Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

TEMA: A ATITUDE NECESSÁRIA PARA TER UM COMPORTAMENTO CIVILIZADO

Prezado/a internauta 

 

A mensagem a seguir, é de autoria desconhecida. Caso conheça seu autor, peço a gentileza de informar para que a autoria seja colocada no texto. Antecipadamente agradeço ao autor a utilização da mensagem para outras pessoas.

 

Essa mensagem incentiva cada um a um agir responsável. Vamos lá, faça a sua parte!

 

Com um abraço fraterno, no ideal de um mundo humano melhor,

 

Antonio de Andrade

  

         

A ATITUDE NECESSÁRIA PARA TER UM

COMPORTAMENTO CIVILIZADO

(Autoria desconhecida)

 

Muita gente reclama das pessoas que formam a sociedade brasileira. Para você refletir, algumas ideas.

Você sabe que uma das diferenças entre os países pobres e os ricos não é  a idade do país? Isto pode ser demonstrado por países como Índia e  Egito, que tem mais de 2.000 anos e são países pobres. Canadá, Austrália e Nova Zelândia, que há 150 anos eram países inexpressivos, hoje são países desenvolvidos e  ricos.
 

A diferença entre países pobres e ricos também não  reside nos recursos naturais disponíveis. O Japão possui um território limitado, 80%  montanhoso, inadequado para a agricultura e a criação de gado, mas é a segunda  economia mundial. O Japão é como uma imensa fábrica flutuante, importando  matéria-prima do mundo todo, transformando essa matéria prima em suas fábricas e exportando produtos manufaturados.
 

Outro exemplo é a Suíça, que não planta cacau mas  tem o melhor chocolate do mundo. Em seu pequeno território cria animais e  cultiva o solo durante apenas quatro meses no ano.  Não obstante, fabrica laticínios da melhor qualidade. É um país pequeno que passa uma imagem de  segurança, ordem e  trabalho, o que o transformou na caixa forte do  mundo.
 

Executivos de países  ricos que se relacionam com executivos de países pobres mostram que não há  diferença intelectual significativa entre eles. A raça ou a cor da pele também não são importantes: imigrantes rotulados de preguiçosos em seus países de origem são a força  produtiva de países europeus ricos.
 

Qual é então a diferença?

 

 A diferença é a ATITUDE das pessoas, moldada ao  longo dos anos pela educação e pela cultura. Quando é analisado o comportamento das pessoas nos  países ricos e desenvolvidos, constata-se que a grande maioria segue os  seguintes princípios de vida:
 

1. A ética, como princípio  básico.
2. A integridade.
3. A responsabilidade.
4. O respeito às leis e aos regulamentos.
5. O respeito pelo direito dos demais  cidadãos.
6. O amor ao trabalho.
7. O esforço pela poupança e pelo  investimento.
8. O desejo de superação.
9. A pontualidade.

 
Já nos países pobres, apenas uma minoria segue esses  princípios básicos em sua vida diária.
 
Nós brasileiros não somos pobres porque nos faltam recursos  naturais ou porque a natureza foi cruel conosco.
Somos pobres porque nos
falta  ATITUDE. Falta vontade para cumprir e ensinar esses princípios de funcionamento das  sociedades ricas e desenvolvidas.
 
Que tal você começar a praticar em sua vida aqueles 9 princípios de vida? Assim, estará fazendo a sua parte para que a nossa sociedade humana venha a ter melhores pessoas... e algum dia a sociedade brasileira deixe de ser pobre... em especial no comportamento civilizado!