Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 TEMA: TEXTOS PARA REFLEXÃO: CONSCIENTIZAÇÃO 

Agradeço aos autores a utilização do texto para outras pessoas poderem refletir sobre o assunto.

 CONSCIENTIZAÇÃO

(Esse texto é de autoria de Swami (=Mestre de si mesmo) Sirio Silva, de Resende, RJ )

 “Transmitir este ensinamento é minha sagrada missão nesta vida. Fiel a ela, vivo em estado de graça. Posso ajudar a outrem. E isso tenho feito com alegria.

1 - A VIDA é a DIVINA MÃE. Ela está em mim e em todos os seres. Esta é a Sua imanência. Ela está invisível em todo o Universo. E esta é a Sua transcendência.

A VIDA é uma só. Infinita. Eterna. Onipresente. Onisciente. Inconcebível pela mente, pois esta só funciona por meio de imagens. E a Vida não pode ser imaginada. Não tem forma, nem cor, é imponderável e imensurável.

2 - Temos consciência da Vida porque a vemos funcionar em nós e em todos reinos da Natureza. A unidade de manifestação da Vida perceptível é a Célula. A Célula é consciente e inteligente, e dotada de Pantominésia. Nosso inconsciente é formado pela mente consciente das células. O corpo humano é formado por trilhões de células.

3 - Milhões de anos de domínio da Mente sobre as células deram-lhe um imenso poder sobre estas, para o bem e para o mal. É necessário o emprego da Consciência, que é superior à Mente, para resgatar as células desse maléfico poder. A Mente é uma só em todo o mundo. É o único inimigo verdadeiro do ser humano. Só o ser humano está sujeito à Mente. Ela representa o Satanás mitológico, por ser opositora da Evolução, da Realidade, da Verdade, da Justiça e do Amor. A palavra Mentira é derivada da Mente. Os animais infra-humanos estão protegidos dela, pois seus cérebros não respondem às suas vibrações.

4 - A Consciência deverá prevalecer e dirigir a Mente. Consciência e Mente utilizam frequências diferentes nas atividades eletroquímicas dos neurônios. As células são passíveis de serem educadas e reeducadas pelas afirmações e ações conscientes. Pelo exercício da Força de Vontade. Pela Disciplina e plena Atenção no Aqui e no Agora. Na consciência de EU SOU. Este é o único caminho da Iniciação Real. Não há Mestres, nem Gurus, nem Poder algum fora do EU SOU de cada Ser.

5 - Fé é o dinamismo da Força de Vontade. A inércia e a preguiça são opositoras da Fé. Somos livres de tudo o que sabemos e escravos de tudo o que ignoramos.

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará”. Esta é a Lei!

Pela manhã, de pé, frente voltada para o nascente do sol, consciente e solenemente, carregando com emoção cada sentença, fazer a seguinte...

Prece de Conscientização

Graças Te dou, Divina Mãe, pela força e o vigor dos meus músculos. Pela boa circulação do sangue no meu coração, nas minhas artérias e veias. Pelo perfeito reflexo dos meus nervos. Pela sadia estrutura dos meus ossos. E pelo perfeito funcionamento de todos os órgãos e glândulas do meu corpo. EU SOU forte, saudável, alegre e feliz. EU SOU bonito/a e simpático/a. Inspiro respeito, confiança e amor nos meus semelhantes. Eu amo intensamente e sou intensamente amado/a. Tudo isto por causa da Tua Divina Presença em cada célula do meu corpo. Apossa-Te de mim, Divina Mãe, e leva-me a cumprir o objetivo para o qual eu fui criado/a. A Ti entrego-me de corpo e alma. Seja a minha vida a mais perfeita expressão da Tua Presença em mim, pensando, sentindo, falando e agindo sempre em função do Teu Poder, da Tua Vontade, da Tua Sabedoria e do Teu Amor!”

     ...............                                                                  

O segundo texto é de autoria de Silo, do livro “O OLHAR INTERIOR” :

“Distinta é a atitude frente à vida e às coisas quando a revelação fere como o raio. Seguindo os passos lentamente, meditando o dito e o que ainda está por se dizer, podes converter o sem sentido em sentido.

Já não é indiferente o que faças com tua vida. Tua vida, submetida à lei, está exposta diante da possibilidade de escolher.

Eu não te falo de liberdade; falo a ti de liberação, de liberação de movimentos, de processo. Não te falo de liberdade como algo quieto, senão de se liberar passo a passo, como vai-se liberando do necessário caminho percorrido aquele que se aproxima de sua cidade. Então, “o que se deve fazer” não depende de uma moral distante, incompreensível e convencional, mas sim, de lei: leis de vida, de luz, de evolução.

Eis aqui os chamados “Princípios”, que deves observar se quiseres conseguir essa unidade interna, já perdida desde o começo dos séculos:

1. Ir contra a evolução das coisas é ir contra si mesmo.

2. Quando forças algo para um fim, produzes o contrário.

3. Não te oponhas a uma grande força. Retrocede até que ela se debilite; então, avança com resolução.

4. As coisas estão bem quando marcham em conjunto, não isoladamente.

5. Se para ti estão bem o dia e a noite, o verão e o inverno, superastes as contradições.

6. Se persegues o prazer, te acorrentas ao sofrimento. Mas, contanto que não prejudiques a tua saúde, goza sem inibição quando a oportunidade se apresenta a ti.

7. Se persegues um fim, te acorrentas. Se tudo o que fazes, realizas como se fosse um fim em si mesmo, te liberas.

8. Farás com que os teus conflitos desapareçam quando os entenderes em sua raiz última, não quando quiseres resolvê-los.

9. Quando prejudicas os demais, ficas acorrentado. Mas, se não prejudicas a outros, podes fazer quanto queiras, com liberdade.

10. Quando tratas os demais como queres que te tratem, te liberas.

11. Não importa em que posição ou grupo os acontecimentos te colocaram. O que importa é que compreendas que tu não escolhestes nenhum grupo.

12. Tanto os atos contraditórios como os atos unitivos se acumulam em ti. Se repetes os teus atos de unidade interna, já nada poderá deter-te. Serás como uma força da Natureza que não encontra resistência à sua passagem. Aprende a distinguir aquilo que é dificuldade, problema ou inconveniente, daquilo que é contradição. Se aquelas coisas te movem ou te incitam, esta última te imobiliza num círculo fechado.

Quando encontrares uma grande força, alegria e bondade em teu coração, ou quando te sentires livre e sem contradições, imediatamente agradece em teu interior. Quando te suceder o contrário, pede com fé e aquele agradecimento que acumulaste voltará convertido e ampliado em benefício”.