A SABEDORIA DAS FRASES UNIVERSAIS
. Tema: DITADURA
A ditadura só conduz ao feio e ao sujo. O brasileiro típico é decente e limpo. Jorge Amado (1912-2001), brasileiro, baiano, romancista, escritor, ao lembrar o Estado Novo e o golpe de março de 1964.
. Tema: DÍVIDAS
As pequenas dívidas são aborrecidas como as moscas. As grandes, logicamente, deveriam ser terríveis como os leões, e são mansíssimas. Machado de Assis, Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908), brasileiro, carioca, escritor.
. Tema: DOENÇAS
Uma das causas comuns a todas as moléstias é o diagnóstico. Karl Kraus (1874-1936), austríaco, jornalista, poeta e crítico.
. Tema: DOR
Quanto maior a dor, maior o alívio. Jô Soares, brasileiro, escritor e humorista.
A dor possui um grande poder educativo: faz-nos melhores, mais misericordiosos, mais capazes de nos recolher em nós mesmos e persuade-nos de que esta vida não é um divertimento, mas um dever. Cesare Cantú.
. Tema: DÚVIDAS
Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar, se não fosse o medo de tentar! William Shakespeare (1564-1616), inglês, dramaturgo e poeta.
. Tema: ECOLOGIA
Tem mulher que vira ecologista só pra botar um galho na cabeça do marido. Príncipe Charles
. Tema: ECONOMIA/ECONOMISTAS
Economistas, como os videntes, nunca precisam explicar suas previsões erradas. Se erram num governo, não os desmascaram. São chamados pelo governo seguinte. Luis Fernando Verissimo, gaúcho, humorista e escritor.
Todas as vezes que a realidade econômica muda, minha convicção acadêmica muda. John Maynard Keynes (1883-1946), economista britânico.
. Tema: EDUCAÇÃO/ENSINO
A educação é o descobrimento progressivo de nossa ignorância. Will Durant (1885-1981), americano, escritor.
A finalidade da educação é dar ao ser humano todo o aperfeiçoamento de que é capaz. Immanuel Kant (1724-1804), alemão, prussiano, filósofo, em 1785 escreveu Fundamentação da metafísica dos costumes.
Diga-me e eu esquecerei; ensina-me e eu lembrarei, envolva-me e eu aprenderei. Benjamin Franklin, (1706-1790), americano, estadista, editor, escritor, músico, filósofo, cientista e inventor.
É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais. Coelho Neto, Henrique Maximiliano (1864-1934), maranhense, prosador parnasiano, escreveu crônicas, contos, fábulas, peças de teatro, romances.
Miserável coisa é pensar ser mestre, quem nunca soube ser discípulo. F. de Rojas
Não há como separar a educação moral, da formação intelectual. Leon Tolstoi (Lev Nikolaievitch, Conde), (1828-1910), russo, escritor.
Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo. Galileu Galilei, (1564-1642), italiano, físico, astrônomo e escritor.
O aluno tem que superar o mestre. Yoshiya Takaoka (1909-1978), pintor nipo-brasileiro.
O mais belo trabalho do mundo é o de lecionar. Raissa Gorbatchev (1933-1999), foi professora e primeira-dama da ex-União Soviética.
O segredo, no ensino, é respeitar o aluno. Ralph Waldo Emerson, (1803-1882), americano, poeta e ensaísta.
Se teus projetos são para um ano, semeia o grão. Se são para dez anos, plante uma árvore. Se são para cem anos, instrua o povo. Kuan-Tzu, século VII a.C.
Tão só pela educação pode o homem chegar a ser humano. O Homem é o que dele faz a educação. Immanuel Kant (1724-1804), alemão, prussiano, filósofo, em 1785 escreveu Fundamentação da metafísica dos costumes.
· Uma educação doce, raras vezes dá frutos amargos. Pitágoras, (570 a.c – 496 a.c), grego, matemático e filósofo.
. Tema: EGO
O ego é o único negócio que vaza por cima. Millôr Fernandes (1924 - ), brasileiro, carioca, humorista, teatrólogo e jornalista.
. Tema: ELEIÇÕES
Nas eleições, os brutos sempre ganham. Franz Paulo Trannin Heilborn, o Paulo Francis(1930-1997), carioca, jornalista e escritor.
. Tema: ELOGIO
Veja as qualidades e elogie; os defeitos logo desaparecerão. Autoria desconhecida
Sê parco nos elogios e ainda mais no criticar. Seneca (Lucius Annaeus Seneca), (4 a.C.-65 d.C.), romano, filósofo latino, escritor, político.
O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica. Norman Vincent Peale