Consultoria Escrita sobre o tema:  ABSENTEÍSMO (Faltas dos Empregados) e TURNOVER (Rotatividade de Pessoal)
 

Com a experiência de muitos anos quando atuava como Psicólogo Industrial e Consultor Organizacional, o autor apresenta suas idéias, experiências e pesquisas sobre como as empresas podem enfrentar dois de seus problemas com os Recursos Humanos: o ABSENTEÍSMO (Faltas ao Trabalho) e o TURNOVER (Rotatividade de pessoal, em especial as saídas negativas de bons empregados).

O texto deste material didático especial é uma Consultoria Escrita com informações úteis, experiências práticas e idéias para se enfrentar estes dois problemas que ocorrem em organizações humanas. Veja o índice a seguir para constatar o conteúdo dessa consultoria escrita. É de grande utilidade para Psicólogos organizacionais, Consultores em Produtividade e profissionais que atuam com recursos Humanos, e também para pesquisadores. Não é publicado em forma de livro, mas sim como Consultoria Escrita, com 161 páginas encadernadas em espiral (para facilitar o manuseio), em pasta em formato A4 (21 x 29,7 cm), com capa plástica e capa colorida. O texto não é fornecido em CD ou disquete, apenas no material didático.

Custo/Investimento: Esta Consultoria Escrita custa R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), incluso o custo de remessa do material via Sedex). Será fornecido Recibo da venda. O custo x benefício é muito grande pela economia de tempo e recursos financeiros na busca de informações sobre estes dois temas, recebendo idéias e informações práticas que poderão ser de grande utilidade no planejamento de ações com os recursos humanos. Note que não é "Livro", mas sim uma Consultoria Escrita especializada.

Se desejar em formato e-book, poderá encontrar este material na Amazon.

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 ÍNDICE com os Temas dessa Consultoria Escrita: 

Os Recursos Humanos, o dirigente e os objetivos da organização.

A administração deficiente de Recursos Humanos como possível causa de problemas humanos.

A frustração com a empresa.

A decisão do empregado de "fazer parte" e o equilíbrio da organização.

 

Premissas e idéias básicas sobre o ambiente humano e comportamento dentro das organizações:  

Idéia 1-Obtenção de resultados: Eficácia X Eficiência.

Idéia 2-Equilíbrio entre tradição e renovação.

Idéia 3-Autoritarismo, crise de "chefose" e medo.

Idéia 4-INDICADORES PARA MUDANÇAS:

4.1. Clima tensional no ambiente de trabalho;

4.2. Ausência de flexibilidade da administração e chefias;

4.3. Objetivos indefinidos e conflitantes;

4.4. Medo de assumir responsabilidades;

4.5. Centralização excessiva e atitudes autocráticas;

4.6. Feudos impenetráveis;

4.7. Empresas doentes x saudáveis.

Idéia 5-AÇÃO DAS CHEFIAS incentivando a equipe de trabalho:

5.1. A liderança do chefe e as situações negativas e positivas;

5.2. Ter altas expectativas;

5.3. AÇÕES IDEAIS: 1. Cumprir o que prometer; 2. Fazer o que disser; 3. Ser autêntico; 4. Ser objetivo; 5. Convicção de idéias; 6. Aceitar os outros como são; 7. Conviver com sentimentos e valores; 8. Não ser crítico ou impaciente;  9. Não esconder o jogo; 10. Abrir-se para com os outros; 11. Acreditar na sinergia; 12. Ter empatia; 13. Tratar os outros; 14. Respeitar; 15. Conhecer e compreender; 16. Destacar a finalidade do trabalho; 17. Ser firme; 18. Não abusar de poderes; 19. Tomar decisões; 20. Contribuir para a cooperação; 21. Manter contato pessoal; 22. Comunicação sem barreiras: as 6 barreiras da comunicação; 23. Estar em sintonia com a equipe; 24. Considerar o indivíduo e o grupo;  25. Agir como construtor do entusiasmo 26. Uso do elogio; 27. Considerar os sentimentos de realização; 28. Praticar os 10 mandamentos de um membro de grupo de trabalho; 29. Levar em conta o que os empregados necessitam saber; 30. Saber o que os empregados desejam de seus empregos; 31. Compreender o comportamento humano; 32. Mudar de líder autocrático para líder democrático.

Idéias 6-O "MORAL DO GRUPO" de trabalho:

6.1. As quatro características para se construir um moral de grupo;

6.2. Sugestões práticas para haver um elevado moral de grupo;

6.3. O moral elevado x baixo moral de grupo.

Idéia 7- A ATITUDE DE COOPERAÇÃO no trabalho:

7.1. A atitude de conflito x atitude de cooperação;

7.2. A cooperação e a liderança democrática;

7.3. Os meios de incentivar a cooperação no trabalho. 

 

ABSENTEÍSMO:

 

Conceituação, Os quatro grupos de absenteísmo; 

Ações práticas para enfrentar o absenteísmo: uma experiência prática em empresa com redução significativa do absenteísmo desenvolvidas pelo autor, que na época atuava como Psicólogo e Consultor Organizacional,com resultados analisados e apresentados em Tabelas e Gráficos.

1. Registro e Controle do absenteísmo; Modelo de Ficha de controle, Tabela de absenteístas crônicos; As duas condições básicas para o empregado comparecer ao trabalho.

2. Atendimento aos empregados; Tabela Comparativa com média de empregados faltantes diários antes e depois de ações corretivas e preventivas ao absenteísmo; Tabela comparativa de empregados assíduos; Tabela comparativa de níveis de absenteísmo em 4 anos, Tabela com índices médios anuais de absenteísmo  em 6 anos, Gráfico desses índices médios anuais.

3. Acolher, integrar, acompanhar e estimular o novo empregado;

3.1. Fazer avaliação no período de experiência, com Modelo prático de Avaliação do novo empregado nos 30 dias e antes dos 90 dias;

3.2. Estimular os empregados à assiduidade - Experiência que deu certo. Informações sobre alguns Fatores de Adaptação:

Informação 1: A fadiga;

Informação 2: Experiências científicas de 1880;

Informação 3: Experiência de Taylor em 1875;

Informação 4: Fadiga por tarefas desinteressantes;

Informação 5: Cansaço mental;

Informação 6: Outras causas da fadiga;

Informação 7: Experiências de Elton Mayo em 1943 e 1944; 

4. Examinar e Eliminar as causas da própria empresa:

4.A. Reestruturação do processo seletivo;

A1. Análise profissiográfica;

A2. Estruturação da Entrevista de Seleção;

A3. Estruturação de um sistema de avaliação dos candidatos (Psicotécnico):

3.1. A importância de avaliar a Atenção Concentrada;

3.2. A avaliação da Coordenação psicomotora bi-manual;

3.3. Avaliação pelo desenho;

3.4. Avaliação de cálculo, quando necessário;

3.5. Avaliação da fluência verbal;

3.6. Redação;

3.7. Resumo do avaliador/selecionador para aprovar ou não o candidato; 3.8. Modelos de formulários de síntese da avaliação da seleção;

A4. Exames médicos pré-admissionais;

A5. Acompanhamento do novo empregado no período de experiência;

A6. Departamento médico ser reestruturado.

5. Estimular e motivar o empregado para Absenteísmo Zero - uma experiência que deu certo.

5.1: Atendimento individual;

5.2: Treinamento; 

5.3: Diagnósticos- Pesquisa do Clima Humano;

5.4: Incentivo ao comportamento correto de estar presente ao trabalho.  MODOS DE CALCULAR O ABSENTEÍSMO DIÁRIO E MENSAL;

 

ANEXOS:

 

1. Folheto para chefias "COMO ACOLHER OS NOVOS EMPREGADOS";

2. Modelo de Avaliação do Novo Empregado no período de experiência 30 dias e antes dos 90 dias;

3. Dois Modelos de Entrevista com candidato;

4. Sugestões para avaliar a Atenção Concentrada;

5. Sugestão para avaliar a Coordenação Psicomotora Bi-manual com apresentação de dois exemplos de resultados, um bom e outro ruim;

6. Modelo de avaliação por Desenhos da Figura Humana e da Árvore, com apresentação de desenhos, mostrando resultados considerados aptos e inaptos;

7. Sugestão para avaliar a inteligência (mínimo de raciocínio mental);

8. Sugestão para avaliar a rapidez e exatidão;

9. Sugestão  para avaliar a fluência verbal;

10. Sugestão de tema para redação com modelo de formulário;

11. Modelo de folha Resumo das habilitações de candidatos a emprego (para avaliador ou selecionador decidir sobre o candidato);

12. Cinco modelos-formulários de Laudos para uso de psicólogo da empresa; 13. Texto "Motivação dos outros";

14. As PESQUISAS E ANÁLISE DO CLIMA HUMANO nas organizações:

 1. Modelo de "folder", livreto de divulgação desse tipo de pesquisa;

 2. Objetivos e procedimentos técnicos de uma Pesquisa do Clima Humano;

 3. Tabulação dos resultados numéricos e compilação dos resultados qualitativos;

4. Modelo 1 de questionário;

5. Modelo 2 de questionário;

6. Modelo 3 de questionário - pesquisa de satisfação com alimentação na empresa;

7. Modelo de pesquisa feita com técnica de Entrevistas Individuais;

8. Modelo de Relatório Final desse tipo de pesquisa;

9. Modelo de pesquisa feita com técnica de Questionário;

10. Modelo de Questionário para Pesquisa do Clima Humano;

11. Modelos de formulários utilizados na Tabulação dos resultados numéricos;

12. Modelos de formulários utilizados para registrar os dados apurados, por Área pesquisada;

13. Modelos de formulários para apresentar os dados no Relatório por área;

14. Modelo completo de um Relatório Global com análise dos resultados e análise comparativa com 103 Tabelas com os resultados de uma Pesquisa do Clima Humano.

15 Modelo de Diploma de Honra ao Mérito 100% Assiduidade no ano;

16. Artigo: Absenteísmo de causa médica;

17. Artigo Quando a empresa tem culpa no absenteísmo;

18. Absenteísmo - caracterização de suas causas e seus efeitos;

19. Artigo: Estudos sobre absenteísmo;

20. Artigo: redução do absenteísmo;

21. Artigo: Eles faltam demais. Você pode evitar isto?

22. Artigo: Apresentando armas ao absenteísmo. 

 

TURNOVER - MOVIMENTAÇÃO, SAÍDAS DE PESSOAL.

 

A integração ou desilusão do empregado.

Turnover positivo e negativo. 

Ações preventivas para o turnover.

Cálculos dos índices de turnover. 

As causas da rotatividade de pessoal e as ações de solução:

1. Audiências de queixas e reclamações. 

2. Entrevista com empregados demissionários.

Três modelos de Entrevista de Desligamento.

3. Os inquéritos e pesquisas com pessoal;

Modelo de questionário para Pesquisa e Análise do Clima Humano.

4. A atuação do Psicólogo e da Assistente Social.

5. Inspeção aos locais de trabalho.

6. As reuniões com empregados. 

Medidas de combate ao turnover negativo.

Os custos do turnover.

Quadro demonstrativo das causas de saídas - pedidos de Demissão.

Quadro demonstrativo das causas de saídas - Empregados demitidos. Quadro demonstrativo da Síntese do ano em Recursos Humanos.

 

Charge: desilusão ou integração ao trabalho? Quatro charges sobre empregados, faltas e saídas.

 

Caso deseje conhecer algumas ideias do autor, veja a entrevista que concedeu para uma revista: Algumas ideias sobre turnover. Click no link:

www.editora-opcao.com.br/ada326.htm