Consultoria Escrita sobre o tema: ABSENTEÍSMO (Faltas dos Empregados) e TURNOVER (Rotatividade de Pessoal) |
Com a experiência de muitos anos quando atuava como Psicólogo Industrial e Consultor Organizacional, o autor apresenta suas idéias, experiências e pesquisas sobre como as empresas podem enfrentar dois de seus problemas com os Recursos Humanos: o ABSENTEÍSMO (Faltas ao Trabalho) e o TURNOVER (Rotatividade de pessoal, em especial as saídas negativas de bons empregados). O texto deste material didático especial é uma Consultoria Escrita com informações úteis, experiências práticas e idéias para se enfrentar estes dois problemas que ocorrem em organizações humanas. Veja o índice a seguir para constatar o conteúdo dessa consultoria escrita. É de grande utilidade para Psicólogos organizacionais, Consultores em Produtividade e profissionais que atuam com recursos Humanos, e também para pesquisadores. Não é publicado em forma de livro, mas sim como Consultoria Escrita, com 161 páginas encadernadas em espiral (para facilitar o manuseio), em pasta em formato A4 (21 x 29,7 cm), com capa plástica e capa colorida. O texto não é fornecido em CD ou disquete, apenas no material didático. Custo/Investimento: Esta Consultoria Escrita custa R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), incluso o custo de remessa do material via Sedex). Será fornecido Recibo da venda. O custo x benefício é muito grande pela economia de tempo e recursos financeiros na busca de informações sobre estes dois temas, recebendo idéias e informações práticas que poderão ser de grande utilidade no planejamento de ações com os recursos humanos. Note que não é "Livro", mas sim uma Consultoria Escrita especializada. Se desejar em formato e-book, poderá encontrar este material na Amazon. Como comprar: Envie o e-mail para opcao@editora-opcao.com.br informando os dados para o Recibo de Venda: Se instituição, o nome completo, CNPJ e inscrição estadual; se pessoa física, o nome completo, o CPF (exigencia dos Correios para enviar pacote) e o endereço completo com CEP. Será informado por e-mail a chave PIX para realizar o depósito do Valor Total (custo do produto que deseja + custo da remessa pelos Correios). Após realizar o depósito favor enviar cópia do comprovante de envio para o e-mail opcao@editora-opcao.com.br. Após isso será enviado o pacote com a Consultoria Escrita. Não trabalhamos com boleto bancário, NF para faturamento ou venda a prazo, mas somente com depósito via PIX. ÍNDICE com os Temas dessa Consultoria Escrita :Os Recursos Humanos, o dirigente e os objetivos da organização. A administração deficiente de Recursos Humanos como possível causa de problemas humanos. A frustração com a empresa. A decisão do empregado de "fazer parte" e o equilíbrio da organização.
Premissas e idéias básicas sobre o ambiente humano e comportamento dentro das organizações: Idéia 1-Obtenção de resultados: Eficácia X Eficiência. Idéia 2-Equilíbrio entre tradição e renovação. Idéia 3-Autoritarismo, crise de "chefose" e medo. Idéia 4-INDICADORES PARA MUDANÇAS: 4.1. Clima tensional no ambiente de trabalho; 4.2. Ausência de flexibilidade da administração e chefias; 4.3. Objetivos indefinidos e conflitantes; 4.4. Medo de assumir responsabilidades; 4.5. Centralização excessiva e atitudes autocráticas; 4.6. Feudos impenetráveis; 4.7. Empresas doentes x saudáveis. Idéia 5-AÇÃO DAS CHEFIAS incentivando a equipe de trabalho: 5.1. A liderança do chefe e as situações negativas e positivas; 5.2. Ter altas expectativas; 5.3. AÇÕES IDEAIS: 1. Cumprir o que prometer; 2. Fazer o que disser; 3. Ser autêntico; 4. Ser objetivo; 5. Convicção de idéias; 6. Aceitar os outros como são; 7. Conviver com sentimentos e valores; 8. Não ser crítico ou impaciente; 9. Não esconder o jogo; 10. Abrir-se para com os outros; 11. Acreditar na sinergia; 12. Ter empatia; 13. Tratar os outros; 14. Respeitar; 15. Conhecer e compreender; 16. Destacar a finalidade do trabalho; 17. Ser firme; 18. Não abusar de poderes; 19. Tomar decisões; 20. Contribuir para a cooperação; 21. Manter contato pessoal; 22. Comunicação sem barreiras: as 6 barreiras da comunicação; 23. Estar em sintonia com a equipe; 24. Considerar o indivíduo e o grupo; 25. Agir como construtor do entusiasmo 26. Uso do elogio; 27. Considerar os sentimentos de realização; 28. Praticar os 10 mandamentos de um membro de grupo de trabalho; 29. Levar em conta o que os empregados necessitam saber; 30. Saber o que os empregados desejam de seus empregos; 31. Compreender o comportamento humano; 32. Mudar de líder autocrático para líder democrático. Idéias 6-O "MORAL DO GRUPO" de trabalho: 6.1. As quatro características para se construir um moral de grupo; 6.2. Sugestões práticas para haver um elevado moral de grupo; 6.3. O moral elevado x baixo moral de grupo. Idéia 7- A ATITUDE DE COOPERAÇÃO no trabalho: 7.1. A atitude de conflito x atitude de cooperação; 7.2. A cooperação e a liderança democrática; 7.3. Os meios de incentivar a cooperação no trabalho.
ABSENTEÍSMO:
Conceituação, Os quatro grupos de absenteísmo; Ações práticas para enfrentar o absenteísmo: uma experiência prática em empresa com redução significativa do absenteísmo desenvolvidas pelo autor, que na época atuava como Psicólogo e Consultor Organizacional,com resultados analisados e apresentados em Tabelas e Gráficos. 1. Registro e Controle do absenteísmo; Modelo de Ficha de controle, Tabela de absenteístas crônicos; As duas condições básicas para o empregado comparecer ao trabalho. 2. Atendimento aos empregados; Tabela Comparativa com média de empregados faltantes diários antes e depois de ações corretivas e preventivas ao absenteísmo; Tabela comparativa de empregados assíduos; Tabela comparativa de níveis de absenteísmo em 4 anos, Tabela com índices médios anuais de absenteísmo em 6 anos, Gráfico desses índices médios anuais. 3. Acolher, integrar, acompanhar e estimular o novo empregado; 3.1. Fazer avaliação no período de experiência, com Modelo prático de Avaliação do novo empregado nos 30 dias e antes dos 90 dias; 3.2. Estimular os empregados à assiduidade - Experiência que deu certo. Informações sobre alguns Fatores de Adaptação: Informação 1: A fadiga; Informação 2: Experiências científicas de 1880; Informação 3: Experiência de Taylor em 1875; Informação 4: Fadiga por tarefas desinteressantes; Informação 5: Cansaço mental; Informação 6: Outras causas da fadiga; Informação 7: Experiências de Elton Mayo em 1943 e 1944; 4. Examinar e Eliminar as causas da própria empresa: 4.A. Reestruturação do processo seletivo; A1. Análise profissiográfica; A2. Estruturação da Entrevista de Seleção; A3. Estruturação de um sistema de avaliação dos candidatos (Psicotécnico): 3.1. A importância de avaliar a Atenção Concentrada; 3.2. A avaliação da Coordenação psicomotora bi-manual; 3.3. Avaliação pelo desenho; 3.4. Avaliação de cálculo, quando necessário; 3.5. Avaliação da fluência verbal; 3.6. Redação; 3.7. Resumo do avaliador/selecionador para aprovar ou não o candidato; 3.8. Modelos de formulários de síntese da avaliação da seleção; A4. Exames médicos pré-admissionais; A5. Acompanhamento do novo empregado no período de experiência; A6. Departamento médico ser reestruturado. 5. Estimular e motivar o empregado para Absenteísmo Zero - uma experiência que deu certo. 5.1: Atendimento individual; 5.2: Treinamento; 5.3: Diagnósticos- Pesquisa do Clima Humano; 5.4: Incentivo ao comportamento correto de estar presente ao trabalho. MODOS DE CALCULAR O ABSENTEÍSMO DIÁRIO E MENSAL;
ANEXOS:
1. Folheto para chefias "COMO ACOLHER OS NOVOS EMPREGADOS"; 2. Modelo de Avaliação do Novo Empregado no período de experiência 30 dias e antes dos 90 dias; 3. Dois Modelos de Entrevista com candidato; 4. Sugestões para avaliar a Atenção Concentrada; 5. Sugestão para avaliar a Coordenação Psicomotora Bi-manual com apresentação de dois exemplos de resultados, um bom e outro ruim; 6. Modelo de avaliação por Desenhos da Figura Humana e da Árvore, com apresentação de desenhos, mostrando resultados considerados aptos e inaptos; 7. Sugestão para avaliar a inteligência (mínimo de raciocínio mental); 8. Sugestão para avaliar a rapidez e exatidão; 9. Sugestão para avaliar a fluência verbal; 10. Sugestão de tema para redação com modelo de formulário; 11. Modelo de folha Resumo das habilitações de candidatos a emprego (para avaliador ou selecionador decidir sobre o candidato); 12. Cinco modelos-formulários de Laudos para uso de psicólogo da empresa; 13. Texto "Motivação dos outros"; 14. As PESQUISAS E ANÁLISE DO CLIMA HUMANO nas organizações: 1. Modelo de "folder", livreto de divulgação desse tipo de pesquisa; 2. Objetivos e procedimentos técnicos de uma Pesquisa do Clima Humano; 3. Tabulação dos resultados numéricos e compilação dos resultados qualitativos; 4. Modelo 1 de questionário; 5. Modelo 2 de questionário; 6. Modelo 3 de questionário - pesquisa de satisfação com alimentação na empresa; 7. Modelo de pesquisa feita com técnica de Entrevistas Individuais; 8. Modelo de Relatório Final desse tipo de pesquisa; 9. Modelo de pesquisa feita com técnica de Questionário; 10. Modelo de Questionário para Pesquisa do Clima Humano; 11. Modelos de formulários utilizados na Tabulação dos resultados numéricos; 12. Modelos de formulários utilizados para registrar os dados apurados, por Área pesquisada; 13. Modelos de formulários para apresentar os dados no Relatório por área; 14. Modelo completo de um Relatório Global com análise dos resultados e análise comparativa com 103 Tabelas com os resultados de uma Pesquisa do Clima Humano. 15 Modelo de Diploma de Honra ao Mérito 100% Assiduidade no ano; 16. Artigo: Absenteísmo de causa médica; 17. Artigo Quando a empresa tem culpa no absenteísmo; 18. Absenteísmo - caracterização de suas causas e seus efeitos; 19. Artigo: Estudos sobre absenteísmo; 20. Artigo: redução do absenteísmo; 21. Artigo: Eles faltam demais. Você pode evitar isto? 22. Artigo: Apresentando armas ao absenteísmo.
TURNOVER - MOVIMENTAÇÃO, SAÍDAS DE PESSOAL.
A integração ou desilusão do empregado. Turnover positivo e negativo. Ações preventivas para o turnover. Cálculos dos índices de turnover. As causas da rotatividade de pessoal e as ações de solução: 1. Audiências de queixas e reclamações. 2. Entrevista com empregados demissionários. Três modelos de Entrevista de Desligamento. 3. Os inquéritos e pesquisas com pessoal; Modelo de questionário para Pesquisa e Análise do Clima Humano. 4. A atuação do Psicólogo e da Assistente Social. 5. Inspeção aos locais de trabalho. 6. As reuniões com empregados. Medidas de combate ao turnover negativo. Os custos do turnover. Quadro demonstrativo das causas de saídas - pedidos de Demissão. Quadro demonstrativo das causas de saídas - Empregados demitidos. Quadro demonstrativo da Síntese do ano em Recursos Humanos.
Charge: desilusão ou integração ao trabalho? Quatro charges sobre empregados, faltas e saídas.
Caso deseje conhecer algumas ideias do autor, veja a entrevista que concedeu para uma revista: Algumas ideias sobre turnover. Click no link: www.editora-opcao.com.br/ada326.htm |
|