÍCIO: O Okeigrama |
24.
APLICAÇÃO PRÁTICA DOS CONHECIMENTOS: APRESENTAÇÃO EM POWER-POINT (em CD) -
Palestra:
Estímulos para relacionamentos com mais qualidade. |
25.
Bibliografia |
|