Material Didático: Diagnósticos Organizacionais

 

Para uma organização poder atingir com êxito seus objetivos, seja ela industrial, comercial, de serviços ou de administração pública, é preciso que seus Recursos Humanos trabalhem bem, realizando suas atividades com cooperação, qualidade e produtividade. Para que isso ocorra, a administração deve estar sempre atenta aos problemas gerados pela organização e que podem afetar a motivação e a satisfação dos empregados com a empresa.

Um dos meios da administração "olhar sua realidade", conhecendo sua realidade interna, é fazer, periodicamente, algum diagnóstico com seus Recursos Humanos. Para essa ação é preciso de informação, sobre os tipo de diagnóstico, perguntas, questionário ou outro meio a ser utilizado no diagnóstico. O autor, utilizando suas experiências de mais de 25 anos como Consultor Organizacional e ministrante de treinamento para empresários, pesquisou, analisou e estruturou ideias neste trabalho, colocando também suas experiências em diagnóstico organizacional, visando contribuir para que os Administradores ou Consultores Organizacionais em Produtividade e em Recursos Humanos tenham alternativas em suas mãos, com ideias práticas e modelos para poderem realizar seus próprios diagnósticos, economizando um TEMPO no preparo e desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico, seja na área de Vendas, na área administrativa ou de chefias, tendo também modelos de relatórios e de folhetos de instruções para chefias receberem com qualidade os novos empregados de sua área.

O texto é uma Consultoria Escrita para empresas ou consultores organizacionais, com idéias sobre como fazer, avaliar e interpretar diagnósticos (Análise quantitativa e Qualitativa, com elaboração de gráficos e tabelas), com modelos práticos de questionários, questões para diagnóstico através de entrevistas, modelo de Campanhas Motivacionais, folheto ilustrado sobre Iniciação ao treinamento e folheto ilustrado Como acolher novos empregados, e informações úteis sobre diagnósticos e mudanças nas organizações.

Este material não é publicado em formato de livro, mas sim como Material Didático especial, com 334 páginas encadernadas em espiral (para facilitar o manuseio), em pasta no formato A4 (21 x 29,7 cm). Os modelos de questionários e gráficos são também fornecidos em formato Word para reprodução. Não é vendido para livrarias e distribuidores, mas diretamente para o cliente. O material tem um registro para controle de sua autenticidade e identificação de cópias piratas.

Custo/Investimento: O material custa R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), incluso a remessa pelos Correios (no território nacional). Será fornecido Recibo da venda. O Custo x Benefício para empresa ou profissional que atua com Recursos Humanos é muito grande pois poderão ser agilizadas as ações, economizando tempo e recursos financeiros na busca de instrumentos para diagnósticos e as orientações especializadas para seu uso, visando conhecer os problemas e implantar as ações corretivas ou soluções. A empresa ou profissional terá em mãos um material para uso imediato com as instruções de sua utilização e avaliação, tudo pronto para imprimir e utilizar (questionários e tabelas, folhetos de instrução, etc). Esses materiais foram utilizados com grande eficácia nos diagnósticos feitos em várias consultorias em organizações de grande, médio e pequeno portes. Além dos materiais para diagnósticos, há também modelos de planos para se realizar Campanhas Motivacionais, cuja elaboração por profissional competente teria um custo bem diferente, muito mais elevado do que o custo desta consultoria escrita, além de modelo de palestra sobre O papel do treinamento frente aos objetivos da organização..

Como comprar: Click no botão "Comprar" ao lado e preencha o Formulário de Compra ou envie seu pedido para o e-mail opcao@editora-opcao.com.br  Quando seu pedido chegar, será informado por e-mail como realizar o depósito prévio. Após ter sido recebido o valor, será enviado o pacote com o material. Não trabalhamos com boleto bancário, NF para faturamento, venda a prazo, mas somente com depósito prévio. Será preciso que informe os dados par o Recibo de Venda (nome e endereço completo, CPF individual ou CNPJ da instituição)

Sumário/Conteúdo: 

Diagnóstico/Mudança Organizacional: Os Sete Estágios: ESTÁGIO 1 - Exploração Cliente-Consultor Organizacional; ESTÁGIO 2 - Entrada do Consultor; ESTÁGIO 3 - O Diagnóstico e seus 4 elementos: 1. O problema sentido pelo cliente; 2. Os objetivos do cliente; 3. Os recursos do cliente; 4 . Os recursos do Consultor para atender ao cliente.; ESTÁGIO 4 - O planejamento das ações e os 6 subsistemas organizacionais; ESTÁGIO 5 - A Ação; ESTÁGIO 6 - A Avaliação; ESTÁGIO 7 - O Término.

Outro enfoque do Diagnóstico: As 4 Etapas da Mudança: Diagnóstico, Planejamento da estratégia de intervenção, Intervenções e Avaliação.

Hipóteses sobre  a natureza e o funcionamento das organizações: As Mudanças; Uma Organização, suas Etapas de Desenvolvimento e Crises possíveis de acontecerem: Etapa 1 - Criatividade e crise de Liderança; Etapa 2 - Orientação e crise de Autonomia; Etapa 3 - Delegação e Crise de Controle; Etapa 4 - Coordenação e crise de Burocracia; Etapa 5 - Colaboração e Crise de?; Etapas de Mudanças: 1. Diagnóstico da situação atual da organização; A - Relação entre a organização e o meio ambiente externo;  B - Relação entre as diversas unidades da organização; C - Relação entre os membros da organização e a empresa; 2. Diagnóstico do estágio de desenvolvimento que se quer atingir; 3. Definição dos caminhos a seguir: o Plano de Ação.

Métodos e Técnicas de Diagnóstico Organizacional: A Observação; Questionário de diagnóstico; A Entrevista; Amostragem dos pesquisados; Análises Quantitativas e Qualitativas dos resultados; Frequência, Fórmula para porcentagens e média.

Modelos de Questionários para Diagnóstico: Modelo 1 - Avaliação situacional da ÁREA DE VENDAS (34 questões);

 Modelo 2 - Avaliação Situacional: Enfoque Gerencial- ÁREA DE VENDAS: 15 questões para Gerentes de Vendas em Pesquisa de Campo; 4 questões para o Planejamento e Organização do trabalho de Vendas; 9 questões sobre os clientes; 16 questões sobre os clientes trabalhados; 24 questões sobre a imagem do Portfólio de Produtos e serviços da empresa; 3 questões sobre a identificação do comprador; 10 questões sobre os principais problemas e o que pode ser melhorado; 6 questões sobre atualização específica e genérica sobre produtos, serviços e mercados; 4 questões sobre conhecimentos dos objetivos e metas da empresa; 9 questões sobre integração no grupo ou empresa; 7 questões sobre avaliação de desempenho quantitativo de vendas; 2 questões sobre postura ética do vendedor; 2 questões sobre a postura funcional e profissional do vendedor.

Modelo 3 - Diagnóstico da Área Administrativa - 18 questões para entrevistar Gerentes e Supervisores. 

Modelo 4 - Diagnóstico da Área Administrativa - 21 questões para Pesquisa de Opinião entre todos os funcionários. 

Modelo 5 - 17 questões para Entrevista com o Presidente da empresa. 

Modelo 6 - Diagnóstico "A Empresa Saudável": Diagnóstico Grupal: avaliação da empresa dentro das 9 características saudáveis; Diagnóstico Individual com 7 quadros específicos e gráficos dos resultados; Diagnóstico grupal - Comparação entre os resultados individuais e a posição do grupo; Diagnóstico Grupal: comparação dos resultados dos vários grupos.

Modelo 7 - LEVANTAMENTO DAS NECESSIDADES DE TREINAMENTO: Instruções para coordenador das reuniões com grupos de chefias; Diagnóstico dos problemas da empresa, individual e grupal. Levantamento das necessidades de treinamento com 7 quadros para análise. Instruções para a Avaliação dos resultados com 7 quadros de freqüência e Modelo para Relatório. Modelo prático de Relatório com Análise Quantitativa e Análise Qualitativa.

Modelo 8 - Diagnóstico Organizacional: Informações teóricas sobre o diagnóstico, Diagnóstico individual com folha de respostas e questionário; Diagnóstico grupal com folha de respostas e questionário; Avaliação dos resultados com modelo de folha de Registro dos Resultados, 2 modelos de gráficos com resultados, 18 Tabelas para detalhamento dos resultados, Modelo de Relatório e Analise Quantitativa (com gráficos) e Análise Qualitativa.

Modelo 9 - Diagnóstico dos Fatores da Empresa e Pessoais das Chefias - Pesquisa de Opinião: Modelo de Folha de Respostas; Modelo de questionários; Apuração dos resultados com 12 modelos de Folha de Apuração da Frequência e cálculo da porcentagem; Modelo de Relatório com Análise Quantitativa (com 6 Tabelas) e Análise Qualitativa dos resultados; 11 Quadros modelos para apresentação dos resultados.

Modelo 10 - Avaliação pessoal da Chefia na empresa:  Questões, Avaliação dos resultados com modelo de Relatório com Análise Quantitativa (3 Tabelas com dados numéricos) e Análise Qualitativa

Modelo 11 - Motivações para a Ação: questões, Folha de resposta, Avaliação dos resultados; Modelo de gráfico para os resultados; 13 gráficos com os possíveis resultados e análise de cada um; Informações teóricas.

Modelo 12 - Tipos de motivação individual/Necessidades: Modelo de Folha de Respostas; questões; Tabela para avaliação dos resultados e gráfico Motivograma. Informações teóricas sobre motivação e necessidades (Maslow)

Modelo 13 - O Relacionamento das Chefias: Modelo de folha de respostas; Questões; Avaliação dos resultados; 7 modelos gráficos com os possíveis resultados.

Modelo 14 - Diagnóstico do ambiente humano da organização: Questões e avaliação dos resultados com modelo gráfico.

Modelo 15 – Modelo prático de uma CAMPANHA MOTIVACIONAL - ZERO DEFEITOS E ERROS, COM PERFEIÇÃO NO TRABALHO, MUDANDO A ATITUDE NO TRABALHO: Ideias iniciais com considerações teóricas; Projeto inicial da Campanha (Nome da campanha. Por que fazer, Objetivos, O que fazer, Avaliação situacional, Com quem fazer, Como fazer - detalhamento das ações); Ideias para folhetos e cartazes da Campanha motivacional; 15 frases para antes do lançamento (Cartazes para despertar o interesse); 12 frases identificando a Campanha (cartazes no dia e semana do lançamento da Campanha); 48 frases para cartazes, para utilização durante o ano da campanha; 23 frases para utilização em setores específicos (exemplos para indústria têxtil); Ideia de texto para o jornal interno da empresa, na semana do lançamento da Campanha; Ideia de texto para a palestra/discurso de lançamento da Campanha Motivacional pelo presidente da empresa; Ideia para palestra em reuniões em grupos com todos os empregados, para lançar a Campanha Motivacional.

Modelo 16 - CAMPANHA MOTIVACIONAL PARA USO RACIONAL E EFICAZ DO TELEFONE - Campanha "Atenda Este Chamado": Objetivos da Campanha; Estratégias de Ação para a Campanha; Modelo de folheto, com desenho, para o lançamento da Campanha; 3 modelos de mensagens da Campanha, analisando os resultados; 9 modelos de etiqueta para colar nos telefones durante a Campanha; Ideias de entrevista com os empregados e análise dos resultados; Plano de Ação do treinamento da Campanha; Modelo de 19 Problemas e hábitos inadequados e Soluções Propostas; 14 modelos de Mensagens em folhetos, ilustrados, para uso durante a Campanha.

Modelo 17 - Diagnóstico do estilo de Liderança : Modelo de folha de respostas; Questões; Modelo de folha de avaliação dos resultados e modelo de gráfico; Informações teóricas para análise dos resultados; Tabelas com estilos eficientes e ineficientes.

Modelo 18 - O estilo do chefe com cada um dos subordinados: modelo de folha de resposta e questões.

Modelo 19 - Diagnóstico do Clima Organizacional Atual e ideal: Modelo das questões, Folha de avaliação com gráfico. Informações teóricas.

Modelo 20 Pré-diagnóstico, dias antes de treinamento, com 12 questões para Diretores e Gerentes.

Modelo 21 - Pós-diagnóstico, semanas após treinamento, com 7 questões para Diretores e Gerentes.

Modelo 22 - MODELO PRÁTICO DE PESQUISA E ANÁLISE MOTIVACIONAL, baseado em ENTREVISTAS com os empregados

Informações teóricas sobre Consultoria e Mudança Organizacional; Informações teóricas sobre Organizações competentes e incompetentes; Como prevenir a deterioração organizacional.

Modelo 23 - FOLHETO ILUSTRADO PARA CHEFIAS, com 12 páginas: INICIAÇÃO AO TREINAMENTO (Informações ao chefe de como realizar o treinamento)

Modelo 24 - FOLHETO ILUSTRADO PARA CHEFIAS, com 7 páginas: COMO ACOLHER NOVOS EMPREGADOS,  integrando-os ao trabalho.

Modelo 25 - Texto para PALESTRA ILUSTRADA, para Chefias, com ideias para 21 transparências sobre "O Papel do treinamento frente aos Objetivos da Empresa"

Bibliografia recomendada


 



 

  334 páginas. Não é publicado como livro mas sim como Material Didático Especial,  encadernado em pasta em tamanho A4.

 Em Registro na Biblioteca Nacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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