MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS
TEMA: Dicionário de características humanas (Qualidades e defeitos) e termos correlatos
Nos anos em que atuei como Psicólogo clínico, eu tinha o costume de pesquisar o significado de alguma característica que eu observava ou constatava em meus clientes, visando ter melhor compreensão da situação e poder ter melhores condições de realizar o atendimento clínico. E também por curiosidade científica sobre a personalidade humana, h á muito tempo venho anotando características humanas, tanto as qualidades quanto os defeitos e termos correlatos.
Essas informações anotadas no decorrer de anos, de grande
utilidade para compreensão da natureza humana, divulgo-as aqui no site,
ideias que
podem ajudar numa reflexão sobre o ser humano, contribuindo
assim, para que as pessoas possam desenvolver melhores
características humanas (Qualidades), e enfrentar as piores e
negativas características humanas (Defeitos). Assim, poderemos
contribuir para que haja melhores pessoas humanas neste
planeta Terra. Reparto com você essas
Este dicionário está constantemente sendo
acrescido de outras anotações. Se você tem alguma anotação de
características humanas e gostaria de colocar nesta página,
contribuindo para aumentar este dicionário, é só enviar para o
e-mail
No ideal de uma melhor sociedade humana, com melhores ações humanas, Antonio
de Andrade |
A AFLUÊNCIA Por influência do economista canadense, naturalizado americano, John K. Galbraith, no seu livro "The affluente society" (A sociedade afluente), a afluência conota hoje como que o nível final do processo de desenvolvimento, caracterizado por: . alta renda per capta; . abundância de bens de consumo; . redução das horas de trabalho e proporcional aumento do lazer; aumento das atividades terciárias pelo alto índice de mecanização e automação das atividades dos setores primários e secundários. No entanto, um grave risco parece ameaçar as sociedades afluentes: a perda do sentido e de razão de ser do próprio impulso vital que as levou a seu nível desenvolvimento. A afluência ameaça de paralisia as sociedades que não possuem uma filosofia de vida e de história capaz de lhes desvendar novos horizontes, além da própria afluência. Esta ameaça atinge principalmente aos jovens, que se recusam a participar do "establishment" e dissipam seu dinamismo em formas estéreis de contestação ou se perdem nos vícios das drogas e entorpecentes. (fonte: Pequena enciclopédia de moral e civismo, MEC, pg 23) AGRESSIVIDADE Grande parte dos problemas que ocorrem entre as pessoas é devido à expressão inadequada da agressividade. Etimologicamente agressividade quer dizer agregar uma energia que leve a pessoa a chegar perto do objetivo desejado. É, nesse sentido original, uma força positiva, construtiva. Na evolução humana, na história da humanidade, constata-se que a agressividade e sua expressão, foi uma das coisas que o ser humano sempre teve dificuldade em usá-la adequadamente. Quando uma pessoa não expressa a sua agressividade de maneira correta e no tempo certo e com as pessoas certas, a sua agressividade reprimida vai aparecer em outros modos substitutivos. É o caso, por exemplo, do marido que reprime sua agressividade perante uma esposa prepotente e na hora do sexo, mostra-se impotente. Muitos dos problemas sexuais, em geral, são relacionados à agressividade que não foi expressa adequadamente. A força da agressividade, não expressa, prejudica a expressão sexual, causando frigidez na mulher, a ejaculação precoce ou impotência no homem. Atitudes de agressividade diminuem em uma pessoa na proporção em que se sente aceita e querida pelos outros. Receber amor e dar amor é a melhor forma de acabar com a agressividade. AJUSTAMENTO O processo de ajustamento consiste na satisfação, durante a vida humana, da sequencia de necessidades que vão surgindo. Há ajustamentos físicos, fisiológicos e sociais, sendo os últimos (sociais) os mais importantes. No passado era uma atitude moralista, isto é, a pessoa socialmente desajustada era considerada má e deveria ser punida. O desajuste social é considerado como consequência da falha do processo de aprendizagem, por isso, procura-se auxiliar o indivíduo a reajustar-se através da revisão de sua aprendizagem, conduzindo-o aos abandono dos hábitos nocivos e a implantação da nova conduta mais adaptada às exigências sociais. ALEGRIA Do latim "alacer, alacris" (= alerta, com vivacidade), alegria é um estado da alma que corresponde a uma situação de bem-estar físico, psíquico e moral. Tem como condições: a tranquilidade da consciência e equilíbrio mental e a saúde do corpo. Manifesta-se por uma irradiação contagiosa de toda a personalidade, especialmente pelo riso. A alegria deveria ser a condição normal do ser humano, e é o clima indispensável para o pleno desenvolvimento das crianças. Existe ainda uma alegria espiritual, capaz de manter mesmo na adversidade e na dor; é a alegria que supõe a força da alma, dos santos e dos heróis, e que provém da consciência da posse da verdade e da dedicação e uma nobre e justa causa. ALMA Do latim "anima" semelhante á palavra grega "ânemos" (= vento). Todos nós temos a consciência imediata da existência em nós de um princípio interior que dá vida ao nosso corpo e que dá origem em nós a ações e atividades, inexplicáveis unicamente pelas forças físico-químicas e biológicas de nosso corpo. Este princípio é o que chamamos de alma. ALTRUÍSMO Da riz latina "alter" que significa outro. É a capacidade que o indivíduo possui de abrir mão dos próprios interesses para se preocupar com os outros. É o oposto de egoísmo. O altruísta é generoso, nobre e desapegado, chegando até, nas suas expressões heroicas, ao sacrifício da própria vida por amor ao próximo. O verdadeiro altruísta não se improvisa, mas se conquista desde a infância, numa luta contínua contra as manifestações insistentes do egoísmo. É uma virtude indispensável para a felicidade das pessoas, das famílias e das comunidades. AMBIÇÃO É um estado de espírito caracterizado pelo desejo veemente de conquistar um objetivo cuja consecução exige esforço e sacrifícios. Quando limitada a valores materiais ou a situações de prestígio ou mando e por motivação egoísta, é um defeito de caráter. Mas pode ser inspirada por valores espirituais, morais e intelectuais de alto nível. Igualmente é justa e louvável a ambição dos pais em relação ao futuro dos filhos e a ambição dos cidadãos em relação ao futuro do pais onde vivem. AMBIVALÊNCIA Coexistência dentro de uma mesma pessoa, de sentimentos opostos e contraditórios, como amor e ódio. AMIZADE Do latim "amicitia" ( = dedicação), amizade é um sentimento de escolha que distingue uma pessoa entre as demais, a ela dedicando atenção e interesses especiais. Este sentimento de interesse e respeito do outro, para constituir uma verdadeira amizade, não pode ser passageiro, mas deve ter a característica da permanência que vai constituir a fidelidade. A amizade é fruto mais puro da liberdade, pois não está, como o amor, sujeita a fatores sexuais, permanecendo unicamente espiritual. A amizade implica numa igualdade de condições, pois tem como base afinidades profundas e múltiplas e, portanto, dificilmente sobrevive em situações de grande disparidade de gostos ou meio social. A amizade costuma estar ligada a uma lucidez desinteressada, evitando a lisonja, que destruiria rapidamente a igualdade, caindo na zona de interesse e da utilização do outro. Na amizade existe uma harmonia que, uma vez perdida, não pode ser substituída, e esta harmonia, baseada na eleição mútua, não pode ser explicada nem pelos próprios amigos, que em geral, não sabem dar as razões da ligação afetiva existente entre ambos. Sendo a escolha de amigos uma atitude tão espontânea, grande é a importância de frequentar e fazer frequentar pelos filhos ambientes em que esta escolha tenha a maior probabilidade possível de recair sobre pessoas de valor intelectual e moral. AMOR É o mais nobre sentimento de que é capaz um ser racional. Não se reduz à mera simpatia romântica, e muito menos à atração sexual. Consiste, essencialmente, em querer o bem do outro, empenhando nesta vontade, o próprio ser. É essencialmente o dom do próprio ser para promover o maior bem do outro. Assim, o amor é fundamentalmente desinteressado, representando a maior vitória sobre o egoísmo. O amor se produz desde as suas formas mais íntimas, o amor conjugal, o amor paterno e materno, o amor filial, o amor fraterno, até as formas mais amplas do amor ao próximo que envolve, na sua amplitude, desde os parentes e conhecidos, até os concidadãos e a humanidade inteira. O verdadeiro amor sabe compreender as fraquezas sem justificá-las; sabe valorizar as qualidades, sem lisonjeá-las. O amor se manifesta não apenas por palavras de carinho, mas por gestos e ações. Daí, a imensa significação social do amor. Todos os problemas sociais seriam fáceis de resolver se os homens realmente se amassem como irmãos que de fato são, membros de uma humanidade que habita o planeta Terra. O amor constrói, enquanto o ódio só sabe destruir. É no amor que se haverá de edificar a grande civilização do futuro. A tarefa mais urgente da geração moderna é dar ao amor a sua autenticidade e a sua pureza, combatendo todas as suas deturpações. ANGÚSTIA O ser humano diante de um perigo iminente ou ameaça, reage com medo. Todo medo tem uma fonte ou motivo: é o objeto, a causa do medo. A experiência humana, porém, comprova que o ser humano pode sentir medo sem haver perigo ou ameaça real. A esse medo sem objeto, é chamado de angústia: sua fonte é imaginária, desconhecida, inconsciente, vem de dentro da própria pessoa. Alguns chamam de ansiedade a angústia de grau menor. A angústia é uma sensação desagradável de tensa expectativa e do estreitamento da consciência. A palavra latina "angústia", significa estreiteza. A consciência é dominada pelos temas ou fenômenos ansiosos, tornando-se cada vez menos capaz de perceber, elaborar ou atuar fora desses temas ou fenômenos. Nas reações mais violentas - como o pânico - a consciência turva-se, fica desordenada e as reações psicomotoras tornam-se automáticas. As reações físicas da angústia variam. A reação básica correspondente à constrição psíquica, é uma sensação difusa, não localizável, de constrição, de "aperto" interno. Outras reações comuns: opressão torácica, taquicardia, palpitações, sudoração fria (suor frio) e abundante, tremores, palidez. Pode ocorrer diarreia, dispneia, micção abundante, dores (cada pessoa tem o seu modo físico de sentir angústia). A angústia mórbida é caso particular de um fenômeno básico da condição humana: a angústia existencial diante do desconhecido, nossa criação, nosso destino na vida e morte, nossa maneira d estar no mundo. Tal angústia é a cogitação das chamadas Filosofias existencialistas, de Kierkegaard, Heidegger e Sartre. ANSIEDADE Ansiedade é o estado mental, em geral não consciente, que pode ocasionar sensações antecipadas de desamparo, humilhação, culpabilidade e inutilidade. A pessoa com ansiedade pode sentir-se preocupada com qualquer coisa. ANTIPATIA
É a aversão ou
repugnância contra alguém, sem motivação evidente e sem
possibilidade de explicação racional. É sentimento
antissocial, na medida em que o indivíduo não procura
achar-lhe as raízes e combater-lhe as causas, muitas vezes
removíveis e sem importância. Procurar compreender e aceitar
todas as criaturas humanas, em convívio social pacífico e
harmonioso, é dever de todas as pessoas que fazem parte da
humanidade.
APEGO
É a fixação afetiva a pessoas, objetos
ou situações, de tal forma que o indivíduo passa a
valorizá-las acima do razoável. É o apego ao bem-estar que
conduz à insensibilidade diante do sofrimento alheio; é o
apego aos bens materiais e riquezas que levam ao esquecimento
dos valores espirituais e morais.
ARREPENDIMENTO
É o sentimento de pesar que se apossa de
uma pessoa, em razão de pensamentos, palavras e atos que
preferia não ter concebido, dito ou praticado, e que conduz ao
propósito de mudar a atitude ou de comportamento e ao ensejo
de penitenciar-se pela falta cometida.
ASPIRAÇÃO
É o esforço na busca de um objetivo. ter
grandes aspirações é um sintoma de pujança de vida. É, por
isso, uma das características mais típicas de uma juventude
sadia.
AUTENTICIDADE
Do radical grego "autos" (= eu mesmo),
autenticidade é a qualidade daquilo que é autêntico.
Atualmente o termo é empregado para significar aspiração de
homem a ser ele mesmo. Ser autêntico significa ser isento de
sofisticação, de preconceitos ou de convenções hipócritas.
AVAREZA
A pessoa com avareza é econômica ao
extremo, angustiando-se quando tem que gastar qualquer coisa,
sofrendo até privações. Um homem sensato e equilibrado não
vive com avareza, é econômico e vive de acordo com suas
possibilidades. É previdente com suas posses.
B
D o latim "bonus", que significa "bom", no sentido moral ou ético designa o conjunto das virtudes. É o oposto do mal, ou, pelo menos, assim nos parece à primeira vista. Sem muita cogitação metafísica, pode-se dizer que o bem é o que produz a ausência de sofrimento, mas uma ausência constante. O mal é o que faz sofrer, também de maneira constante. No vício, não raro a pessoa acha um bem, porque se sente feliz; mas esta felicidade não é constante: o aprofundamento do hábito nocivo acaba levando ao sofrimento; mas o reverso deste ainda é o bem: não há mal que dure para sempre, e ao final dele está o bem.BENEFICÊNCIA D o latim "bene", "bem" e "facere", "fazer". A beneficência consubstancia-se na ajuda material a quem dela necessita.BENEVOLÊNCIA D o latim "bene", "bem" e "velle", significa "querer bem". A beneficência significa fazer bem. Ser beneficente é ser caridoso pelo lado da ajuda material. Ser benevolente, pelo lado moral. A benevolência é uma das facetas do amor ao próximo. Inclui, geralmente a beneficência, que então passa a ser exercida com amor.BOAS MANEIRAS As chamadas "boas maneiras", base da civilidade ou urbanidade, quando autênticas (e não simples verniz social) decorrem de uma eficiente autoeducação: além da civilidade propriamente dita, a amabilidade, a cortesia, a tolerância, a bondade são, em última análise, boas maneiras. C
CARÁTER
Etimologicamente caráter quer dizer
coisa gravada. O termo pode ter dois sentidos diversos: 1 -
caráter, como conjunto de disposições psicológicas e
comportamentais habituais de uma pessoa. 2 - caráter
relacionado à vontade, e nesse caso, significa energia,
honestidade e coerência; é nessa acepção que se fala em "homem
de caráter". Freud, na psicanálise, ensinou que os traços
fundamentais do caráter já estão firmemente delineados aos
três anos de idade, e era de opinião que os sucessos
posteriores poderiam modificar, mas nunca seriam capazes de
alterar fundamentalmente os traços que se formaram nessa época.
Seu discípulo, Adler, assinala que ao redor dos quatro ou
cinco anos se verifica a adoção de um estilo duradouro de
vida. CASAMENTO
É a união emocional, sexual e jurídica
entre um homem e uma mulher, o ponto de partida para a
constituição da família e tem como fim primordial a
transmissão da vida e da educação dos filhos.
CASTIGO
É uma penalidade, física ou moral,
imposta ao faltoso por uma autoridade legítima, para reparar a
culpa ou corrigir o culposo. Os pais, conscientes de sua
responsabilidade, castigam sempre com justiça, firmeza, mas
também com serenidade. Certas correntes educativas pretendem
eliminar completamente o castigo da educação das crianças. Os
males de tais correntes tornam-se evidentes na sociedade de
hoje, contribuem para criar uma juventude insubmissa a tudo e
a todos. O ideal é o educando aprender por experiência, que
sua má ação não ficará impune. Assim, formará aos poucos, um
sistema de autocontrole pelo qual ele mesmo começará a
comportar-se corretamente. É indispensável que o castigo seja
aplicado com amor, sempre que possível, fazendo apelo à
compreensão ao ao senso de justiça do educando, tendo em vista
não apenas a falta, mas a pessoa do faltoso. De outra forma,
há o risco de que este se habitue a agir por temor e seja
induzido à insinceridade e aos atos clandestinos.
Obs. Veja no site
www.editora-opcao.com.br
as Mensagens Educativas Positivas com os
temas: Educação, as qualidades urgentes;
Sejam más, mães!; Pai ideal, firmeza com coração; Crianças, da
anomia à autonomia; A (in) disciplina e a sobrevivência da
sociedade. CAUTELA
Significa precaução, uma referência às
medidas que são tomadas para se garantir contra um risco.
Assim, fala-se de um homem cauteloso, no sentido de prudente,
que sabe onde pisa. Cautela excessiva, no entanto, funciona
como um fator inibidor do entusiasmo e das ações.
CAVALHEIRISMO
Formado pelo termo espanhol "caballero".
É uma atitude habitual de distinção no trato, como expressão
das virtudes morais que devem presidir à convivência humana,
em especial a verdade e a lealdade. O termo teve a sua origem
na instituição medieval da cavalaria. A igreja, no esforço por
suavizar a rudeza dos costumes, procurou transformar o soldado
bárbaro em defensor dos princípios cristãos, criando o ideal e
o tipo do cavaleiro medieval. O cavalheiro seria o herdeiro
das virtudes do cavaleiro medieval. O homem que cultiva as
virtudes cavalheirescas dignifica a sua própria vida e é um
exemplo para a sociedade a que pertence. Um exemplo típico de
um cavalheiro são os lordes ingleses.
CINISMO É
a atitude de desrespeito e afronta ao meio social. O termo
cinismo tem sua origem na doutrina filosófica dos cínicos,
escola grega fundada por Aristóteles (444-365 a.C.), discípulo
de Sócrates (470-399 a.C.). Os cínicos tinham como norma a
afetação de desprezo às riquezas, desrespeito às convenções
sociais, a ridicularização das pessoas e dos costumes. COBIÇA
A cobiça de bens alheios deriva da
inveja dos outros. Desde pequeno o ser humano aprende a
comparar e a imitar, competir e a ter inveja.
COMPETÊNCIA
É corresponder, ajustar-se a algo.
Competência é a habilitação adquirida para o correto exercício
de determinada atividade. os pais, na educação de seus filhos,
deveriam realizar um verdadeiro culto à competência, levando o
filho a ser realmente competente como ser humano,
desenvolvendo todas as possíveis qualidades de um ser humano.
COMPOSTURA
É o hábito de ordenar os gestos do
comportamento no sentido de conformá-los às exigências da
decência e da boa educação. São faltas de compostura, por
exemplo, falar com grosseria ou infringir as normas de puder.
A compostura se aprende desde a infância, e assumida com
naturalidade, constitui um dos traços mais simpáticos de uma
pessoa bem formada.
CONCÓRDIA
Consiste na união de vontades, dando
como resultado a harmonia. A concórdia é condição básica para
a felicidade no lar, no trabalho, na comunidade e na sociedade
em geral. Concordar não significa, porém, aceitar passivamente
a opinião alheia, por mero comodismo, embora se julgue ser a
mesma errônea; mas é uma atitude dinâmica e esclarecida que
leva ao exame sereno das opiniões e vontades, para que seja
adotada a decisão ou linha de ação mais conveniente a todos. A
concórdia nasce de uma conjugação de vontades, não da
imposição de uma vontade sobre as outras.
CONDESCENDÊNCIA
Atitude de se colocar ao nível de um
culpado ou faltoso, pela compreensão fazendo-se cúmplice
omisso, em vez de enfrentar a falta com uma correção salutar,
fazendo-se justiça.
CONFIANÇA
Do latim "confidere" (= confiar; de "cum",
indicando reciprocidade + "fido", de fides, fé =ter fé em). É
o sentimento de segurança inspirado por pessoas, objetos ou
situações. Nas relações entre pais e filhos, entre mestres e
alunos, entre cônjuges, entre amigos, a confiança é elemento
básico para perfeito entendimento. A confiança tem raízes na
firmeza e na sinceridade. Segundo afirmou Prentice Mulford:
"Fraco é aquele que fraco se imagina, olha ao alto o que ao
alto se destina. A confiança em si mesmo é a trajetória que
leva aos altos cimos da vitória. Nem sempre o que mais corre a
meta alcança, nem mais longe o mais forte o disco lança. Mas o
que, certo em si, vai firme e em frente, com a decisão firmada
em sua mente".
CONFIDÊNCIA
Do latim "confidere" (= confiar).
Revelação voluntária de um segredo, a quem inspira confiança.
São comuns as confidências entre amigos, sobre problemas e
questões pessoais. São os pais, como amigos fiéis e
verdadeiros, os naturais confidentes dos filhos.
CONFRATERNIZAÇÃO
C ONSEQÜÊNCIA
É tudo aquilo
que direto ou indiretamente se segue a uma ação. Neste sentido
amplo, se aproxima da ideia de efeito. É característica do
homem ponderado medir as consequências das próprias ações para
saber assumir-lhes a responsabilidade.
CONSERVADOR
Um homem conservador é uma pessoa que
instintivamente reage contra mudanças, quaisquer que sejam
elas. A pessoa conservadora ama a rotina de cada dia e o
aborrece tudo o que possa vir a modificar os seus hábitos. Sua
atitude conservadora se estende a suas ideias, seus
princípios, sua conduta. Suspeita sempre do que é novo. Os
jovens dificilmente compreendem uma pessoa conservadora, e
interpretam suas atitudes como motivadas por medo ou egoísmo.
CONSTÂNCIA
Em sentido especial refere-se à firmeza
de caráter que leva o indivíduo a manter inalterável uma
atitude ou disposição de espírito. É pela constância que se
mede a profundidade de um sentimento afetivo ou de uma
dedicação.
CONVICÇÃO
É o ato ou ação de convencer ou de
convencer-se. No sentido corrente, denota uma firme adesão a
princípios lógicos e morais. Todos os grandes homens da
história da humanidade foram pessoas de convicções fortes. A
elas chegaram seja a partir de intuições, seja a partir de
estudo laborioso ou de uma larga experiência da vida. O homem
sem convicções é presa fácil do ceticismo e do tédio.
CONVIVÊNCIA
Uma convivência pacífica entre grupos e
povos supõe que há entre eles relações de colaboração capazes
de promover o maior bem de todos. É o grande ideal para todos
os seres humanos que habitam este planeta Terra, para o qual
todos deviam cooperar com lealdade e eficácia. A convivência
no interior das famílias exige de todos os membros um esforço
permanente de abnegação, de compreensão e de amor.è uma grande
arte a de saber conviver com aqueles que a vida coloca a nosso
lado. COOPERAÇÃO A cooperação é uma ação comum para
atingir determinado fim. A cooperação se manifesta até nos
animais, com o fenômeno gregário. Desde os mais remotos
tempos, o homem começou a manifestar a necessidade de
convivência com cooperação com seus semelhantes. As tribos e
os clãs acentuaram essas tendências com a permanente permuta
de favores e obrigações. No homem civilizado, a cooperação se
evidencia desde a mais tenra idade, através dos brinquedos.
Nos diferentes estágios de crescimento vão se aprimorando
formas mais evoluídas, em grupos organizados, numa interação
de esforços para atingir um fim em vista. O mesmo sucede com
os povos, cada vez mais interligados com a globalização, à
medida que se alargam as fronteiras físicas e sociais. A
cooperação torna-se, porém, mais viva quando uma situação
calamitosa atinge um povo ou região. Manifesta-se, então, em
toda a plenitude, traduzida em víveres, agasalhos,
medicamentos, visando acudir os que estão em perigo. É
inegável, através da compreensão, respeito pela pessoa humana
e justiça social, o grande anseio da humanidade para, num
movimento constante de dar e receber, achar o caminho para uma
sempre maior cooperação.
CORDIALIDADE
A cordialidade é a qualidade de espírito
constituída por um misto de afabilidade e franqueza. O cordial
sabe reunir uma ausência total de duplicidade de atitudes,
irradiando simpatia. Incapaz de conservar rancores, o cordial
atrai e cativa todos que com ele se relacionam.
COSTUME
Na origem latina significa acostumar-se.
É sinônimo de hábito. Bem sentido sociológico e antropológico
cultural, significa usos e costumes de um grupo, de uma
sociedade. É uma maneira de agir aprendido pela cultura do
grupo onde se vive que, com o tempo, se constitui num hábito,
numa norma social não escrita, respeitada pelo grupo e válida
para todos os membros desse grupo. O costume é um simples modo
de agir do grupo, moralmente neutro.
COVARDIA
É um estado de espírito no qual o
indivíduo se deixa dominar pelo medo a ponto de se tornar
incapaz de enfrentar situações difíceis ou adversas. Sob esse
domínio, o covarde recorre à fuga, à mentira, à duplicidade e
à traição. A irresponsabilidade é a grande escola da covardia.
O irresponsável cria para si situações difíceis, cujas
consequências receia enfrentar; tolhido pelo medo recorre a
qualquer expediente covarde. O herói, contrário de covarde,
não é aquele que não sente medo, mas aquele que sabe
enfrentá-lo porque assume a responsabilidade de seus atos.
CRIMINALIDADE
Num sentido psicológico é a tendência
que leva uma pessoa ao crime. Num sentido sociológico indica
índices de crimes cometidos em uma comunidade e aos fatores
sociais que a condicionam. A criminalidade, como fenômeno
social, varia de grupo a grupo e, no mesmo grupo, passa por
fases mais ou menos agudas. Os principais condicionantes
causadores da criminalidade: 1)
Estado de desorganização social criado,
por exemplo, por uma defasagem entre processo de
industrialização e da urbanização. Tal defasagem determina a
marginalização de um grande contingente da população que não
está preparada para as exigências dos empregadores, reduzindo
as pessoas a condições de vida infra-humanas, nas quais a
promiscuidade propicia o aumento de índices de criminalidade.
2) Fase de transição social
profunda com crises de valores
que sustentavam uma determinada ordem social, sem que outros
valores se imponham à consciência individual ou coletiva. A
ausência de valores, na fase de transição, permite o
multiplicar-se de comportamentos aberrantes que se traduzem
concretamente num aumento da criminalidade. 3)
Enfraquecimento das estruturas legais e jurídicas que favorece
a impunidade, a qual, por sua vez, estimula o crime.
Conforme as circunstâncias e sob a ação de fatores diversos, a
criminalidade pode revelar-se em termos de maior frequência
num dos seguintes setores: a)
crime contra a pessoa, atentando
contra a vida, a integridade física, a saúde, a honra, a
liberdade e inviolabilidade das pessoas;
b) crime contra o patrimônio,
que podem ser furto, roubo, extorsão, usurpação, dano,
apropriação indébita, estelionato;
c) crimes contra a propriedade imaterial
como a propriedade intelectual,
os privilégios da invenção, a concorrência desleal;
d) crimes contra os costumes:
a liberdade sexual, a corrupção de
menores, o lenocínio; e) crimes
contra a família; f)c rimes contra a incolumidade pública,
tais como contra a
segurança dos transportes e comunicações, a saúde pública em
seus diversos setores e dimensões.
CRITÉRIOS
Sãos os princípios ou os valores pelas
quais julgamos as pessoas e as coisas. Assim, fala-se em um
homem de critério, para significar alguém que em seus juízos
se inspira sempre em princípios retos. A pessoa sem critérios
é aquela que reage ao sabor dos caprichos e das
circunstâncias, sem referência a certos parâmetros científicos
ou morais. Ter bons critérios e formular os juízos em função
deles, é a característica de uma personalidade bem formada.
CRÍTICA
Etimologicamente o termo crítica evoca a
ideia de separar, de discernir o bem do mal, o falso do
verdadeiro. Assim, fazer a crítica de um livro ou de um artigo
significaria explicitar os seus méritos e deméritos. Na
linguagem popular, porém, o termo tem mais um significado
pejorativo de ver apenas o lado maus das pessoas e das coisas
ou situações. É o sentido que aparece na expressão "um
espírito crítico", para designar uma pessoa perspicaz mas
sempre inclinada a apontar os aspectos negativos. De modo
geral, o ser humano, em suas análises de pessoas, fatos ou
instituições, deixa-se levar facilmente por uma tendência
pessimista pela qual critica tudo, focalizando apenas o que é
errado ou negativo. É uma tendência que não traz resultados
positivos e só traz reações negativas.
CRUELDADE
É o prazer de fazer mal a um ser vivo.
Constitui sintoma de certas doenças mentais, embora possa
surgir de forma passageira e esporádica em crianças que
perseguem e maltratam outras crianças menores, ou animais
pequenos e indefesos. Em sua forma doentia, ela se denomina
sadismo. É evidente que defeitos
de educação podem levar à prática de atos de crueldade.
Pelo tratamento médico psiquiátrico e a reeducação, pode o
indivíduo recuperar o equilíbrio e a sensibilidade,
características de personalidade humana bem formada.
Obs.
CULPABILIDADE
Estado de espírito no qual a pessoa tem
a consciência de ser responsável por algo mal feito. O
sentimento de culpabilidade pode assumir formas anormais, como
a excessiva escrupulosidade, podendo conduzir a obsessões
depressivas e angústias que paralisam todo o otimismo de viver
e todo o dinamismo interior. A culpabilidade só se transforma
em um fator patogênico, isto é, causa de moléstias como
neuroses e psicoses, quando a culpa que lhe dá origem não é
lealmente assumida pelo seu autor. Quando, ao contrário, a
culpa é reconhecida por uma consciência bem formada , o
sentimento de culpabilidade é um fator positivo de
aperfeiçoamento moral porque ele leva ao desejo de reparar a
culpa. D DECÁLOGO É o conjunto dos Dez Mandamentos da Lei de Deus que, segundo a tradição bíblica, foram comunicados por Deus a Moisés, no monte Sinai, esculpidos em pedra, que os israelitas conservaram na Arca da Aliança.O Decálogo é a explicitação mais essencial da lei natural. Transmitida a um povo rude de pastores nômades, é apresentado numa linguagem concreta e realista, sem sofisticação. Uma cultura urbana e refinada como a sociedade atual dificilmente sabe apreciar o seu sabor ingênuo, mas não há dúvida de que, na sua rudeza original, o Decálogo é a síntese mais perfeita de toda a experiência moral e religiosa da humanidade. É o código mais simples e mais fundamental sobre o qual, em última análise, repousam todas as legislações que regulam o comportamento humano. O texto original do decálogo diz assim: - Não terá outros deuses diante de minha face. II - Não farás esculturas nem quaisquer imagens do que está no alto dos céus, ou embaixo sobre a terra, ou no fundo das águas mais baixo que a terra. Não te prostrarás diante delas nem lhes prestarás culto. Sou eu o Senhor, teu Deus, um deus austero e cioso que pune a iniquidade dos pais nos filhos, nos netos e bisnetos, daqueles que me odeiam, mas que faz minha misericórdia até a milésima geração daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. III - Não pronunciarás em vão o nome de Yahweh, teu Deus, porque o Senhor não deixará impune quem pronunciar o seu nome em vão. IV - Lembra-te de santificar o dia de sábado. Durante seis dias trabalharás e te dedicarás a tuas atividades. Mas, no sétimo dia, que é um dia de repouso em honra do Senhor, teu Deus, não fará nenhum trabalho, nem teu servo, nem tua serva, nem teu gado, nem o estrangeiro que está entre teus muros, porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo que neles contêm, e ele descansou no sétimo dia. Por isto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o consagrou. V - Honra teu pai e tua mãe para que teus dias se prolonguem sobre o solo que te dá o Senhor, teu deus. VI - Não matarás. VII - Não cometerás adultério. VIII - Não furtarás IX - Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. X - Não cobiçarás a casa de teu próximo; não cobiçaras sua mulher, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu cavalo, nem nada do que lhe pertença. DEDICAÇÃO É o sentimento que conduz o indivíduo a empenhar-se de todo o coração e com todas as suas forças na realização de um trabalho ou na luta por uma causa que lhe pareça nobre, ou no serviço a uma pessoa digna de estima. Dedicação importa em sacrifício consciente e voluntário. Por isso, mesmo as manifestações de amor, especialmente dos pais pelos filhos, são sempre impregnada de dedicação. DELINQÜÊNCIA É um comportamento individual ou grupal anômalo que ameaça o bem estar do grupo ou de pessoa. O aumento da delinquência, principalmente nos grandes centros urbanos, estimulou estudos e pesquisas sobre o problema. Descobriu-se fatores psíquicos de natureza motivacional cuja ação é diversamente interpretada nas diversas escolas psicológicas. Hoje se reconhece com mais clareza a importância dos fatores sociológicos referentes ao ambiente e, em especial, à família, dada a expressiva correlação observada entre a delinquência e a desintegração familiar. Os estudos mais recentes, entretanto, convergem para a conclusão de que todos esses fatores, biológicos, psíquicos e sociais, têm um caráter condicionante relativamente à delinquência. Oferecem, esses fatores, condições que podem acentuar ou coibir a tendência ao delito. O fator determinante fica sempre com o livre exercício da vontade, conclusão que mostra a importância dos meios ético-educacionais, tanto na prevenção como na reabilitação da delinquência. A recrudescência do fenômeno trágico da delinquência juvenil e mesmo infantil, característica de nosso tempo, parece chamar a atenção da opinião pública para a urgência de enfrentar sistemática e eficaz\mente o problema, não só pelo esforço coletivo de suprimir os fatores condicionantes da delinquência como também, pela revisão de métodos educativos voltados para a formação do caráter e a educação para a responsabilidade. Obs: Para aprofundar este assunto, em especial a formação da disciplina e responsabilidade nas crianças e jovens, poderá pesquisar no livro "Disciplina e a educação para a cidadania", do escritor Antonio de Andrade e pedagoga Vera Lucia Ramos de Oliveira, livro encontrado pelo site www.editora-opcao.com.br DEPRESSÃO Pesquisas têm demonstrado que as mulheres são duas vezes mais propensas que os homens à depressão (sentimento de tristeza, de desânimo) e uma das razões é a diferença entre como cada sexo reage quando está deprimido. As mulheres procuram outras mulheres para falar do assunto, remoendo os porquês, prolongando a tristeza e a depressão. Os homens, de modo diferente, quando ficam deprimidos, procuram se distrair; e muitos caem em outro problema, o alcoolismo. A depressão aumenta em cinco vezes as chances de morte após ataque cardíaco, revela trabalho publicado no Journal of the American Medical Association. A depressão, o isolamento e a solidão podem ser muito prejudiciais à saúde do coração. Daniel Goleman que escreveu inteligência Emocional tem mostrado que a intimidade, o apoio emocional e as relações sociais são tão - ou mais - importantes para a saúde do coração, quanto os exercícios físicos e a dieta saudável. DESPERDÍCIO É o gasto desnecessário de dinheiro ou valores de qualquer espécie, do mesmo mo do como de quaisquer coisas, como luz ou ságua e outras coisas. É uma das causas da miséria existente no mundo, porque aquilo que se esbanja certamente poderia ser aproveitado por outras pessoas. O desperdício é demonstração de falta de espírito de fraternidade e da compreensão dos deveres que cada um têm em relação à comunidade em que vive. Desperdiçar alimentos, água, luz, calçados, objetos, dinheiro, etc, é contribuir para aumentar os problemas que o mundo atravessa. DESPREZO É não dar o devido preço ou valor a algo. Falta de apreço ou consideração relativamente a uma pessoa ou objeto. O desprezo é, muitas vezes, resultante da inveja e sempre prova de orgulho. DISCIPLINA Sem, disciplina é impossível que uma organização ou grupo realize a sua finalidade, porque a indisciplina é anarquia. É comum encontrar jovens que não aceitam qualquer disciplina, que preferem criar o caos, numa atitude de "quanto pior, melhor". A disciplina, longe de ser contrária à liberdade, é a condição indispensável para garantir a todos o máximo de liberdade no uso de seus direitos e no respeito aos direitos alheios. Uma nação tem os seus dias contados quando a indisciplina penetra na família e daí invade a escola e os serviços públicos civil e militar. A disciplina pessoa é o hábito adquirido de acatar espontaneamente os regulamentos e autoridades às quais se deve obediência. Obs: Para aprofundar este assunto, em especial a formação da disciplina e responsabilidade nas crianças e jovens, poderá pesquisar no livro "Disciplina e a educação para a cidadania", do escritor Antonio de Andrade e pedagoga Vera Lucia Ramos de Oliveira, livro encontrado pelo site www.editora-opcao.com.br E EDUCAÇÃO Processo pelo qual uma pessoa ou grupo de pessoas adquirem conhecimentos gerais, científicos, artísticos, técnicos ou especializados, com o objetivo de desenvolver sua capacidade ou aptidões. A educação pode ser recebida em estabelecimentos de ensino ou através de experiência cotidiana por intermédio de contatos pessoais, leituras, viagens, etc. Quando a educação é excessivamente severa pode levar as crianças a inibir-se e retrair-se. A educação é uma atividade que visa levar o ser humano a realizar as suas potencialidades físicas, intelectuais, morais e espirituais. Abrange o desenvolvimento integral do homem. É um processo contínuo pois se estende desde as origens até a morte da pessoa. A educação tem uma fase intensiva e sistemática na fase da infância, adolescência e juventude, como esforço para transmissão do patrimônio cultural da humanidade às novas gerações. Para essa transmissão cooperam a família, a escola, a igreja, o Estado. Toda educação se baseia numa filosofia de vida e cada indivíduo tem o direito de ser educado de acordo com a filosofia de vida da família a que pertence, pois esta tem prioridade relativamente à educação da prole, por ser a instituição familiar anterior à da sociedade civil e do Estado. EFICIÊNCIA É fazer, criar, consumar uma obra. É a qualidade de quem é eficiente. É uma das características mais valorizadas numa civilização tecnológica. O eficiente é aquele que encontra solução para todos os problemas, usando poucos recursos. A eficiência engloba os ideais de senso de responsabilidade e de dinamismo criador. Ela se adquire através da educação voluntária e de uma formação científica, técnica ou profissional que fornecem os meios para equacionar corretamente os problemas e empenhar-se na sua superação. EGOÍSMO O termo egoísmo designa amor de si mesmo. O egoísmo natural, psicológico, sem conotação pejorativa, é uma tendência natural, inata em casa ser, a se preservar e se desenvolver. Nesse tipo de egoísmo está o instinto de conservação. Sem este egoísmo natural, o homem não procuraria o bem e a felicidade, o amor. O termo egoísmo é pouco conhecido nesse sentido filosófico devido ao fato de lembrar mais o seu sentido moral, de amor exclusivo ou excessivo de si mesmo, subordinando tudo ao próprio interesse. O egoísta procura sempre e em tudo o seu interesse imediato e para alcançar o seu objetivo não leva em conta nenhum princípio moral. A falcatrua, a traição, a felonia, tudo para ele é bom, desde que favoreça a seus objetivos pessoais. O egoísta é dominado pela ambição e pela inveja. Incapaz de alegrar-se com a felicidade alheia, só vê nos outros os competidores que é preciso neutralizar ou eliminar. Todo o dinamismo do egoísta, sua vontade, são polarizadas pelo objetivo único de ampliar suas próprias satisfações. Egoísmo é a atitude mais estéril e mais infeliz. Do ponto de vista social, o egoísmo é a raiz amarga de todos os males que afligem a humanidade. O egoísmo dos indivíduos exaure, numa luta por interesses solitários, um dinamismo que poderia ser canalizado para o bem de todos. O egoísmo das classes alimenta as lutas e os conflitos. O egoísmo insaciável e a ganância de muitos ricos provoca o ressentimento e a revolta dos pobres. O egoísmo das nações é um dos principais responsáveis pela divisão do mundo em países de abundância e países de miséria. Não é moralismo inócuo pregar o ódio ao egoísmo, porque ele contamina todas as estruturas sociais, esteriliza todas as reformas e neutraliza os efeitos de qualquer esforço de planejamento racional. A grande tarefa dos pais e educadores, a grande responsabilidade dos jovens que assumem em suas mãos a construção da própria personalidade é precisamente esta: coibir o egoísmo, descobrir a nobreza dos ideais altruístas e polarizar para eles o próprio resultado da vida. EMOÇÃO É uma reação psicológica complexa pois engloba fenômenos psicológicos e fisiológicos como alegria, tristeza, cólera, medo, preocupação, rancor, ansiedade, etc.
EMULAÇÃO
É o sentimento que incita a imitar outrem ou a tentar
excedê-lo. O princípio que rege a emulação é o oposto do sentimento de
inferioridade. Todo indivíduo possui forças potenciais capazes de serem
desencadeadas. Habilmente estimuladas essas forças podem levá-lo a um esforço,
através do qual procura igualar-se a seus semelhantes e até mesmo a
ultrapassá-los. A primeira etapa da emulação é, pois, a imitação; a seguir o
indivíduo, além da tendência de "fazer como o outro", passa a ter o desejo de
"fazer melhor que o outro". Como estimulante das energias humanas, a emulação é
da maior importância.Não consiste em criar interesse fictícios, nem situações
irreais, mas em realizar a ordenação de forças para obter melhores resultados. A
emulação tem sua importância reconhecida nos meios profissionais,
manifestando-se através de congressos, exposições, prêmios e até isenção de
impostos. A aplicação básica da emulação, nos meios escolares, assume formas
variadas: prêmios, boas notas, aprovação, quadros de honra, concursos e
competições, etc. Esta emulação deve ser feita acentuando-se o resultado da
classe em geral, e não dos alunos individualmente, pois a competição individual
pode levar a um nocivo espírito de rivalidade, que vê no outro apenas o
concorrente e não o colaborador. A melhor emulação não consiste tanto em
estabelecer-se um paralelo consigo mesmo: convém antes de tudo, que o indivíduo
compare o que foi feito antes com o que é hoje, a fim de compreender que se
trata menos de ultrapassar os outros do que ultrapassar-se a si mesmo.
ENTUSIASMO
Do grego "en" + "théos" + "asmos" que significa o sopro divino, ser penetrado
por um sopro divino. A origem do termo
EQÜIDADE
É uma virtude que complementa a justiça e que consiste em, reconhecer os
direitos de cada um, mesmo sem levar em conta as exigências estritas da lei
escrita. Para se poder ser igualmente justo com todos é preciso levar em conta
as situações individuais com seus aspectos peculiares. É esta a função da
equidade e é neste sentido que ele complementa a justiça. Agir com equidade é
difícil, especialmente no caso de educadores diante de classes heterogêneas,
onde a atenção às condições individuais pode degenerar em favoritismo.
ESMOLA
O termo esmola significa em bem material doado a um
necessitado. Primitivamente, o termo exprimia uma atitude, um sentimento de
compassividade para com o necessitado. Este sentimento se manifestava,
naturalmente, através de um auxílio material que, aos poucos, passou a absorver
todo o sentido da esmola. Na tradição cristã, dar do supérfluo ao necessitado
não constitui propriamente uma esmola porque o necessitado tem um direito
natural a ela. Há maneiras e motivos falsos e autênticos de dar esmola. Os
falsos consistem: 1 - dar como exibição de generosidade; 2 - dar para obter
popularidade; 3 - dar como um anestésico da própria consciência para se eximir
às responsabilidades da justiça social, tornando a esmola um mero paliativo que
atenua a dor do necessitado, sem atingir as causas de sua miséria. Os motivos
autênticos são: 1 - atender a uma necessidade premente que não pode esperar por
providência mais completa; 2 - encontrar na esmola um estímulo para realizar
reformas tais que suprimam as necessidades, inclusive a de pedir esmola; 3 -
ajudar ao necessitado a superar as condições que o levaram a esmolar.
ESPERANÇA
Sentimento que leva o homem a olhar para o futuro, considerando-o portador de
condições melhores que as oferecidas pelo presente, de tal sorte que a luta pela
vida e os sofrimentos são enfrentados como contingência passageira, na marcha
para um fim mais alto e de maior valor.
ESTIMA
Do latim "aestimare" (= apreciar, avaliar). É o sentimento de afeto ou apreço
por uma pessoa, animal ou objeto. Implica numa idéia de avaliação ou julgamento
do mérito. Um indivíduo de caráter bem formado conquista, geralmente, a estima
das pessoas com as quais convive. A estima difere da amizade porque não implica
em reciprocidade.
ESTÍMULO
Do latim "stimulus". Significa, segundo a Psicologia, tudo aquilo que é capaz de
provocar uma reação psicológica ou fisiológica.
EVOLUÇÃO
É o processo contínuo e gradativo pelo qual um ser ou um fenômeno desdobra
suas potencialidades imanentes até atingir a plenitude de sua realização.
EXEMPLO É toda ação que, voluntária ou involuntariamente, vem a se constituir em modelo para idêntica ação de outro. O termo ação é usado aqui em sua mais ampla generalidade, compreendendo gestos, comportamentos, atitudes, formulação de juízos ou sentimentos, expressões, linhas de conduta e o próprio modo de viver.Tais ações podem ser feitas com a intenção de modelar o comportamento alheio ou sem ela. Ninguém pode se eximir da responsabilidade da influência imitativa de suas ações, porque vivemos em sociedade na qual a imitação é um dos processos de aprendizagem. O bom exemplo tem um enorme poder de influência. Já os antigos diziam: As palavras movem, os exemplos arrastam. Muitos gestos nobres, muitas vidas heroicas tiveram seu primeiro impulso num exemplo silencioso e obscuro, de um pai, de um mestre, de um amigo. A coerência entre o que se diz e o que se faz, é um dos mais altos valores da personalidade que pode exercer influência decisiva numa comunidade. Já a influência nefasta do mau exemplo é igualmente incalculável, porque se propaga como uma reação em cadeia, cuja consequência pode ser a perversão de toda uma geração. Não é absurdo dizer que um dos fatores de desregramento moral de certos setores da juventude foi o mau exemplo recebido dos pais e dos educadores, além de grande influência negativa da TV e dos filmes de violência.O maior exemplo positivo que os pais podem dar a seus filhos é o de serem pais felizes e saudáveis, em todos os aspectos.
Por mais desvairada que uma geração corra ao precipício, os
exemplos salutares sempre se lhe gravam na lembrança. (Rebelo da Silva)
EXPERIÊNCIA
No sentido científico é uma fonte de conhecimento que consiste em provocar
sistematicamente um fenômeno, em condições controladas e mensuráveis pelo
observador. No sentido popular, experiência denota uma sabedoria humana aprendida
na escola da vida. Nesse sentido, diz-se que os velhos têm experiência. Uma
longa vida permite-lhes passar tantas vezes por situações tão diversas que
puderam assim acumular um acervo de conhecimentos práticos que os mais jovens
não podem, em geral, possuir. A geração jovem pouparia numerosos dissabores se
acatasse os conselhos dos mais velhos, mesmo sem atinar com a sabedoria oculta
que os inspira.
F
FAMÍLIA
Uma das funções da família é a educativa que proporciona aos filhos os meios
necessários para participar da vida em grupo: ensina os rudimentos da linguagem,
inculca os hábitos indispensáveis para que eles possam viver numa sociedade
humana civilizada. A vida social requer um longo aprendizado, que só pode ser
ministrado através de uma ação perseverante e carinhosa. É a família que ensina
aos filhos a assumirem com naturalidade inúmeros comportamentos e atitudes, sem
os quais os filhos seriam desajustados sem condições de convívio social. A
família é o lugar natural onde o amor, a mais profunda exigência humana, se
realiza e se expande: amor mútuo de homem e mulher; amor de ambos pelos filhos
que são a síntese viva deles mesmos e a garantia de sua prolongação e
sobrevivência no tempo; amor dos filhos aos pais e irmãos entre si. Quando a
família falha nessa função, os reflexos dessa falência podem traumatizar
profundamente os seus membros e dar origem a desajustes psíquicos que repercutem
em toda a sua vida. Atualmente as famílias estão perdendo a estabilidade, em
especial devido ao reduzido número de membros (no passado as famílias eram mais
numerosas, com muitos filhos). Estatisticamente j´[a está comprovado que a
frequência de separações e divórcios é maior em famílias pequenas do que em
famílias numerosas. O principal fator desta instabilidade crescente é de ordem
ideológica, ou seja, um número sempre maior de jovens nubentes vê no matrimônio
não uma responsabilidade, mas apenas uma oportunidade de prazer. Quando na vida
conjugal o prazer não compensa mais os sacrifícios, o vínculo se rompe, e cada
cônjuge vai tentar novas aventuras, voltadas ao mesmo fracasso, porque baseadas
na mesma concepção.
FAVORITISMO
Do vocábulo italiano "favorito". É uma forma de injustiça caracterizada pela
atribuição de vantagens motivadas não em razões objetivas dos méritos e
competências, mas em razões subjetivas de interesses ou preferências. O
favoritismo prejudica: 1 - aquele que aparentemente é o beneficiado, tirando-lhe
a alegria de vencer pelo próprio esforço e incapacitando-o para uma concorrência
leal com competidores; 2 - ao grupo, que além do justo ressentimento que o
favoritismo nele suscita, ainda tem de arcar com os prejuízos decorrentes da
falta de capacitação que o favorito geralmente apresenta para o exercício de
algum serviço ou atividade que lhe foram atribuídas. No lar e na escola o
favoritismo é fonte de complexos emocionais e muita frustração, criando revolta
e insatisfações. FELICIDADE
Do latim "felicitas". Num primeiro
sentido, o termo conota a ideia de sorte favorável, como quando se diz que
alguém teve a felicidade de encontrar um homem honesto para o seu negócio, ou de
comprar um bilhete premiado. Neste sentido, a felicidade seria o resultado de
fatores puramente aleatórios. Num sentido mais amplo, felicidade significa a
ideia de plena satisfação, uma sensação de alegria, de paz e de plenitude
interior. Neste sentido, todo homem tem na vida momentos de felicidade ou mesmo
períodos mais longos, nos quais ele desejaria que o tempo parasse para que
aquela sensação se transformasse numa situação definitiva. Nesses momentos é que
se torna possível intuir a felicidade no seu sentido mais preciso: ausência de
todo mal, fruição de todo bem de que a natureza humana é capaz e certeza
absoluta da permanência definitiva desse estado. É esta plenitude de felicidade
que todo homem procura através de seus esforços e trabalhos. Ela é o polo oculto
que magnetiza o dinamismo humano. Toda ação humana, mesmo os gestos mais
simples, é atravessada por este magnetismo. Se este cessasse, o homem perderia o
sentido de viver e seria prostrado pelo tédio. A felicidade é aquilo que todos
buscam, adotando, porém, caminhos diversos para alcançá-la. Uns imaginam
encontrá-la através de riquezas porque supõem que com dinheiro tudo se compra e
que a felicidade é uma mercadoria como outra qualquer. A verdade, porém, é que
muitos ricos morrem de tédio, e que as mais altas taxas de suicídio se registram
nos países e nas camadas mais ricas. Outros imaginam encontrar a felicidade na
afluência de prazeres; desde os mais altos prazeres do espírito, o prazer da
descoberta e da criação intelectual, o prazer estético, até os prazeres que mais
de perto confinam com a animalidade: a sexualidade e a glutonaria. Outros,
enfim, esperam alcançar a felicidade na fruição da honra, do prestígio que
acompanha, em geral, o exercício do poder.
O verdadeiro objetivo do ser humano é mais vida - vida mais
plena, seja qual for nossa definição de felicidade, só experimentaremos a
felicidade na medida que experimentarmos mais vida. Vida mais plena significa
maior número de realizações, conquista de objetivos dignos, mais amor, mais
felicidade tanto para nós como para nossos semelhantes. (Dr. Maxwell Maltz)
FIDELIDADE
É a coerência de atitude em face de um compromisso, dever ou afeição. É a
fidelidade que cria o clima de confiança indispensável ao convívio social.
FINGIMENTO
Simulação ou duplicidade de caráter. Consiste em apresentar reações falsas
diante de fatos e situações, aparentando emoções e sentimentos que não
correspondem à realidade. O fingimento é falta grave de caráter, mais
prejudicial ao indivíduo que a possui, do que àqueles com os quais convive. Em
geral, o fingimento está ligado à ambição, à covardia, à adulação e à lisonja.
FIRMEZA
Do latim "firmus" (= forte, sadio, firme). O termo, em sua conotação moral,
indica uma qualidade das pessoas de caráter. É a característica daqueles
que não se afastam da norma da retidão, nem por interesse, nem por lisonjas, nem
por fúteis motivos sentimentais. A firmeza é um fator imprescindível para uma
educação sadia e forte. É ela que tempera o caráter e prepara o homem para as
lutas da vida. A firmeza em exigir o cumprimento do dever se concilia com as
exigências da equidade e deve sempre, ser aplicada com serenidade e sem paixões.
FORTALEZA
É a virtude moral que dá forças à pessoa para o exercício do bem, sem deixá-la
abater pelas dificuldades. Nesse sentido diz-se de uma pessoa que enfrenta os
revezes da vida sem esmorecer que "ela tem fortaleza de ânimo". A fortaleza é
sempre resultante da boa formação moral temperada na escola do sofrimento.
G
GENEROSIDADE
É a nobreza de ânimo que leva uma pessoa a empenhar-se o que é e o que
possui para o bem alheio. Opõe-se à mesquinhez e a generosidade torna a pessoa
capaz de compreender e desculpar as fraquezas e falhas dos outros, ainda mesmo
quando prejudicado por elas.
GULA
Muitas pessoas com o vício da gula justificam que precisam
comer muito e se regalam com os prazeres da mesa, alimentando-se além do que na
realidade necessitam. Em geral, os que possuem o vício da gula, ficam gordos.
H
HÁBITOS
São aquelas formas de atividade que, pela sua própria repetição, a pessoa
realiza como que automaticamente. Assim, o ser humano pode adquirir hábitos
físicos, mentais e morais. Os hábitos mais profundos e arraigados são os
adquiridos na mais tenra idade. É pelo mecanismo dos hábitos que o ser humano
aprende a andar e falar, adquire a prática de esportes ou a técnica de uma arte.
HEREDITAREDADE
É um fenômeno biológico pelo qual os ascendentes (pais)
transmitem aos descendentes (filhos) certas qualidades. Herdado é aquilo que é
transmitido nas células germinativas dos pais no momento da fecundação. Inato é
aquilo com que nascemos.
HOMEM DE BEM
É a pessoa que desenvolveu as suas potencialidades, em alto grau. Quais seriam
essas potencialidades? Um conjunto de qualidades universalmente aceitas foi
escrito pelo francês Léon Hippolyto Denizard Rivail, que se tornou mundialmente
célebre sob o pseudônimo de Allan Kardec (1804-1869). (Ubiratan Rosa, Moderna
Enciclopédia Brasileira, G. Lopes Editora, 1979, pp 332-334). "O verdadeiro
homem de bem é aquele que pratica a lei da justiça, de amor e caridade, na sua
maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se
não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não
deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se
queixar dele, enfim, se fez aos outros tudo aquilo que queria que os outros lhe
fizessem. O homem de bem tem fé em Deus, na sua bondade, na sua justiça e
na sua sabedoria; sabe que nada acontece sem a sua permissão e submete-se em
todas as coisas à sua vontade. Tem fé no futuro, e por isso coloca os bens
espirituais acima dos bens temporais. O homem de bem sabe que todas as
vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou
expiações, e as aceita sem murmurar. É homem possuído pelo sentimento de
caridade e de amor ao próximo, fazendo o bem pelo bem, tornando a defesa do
fraco contra o forte e sacrificando sempre o seu interesse à justiça. O
homem de bem encontra sua satisfação nos benefícios que distribuem, nos serviços
que presta, nas venturas que promove, nas lágrimas que faz secar, nas
consolações que leva aos aflitos. Seu primeiro impulso é de pensar nos outros,
antes que em si mesmo, de tratar dos interesses dos outros, antes que dos seus.
É homem bem, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raça e nem de
crenças, porque vê todos os homens como irmãos. Respeita nos outros todas as
convicções sinceras e tem amor ao próximo. Não tem ódio nem rancor, nem desejos
de vingança. A exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e não se lembra dos
benefícios. O homem de bem é indulgente para as fraquezas alheias. Não se
compraz em procurar os defeitos dos outros, nem a pô-las em evidência.
Estuda as suas próprias imperfeições e trabalha sem cessar em combatê-las. Todos
os seus esforços tendem a permitir-lhe dizer, amanhã, que traz em si alguma
coisa melhor do que na véspera. Não tenta fazer valer nem o seu espírito, nem os
seus talentos, a expensas dos outros. Pelo contrário, aproveita todas as
ocasiões para fazer ressaltar as vantagens dos outros. O homem de bem não se
envaidece em nada com a sua sorte, nem com os seus predicados pessoais, porque
sabe que tudo quanto lhe foi dado pode ser retirado. Se nas relações sociais
alguns homens se encontram na sua dependência, trata-os com bondade e
benevolência, porque são seus iguais perante Deus. Usa sua autoridade para
erguer-lhes a moral e evitar tudo quanto poderia tornar mais penosa a sua
posição subalterna. O homem de bem, enfim, respeita nos seus semelhantes todos
os direitos que lhe são assegurados pelas leis da natureza, como desejaria que
os seus fossem respeitados."
HONESTIDADE
Na origem latina do termo, "honestitas", tinha um sentido amplo, a ponto de
compreender todas as virtudes de uma vida pautada segundo a razão natural. Hoje
o termo tem um sentido mais restrito e refere-se, principalmente, à veracidade
da palavra e à lisura nas relações de justiça. O homem honesto é aquele que não
mente, que respeita a palavra dada, incapaz de qualquer apropriação indébita em
seus negócios e no exercício de suas responsabilidades públicas ou privadas.
Assim,
HUMILDADE
Do latim "humilitas", de "humilis"
(= pequeno, perto do chão (= humus). A humildade é uma virtude que conduz o
indivíduo à consciência das suas limitações. O humilde não se deixa lisonjear
pelos elogios ou pela situação de destaque em que se encontre. Todo sábio é
humilde porque sabe que só sabe pouco do muito que deveria saber. E todo homem
verdadeiramente grande possui humildade. Humildade não é fingimento, mas
consciência clara do valor relativo e passageiro das coisas.
I
ICONOCLASTA
Do grego "Icon" (= imagem) e "Clastein" (= quebrar). Historicamente o termo
designou um movimento liderado por Leão II, o Isáurico (675-741), imperador do
Oriente, que combatia implacavelmente as imagens dos santos. O termo hoje é
empregado em sentido analógico para designar os que se insurgem contra os ídolos
populares, os mitos e os símbolos em que uma história ou uma cultura configuram
os seus valores espirituais. Todo crítico, de certo modo, exerce uma ação
iconoclasta. Esta é útil na medida em que contribui para a demolição de mitos
inautênticos ou de símbolos de falsos valores. A juventude revela sempre uma
certa tendência iconoclasta a queimar tudo o que os outros, mais velhos,
adoraram. Chegada à idade adulta, porém, ela acaba muitas vezes por adorar o que
queimaram.
IDEALISMO
Atitude de espírito aberta a um ideal. Idealista é aquele que crê no poder
das ideias e na nobreza de sentimentos, para reformar o homem e a sociedade. O
idealismo é uma das características mais nobres da juventude, onde encontra a
fonte de sua inspiração e de suas ações.
IMITAÇÃO
É a reprodução, feito por uma pessoa, de atitudes ou atos, de outra pessoa. A
imitação tem grande importância na vida social: contribui para a homogeneidade
e, por conseguinte, para a estabilidade do grupo social, difundindo modos e
fixando hábitos e costumes; é elemento básico para a educação; é fator de
progresso porque leva à propagação de ideias, de comportamentos e processos
sociais seja de indivíduo a indivíduo, seja de grupo a grupo, provocando a
combinação desses elementos com outros anteriormente existentes, daí surgindo
novas formas de pensamento e de ação.
INDEPENDÊNCIA
Pais e educadores conscientes preparam as crianças para serem adultos
independentes e responsáveis pelas suas próprias vidas. Prepararam-nos para se
tornarem o melhor que puderem ser.
INFÂNCIA
É o período da vida que precede a adolescência. Esse período se caracteriza 1 -
pela grande dependência do ser humano com relação a seus pais e ao quadro
familiar. Diferentemente do que acontece com os animais que nos primeiros dias
ou meses de vida são capazes de subsistir por si mesmos, a criança necessita dos
cuidados dos adultos pois sem eles, pereceria em poucas horas. 2 - pela
sua plasticidade tanto física quanto psíquica, propriedades que dão a esta fase
da vida, a sua enorme capacidade de aprendizagem e assimilação das impressões e
experiências que permanecerão para o resto da vida. É a idade em que, sob
a ação dos pais e educadores, o ser humano se equipa do conjunto de hábitos e
maneiras de agir que preparam para a vida em sociedade. Essa característica da
infância impõe as adultos mais velhos que com elas entram em contato a grande
responsabilidade de portar-se sempre com dignidade diante dela. 3 - pelo seu
poder precoce de intuir, mesmo antes de ser capaz de conceitualizar ou de
exprimir em palavras o que ela capta do mundo exterior. Desde os primeiros meses
de vida, a criança atinge com extraordinária sutileza, certas realidades globais
que vão influir decisivamente em sua atitude perante a vida. É grande engano
pensar que, pelo fato de a criança não compreender, não há mal algum em ter
diante dela um comportamento livre. Ela registra com extrema nitidez a imagem e
intui sua significação global e esta imagem registrada poderá ser causa de
complexos e traumas, dificilmente detectáveis no futuro. Para se desenvolver
normalmente, a infância necessita de um clima familiar sadio, e principalmente
de amor leal, dedicado e carinhoso, o que não significa a condescendência com
seus caprichos e teimas. Do sorriso da infância depende que haja um pouco mais
de felicidade no mundo.
INSTINTO
Conjunto de tendências naturais que derivam das necessidades fundamentais ou
primárias do ser vivo. Em virtude dessas necessidades, o organismo é
impulsionado a agir de modo a satisfazê-las, favorecendo sua preservação própria
e a da espécie.
INTEGRIDADE
É a qualidade daquele a que nada falta. Do ponto de vista moral, entretanto,
sugere-se a ideia de um caráter sem falhas que se manifesta por uma absoluta
honestidade no cumprimento dos deveres. Pesquisa realizada em Maio de 1998 entre
as principais empresas do Rio Grande do Sul a S. Paulo, constatou que as
empresas buscam em novos executivos, além das características de liderança e
ação em busca de resultados, a característica integridade como pessoa, isto é,
característica de caráter e personalidade. Na Revista Claudia de fevereiro
de 2002, página 118: "Uma boa impressão é a que fica. As qualidades que podem
impressionar alguém, a honestidade encabeça a lista seguida da gentileza e
atenção para com as pessoas. Essa é a opinião de Jo-Ellan Dimitrius e Mark
Mazzarella, autores do livro Começando com o pé direito. A lista é a seguinte: 1
- Honestidade 2 - Gentileza 3 - Confiabilidade 4 - Interesse pelo que dizem os
outros 5 - Inteligência 6 - Competência 7 - Humildade 8 - Expansividade
(comunicativo, aberto) 9 - Autoconfiança 10 Boa aparência.
INTROSPECÇÃO
É o esforço de auto-observação interior, através do qual o indivíduo busca
descobrir as causas, a evolução e os efeitos dos fenômenos psicológicos
ocorrentes em si mesmo.É um processo inteiramente subjetivo.
INVEJA
Ver, olhar com maus olhos. É o sentimento de desgosto em face do bem alheio,
acompanhado do desejo de que esse bem seja destruído. O invejoso não se contenta
nunca com aquilo que possui ou recebe, e fica revoltado com os benefícios,
alegrias ou felicidade de qualquer tipo atribuídos a outra pessoa. A inveja leva
à maledicência (falar mal dos outros) e à calúnia.
J
JUSTIÇA
Do latim "Justitia". É o dever moral de dar a cada um o que lhe é devido. É a
base insubstituível de todo relacionamento não só das pessoas entre si, como
entre as pessoas e o Estado, e dos Estados entre si. Sem justiça, a vida social
se torna uma imensa hipocrisia e um latrocínio organizado. Uma das maiores
responsabilidades da educação é inculcar, pela palavra e pelo exemplo, o senso de
justiça, que se traduz numa consciência clara dos próprios direitos e deveres e
no respeito aos direitos dos outros.
L
LAR
É o local de residência do indivíduo ou a unidade social básica - a família.
LEALDADE
É uma atitude de solidariedade com os membros do grupo, que se manifesta pela
verdade no falar e pela fidelidade no cumprimento das responsabilidades
assumidas.
LIBERDADE
Do latim "libertas", de "liber" (= livre). Primitivamente, no seu valor
original, o homem livre era o que não se encontrava preso ou em condições de
escravo. Liberdade designava assim, o estado de quem podia agir por sua vontade,
sem imposição de outrem. No plano social e político, liberdade significa um
estado de ausência de coerção. Liberdade política significa o uso responsável
dos direitos e exercício consciente dos deveres. No sentido psicológico,
liberdade é a capacidade de ser racional e consciente de autodeterminar-se ante
várias opções.
M
MALEDICÊNCIA
MATURIDADE
Do latim "maturitas", de "maturus" (= maduro, propriedade do
que é maduro, do que chegou a sua plena evolução). O termo
significa um grau de desenvolvimento geral da personalidade,
principalmente de um controle sobre as reações instintivas. O
homem maduro reflete antes de agir, pondera as consequências
de seus atos e assume a responsabilidade dos mesmos. A
maturidade é a plenitude atingida pelo ser humano na
realização de suas potencialidades. Veja mais ideias no livro
Criança Feliz, adulto Feliz, de Antonio de Andrade, Editora
Opção, livro encontrado pelo site
www.editora-opcao.com.br
MESTRE/ PROFESSOR/A
É alguém com saber insigne que não só transmite conhecimentos,
mas é um formador de caráter e personalidade dos educandos. O
mestre comunica um poder criador. O mestre é sempre um
educador, pois associa a formação intelectual com a formação
moral de seus alunos pelas suas palavras e exemplo de vida.
MORAL
Da raiz latina "mores" (= costumes, conduta, modo de agir). É
o conjunto das normas que orientam o homem para a realização
de seu fim, sua razão de ser para o qual foi criado. Através
de uma experiência milenar, a humanidade veio acumulando um
conjunto de preceitos que se têm revelado como eficazes para a
realização da pessoa humana. A formulação destes preceitos
constitui o que se chama a Mora. Tudo o que promove a
plenitude da natureza humana é moralmente bom.
MOTIVAÇÃO
A palavra vem do vocábulo "motivo", do latim "movere" (=
mover, ser movido). Motivo é o impulso que estimula o
indivíduo a uma atividade que vai além das forças orgânicas,
com base em impulsos orgânicos ou interesses adquiridos
afetando os pensamentos, emoções e comportamentos do
indivíduo. Embora os seres humanos respondam, como os animais,
aos impulsos orgânicos, o desejo de conformar-se às normas de
comportamento socialmente aceitáveis constitui um dos mais
fortes motivos humanos. Á medida que o indivíduo amadurece, os
estímulos sociais modificam a maneira como são satisfeitos os
impulsos orgânicos. Os motivos exercem três funções no
comportamento humano: 1 - dão energia 2 - selecionam e 3 -
dirigem as atividades do indivíduo. Há 4 tipos de motivos
básicos que governam, isoladamente ou combinados, todas as
atividades do indivíduo: sobrevivência, segurança, satisfação
e estimulação. O ser humano procura continuar vivo,
conservar-se intacto, sentir alegrias/satisfações e
experimentar novos estímulos.
N
NATURALIDADE
Do latim "naturalitas" (= conforme a natureza). Em sentido geral, refere-se a
tudo o que é natural, em oposição ao que é artificial. Refere-se a um modo de
agir autêntico, simples, não sofisticado, sem afetação. Em sentido restrito,
designa a pátria de nascimento.
NEGLIGÊNCIA
É a falta de cuidado ou omissão no cumprimento dos deveres ou obrigações.
Resulta, quase sempre, de má orientação educativa, de preguiça ou de estados
psíquicos anormais, por motivo de moléstia, choques emocionais, embriaguez, etc.
Tem, muitas vezes, consequências graves, prejudicando a paz doméstica, a
harmonia do convívio social, além de por em risco as situações individuais ou
coletivas, pois a maior parte dos acidentes ocorre por negligência dos
responsáveis. De alunos negligentes nos estudos, resultam profissionais
inadequadamente preparados para enfrentar as responsabilidades de seus trabalhos
e para vencer na luta pela vida.
NOIVADO
É o compromisso oficial e público de que duas pessoas pretendem contrair
matrimônio. É a continuação e confirmação do namoro, iniciando-se uma fase de
maior convivência destinado a por à prova a firmeza dos sentimentos afetivos do
par, bem como a proporcionar oportunidade para mais amplo conhecimento mútuo e
planejamento harmonioso da vida conjugal. Durante o noivado, a sinceridade deve
ser mais que nunca, a base do entendimento, a fim de que no futuro não surja a
frustração decorrente de imagens que não correspondem à realidade. Durante o
noivado processa-se a primeira fase de ajustamento, na qual cada qual procura
compreender e aceitar, por amor, as falhas e imperfeições do outro,
esforçando-se por superar as próprias falhas e imperfeições, no sentido de
alcançar as bases para uma união harmoniosa e estável. O noivado é a época das
pequenas renúncias, dos pequenos sacrifícios, ao lado das grandes emoções e dos
grandes sonhos. A juventude que se chama de "moderna" não tem dado o devido
valor a este período, muitas vezes passando do namoro para um relacionamento
mais íntimo que nas gerações passadas só ocorreriam após o casamento. E talvez
ai esteja a causa de grande número de casais que se separam após curto tempo de
casamento. Veja mais ideias na página Mensagens Educativas Positivas no site
www.editora-opcao.com.br sob o
título "Namoro moderno? Socorro! Quero um namoro à moda antiga!".
O
OBEDIÊNCIA
A
OB
É
Ó
Do latim "odium", com o mesmo sentido. É um violento sentimento de repulsa que
leva a pessoa a desejar a destruição do objeto odiado. É o contrário de amor. É
o mais pernicioso sentimento que pode dominar o ser humano gerando crimes,
frustrações, rancores, etc. O ódio não constrói, só destrói. Engendra mais ódio,
numa reação em cadeia que pode paralisar toda a vida de uma família ou grupo e
compromete irremediavelmente a paz. A nobreza suprema do ser humano reside em
não odiar até mesmo os seus inimigos.
O
É um termo usado para designar uma injúria feita à pessoa ou à honra de alguém,
em geral por palavras, atos ou gestos ou atitudes, como por exemplo, negar-se
acintosamente a saudar alguém numa recepção. No oriente uma das maiores ofensas
é jogar um sapato na outra pessoa.
OPÇÃO
Do latim "optio", do verbo "opto" (= examinar com atenção, escolher). É um ato
de vontade que escolhe uma dentre alternativas com exclusão das demais.
OPORTUNISMO
No bom sentido, é um senso de realismo que sabe aproveitar da melhor maneira
possível as situações concretas. No mau sentido, que é o mais corrente e
utilizado, denota uma habilidade especial em transformar todas as situações em
oportunidades favoráveis aos próprios interesses, sem levar em conta as
exigências da coerência consigo mesmo e com os próprios princípios morais. O
oportunista, nesse sentido, muda ou parece mudar de convicções ao sabor dos
acontecimentos, procurando sempre tirar vantagem pessoal por uma adesão imediata
àqueles que estão na posição de comando ou no poder. É atitude condenável e
revela caráter mal formado. ORGULHO
Do italiano "orgoglio" com o mesmo
sentido. O termo pode ter um sentido nobre quando denota uma
consciência desapaixonada da própria dignidade ou da dignidade
daqueles que nos são caros. Assim, diz-se "tenho orgulho de
minha pátria, tenho orgulho de meus pais..." O mais das vezes,
porém, o termo se associa à idéia de uma superestimação dos
próprios méritos, com desprezo altaneiro dos demais. Neste
sentido, o orgulho é a expressão máxima do amor próprio e da
vaidade pessoal. Poucas coisas são tão detestáveis como o
convívio com uma pessoa orgulhosa. Orgulho é a hipertrofia do Eu, é um
egoísmo exagerado. A pessoa com orgulho esquece-se que é igual
a todos os outros seres humanos que constituem a humanidade
neste planeta Terra.
OTIMISMO
É uma atitude que leva o indivíduo a visualizar sempre as
pessoas, as coisas, as situações, sob seus aspectos bons,
agradáveis, positivos. O otimismo não é necessariamente uma
atitude ingênua. O otimista, muitas vezes, vê também os
aspectos negativos, mas em vez de permitir que tomem relevo,
ele os considera numa perspectiva mais ampla que lhe reduz as
proporções. AS educação pode influir numa atitude de otimista.
A educação deve ser realista e envolvida num clima de otimismo
que permita um desenvolvimento que não atrofie a confiança e a
alegria de viver.
P
PACIÊNCIA
Do latim "patientia" (= sofrer). É a virtude que permite ao indivíduo suportar,
sem queixas, não apenas os grandes sofrimentos morais e físicos, como também os
pequenos aborrecimentos de cada dia. É pela paciência que os sábios e
pesquisadores abrem caminho para o progresso humano, que o homem fortifica a
aprimora o seu caráter, que os pais educam os seus filhos. É a paciência que
mantém os lares unidos e suaviza os atritos decorrentes da vida social.
PARCIMÔNIA
Do latim "parcimonia" indicando uma pessoa sóbria, econômica. É a virtude
daqueles que se impõem hábitos de austeridade e sobriedade no consumo. A
verdadeira parcimônia não se inspira nos motivos da avareza, mas sim num desejo
de liberdade interior em relação aos bens materiais. É muito difícil para um
país responder ao desafio do desenvolvimento, enquanto seu povo mantém uma alta
propensão a consumir.
PAZ
Do latim "pax, pacis". Os antigos definiam a paz como a tranquilidade da ordem.
A paz é a aspiração fundamental de cada ser humano e de toda a humanidade, a
ponto de seu conceito quase se confundir com o de felicidade. A plenitude da paz
individual, interna, o homem só atinge quando consegue a ordenação de suas
potencialidades em torno de um ideal digno de ser vivido. Só esta paz é durável,
não se altera com as lutas e tribulações da vida. Por outro lado, a paz social
só pode resultar de um relacionamento entre as pessoas, grupos ou nações,
fundamentado na justiça, na lealdade e no amor. Só este relacionamento constitui
propriamente uma ordem, do qual a paz é a resultante mais autêntica. A evolução
da humanidade chegou a um ponto no qual a paz social ou é universal ou é
impossível. Não poderá haver paz enquanto não houver, para todos, condições
concretas para atingir níveis de vida compatíveis com a dignidade humana.
Cresce, na humanidade, a consciência desta verdade.
PEDANTISMO
Do italiano "pedante", com o mesmo sentido. É o culto sofisticado da
inautenticidade. O pedante é o indivíduo medíocre, sem personalidade, que chama
a atenção sobre si mesmo, simulando o que não é e o que não tem. É como afirma
aquele ditado popular "é pessoa que come mortadela e arrota caviar". Tem
superficialidade em tudo.
PERMISSÃO
Do latim "permissio". É o consentimento para fazer alguma coisa. Exerce função
importante na educação, é através da permissão justa e imediata daq
PERSEVERANÇA
É
PESSOA HUMANA
É o habitante, homem ou mulher, do planeta Terra. É o indivíduo de
natureza racional, portador de potencialidades que se desenvolvem através da
vida, no seio da família e da comunidade. Compõe-se de alma e corpo, espírito e
matéria, que nela formam uma unidade substancial, cuja ruptura é a morte,
deixando assim, a pessoa de existir. Possui qualidades e defeitos, forças e
fraquezas. Entre todos os seres do Universo, o ser humano, comumente chamado de
homem, é o único que pode representar interiormente, não só os objetos
exteriores, como a si mesmo podendo realizar uma auto-observação das próprias
ações. O homem é um ser consciente, racional e livre, e por isso mesmo, é também
um ser social que só na companhia de seus semelhantes encontra as condições
necessárias para desenvolvimento de sua consciência, racionalidade e liberdade,
que o distinguem dos outros animais, os quais, quando se agrupam, são impelidos
por um mero instinto de gregarismo em busca de garantias para a própria
sobrevivência. No fenômeno gregário o grupo prevalece sobre o indivíduo,
enquanto que no fenômeno social a pessoa busca livremente as condições de sua
própria realização, prevalecendo sobre o grupo. Do conjunto de condições que
caracterizam a pessoa humana (ser consciente, racional e livre, social, sujeito
a direitos e deveres) resulta a mesma dignidade absoluta e a mesma igualdade
essencial para todos os homens, independentemente de sua cor, situação
socioeconômica, religião ou cultura.
PRECONCEITO
Do latim "prae" + "conceptum" (= concebido antes). É a fixação de um juízo
anterior à análise objetiva da realidade, atingindo desfavoravelmente, pessoas,
ideias, instituições ou objetos. Os mais comuns são os referentes à raça
(racismo), e à religião. O preconceito gera, em determinados ambientes
socioculturais, estereótipos conducentes a um sentimento de aversão a certos
grupos. Quando o preconceito é coletivo e se generaliza na consciência dos
grupos e em função dos quais os membros do grupo julgam pessoas, coisas,
situações, é chamada de estereótipo. Ele se difunde rapidamente e são
transmitidos de uma geração à outra, funcionando como fator de defesa de certos
"status" de classes ou castas. É o que acontece, por exemplo, numa sociedade
etnicamente heterogênea na qual o grupo branco homogêneo, forma a ideia de que
outras raças são indolentes. Tal ideia toma aos poucos a consistência de um
preconceito coletivo, em função do qual os brancos julgam todo homem de cor,
salvo prova em contrário.
PREGUIÇA
Do latim "pigritia", falta de disposição para o trabalho, decorrente de uma
falta de vontade. O preguiçoso é um peso morto para a sociedade porque atua como
roda imóvel ao mecanismo da vida social, obrigando os indivíduos a ele
relacionados, a um esforço maior para compensação do trabalho não realizado ou
mal realizado.
PRESUNÇÃO
No sentido moral denota uma superestimação exibicionista das próprias
qualidades. O presunçoso se supõe mais do que é e se vangloria de suas
realizações. Quando não cai no ridículo, torna-se penoso ao público em geral
pouco indulgente para ouvir autopanegíricos.
PROBIDADE
No sentido moral é a atitude de respeito total aos bens e direitos alheios e
constitui ponto essencial para a integridade do caráter. O homem probo é firme
nas promessas que faz, sincero com os outros, incapaz de se aproveitar da
ignorância ou da fraqueza alheia. No sentido profissional, conota a ideia de
honestidade e competência no exercício de uma função social.
PROGRESSO
Do latim "pro" (= pra frente) + "gressus" (= passo). O termo
se aplica, em seu sentido mais amplo, a todo processo que
resulta na passagem de estado menos perfeito a um estado mais
perfeito. O ser humano progride biológica e psicologicamente,
enquanto se aproxima do mais pleno desdobramento de suas
potencialidades. O mesmo se diga da humanidade. Progredir
significa avançar e todo avanço é uma síntese entre elementos
já adquiridos e elementos novos. A humanidade progride na
medida em que tem capacidade de acumular cultura; não sendo
assim, cada geração seria obrigada a recomeçar da estaca zero.
Mas a humanidade terá realmente progredido? Não faltam os que,
diante das tremendas guerras internas e da crise moral
contemporânea, olham com pessimismo a evolução humana e temem
ou profetizam um regresso à barbárie. O progresso da
humanidade não se faz idêntico em todas as áreas,
destacando-se um grande progresso na área técnico-científica.
O grande avança do progresso técnico sobre os demais setores
das atividades humanas, constitui o grande desafio à geração
presente e às vindouras: o homem não parece revelar suficiente
maturidade para manipular o imenso potencial que a técnica pôs
em suas mãos.
R
RAIVA
É
RAZÃO
RECIPROCIDADE
Do latim "reciprocus" (= recíproco). É a correspondência mútua entre pessoas,
grupos humanos ou objetos. A reciprocidade pode ser de interesse de sentimentos
bons ou maus: admiração, amor, ódio. Ela é a garantia de um lar feliz, quando se
refere ao amor que liga os membros da família entre si. É o cimento que une a
sociedade, quando se refere à consideração mútua dos membros que a compõem.
RECONCILIAÇÃO
Do latim "reconciliatio" (= conciliar, trazer a um acordo). É o restabelecimento
de relações ou de acordo entre duas pessoas que se haviam desentendido. Tem
grande importância social porque o esquecimento das injúrias, o perdão das
ofensas e a reconciliação são fatores eficazes de paz entre os seres humanos.
RELACIONAMENTO
É
RENOVAÇÃO
Do latim "renovatio" (= ação de tornar novo). Etimologicamente seria tornar novo
ou restaurar algo velho ou gasto pelo uso. No entanto pode significar aquisição
de atitudes novas. Nesse contexto avulta a ideia de renovação de costumes,
tomada em dois sentidos opostos: pela velha geração, querendo á volta à
estrutura social do passado; pela nova geração, batendo-se por uma nova adoção
de estruturas novas. Esse antagonismo é, porém, aparente, pois há valores
perenes que não podem, ser postos de lado e que acompanharão sempre a humanidade
através dos tempos; mudam as modas e os modos; permanece a essência do que é
bom, belo e verdadeiro.
REPREENSÃO
Do latim "reprehensio" (= tomar de novo na mão aquilo que tinha escapado) É uma
censura verbal por uma falta cometida. É um dever e uma responsabilidade dos
pais e educadores. Por preguiça ou covardia, muitos simulam não ver as faltas de
seus filhos, que assim, protegidos pela certeza de impunidade, vão se tornando
mais arrogantes e permitindo-se faltas cada vez mais graves. Uma repreensão
oportuna, feita com firmeza e serenidade, corrigiria uma distorção que em
poucos anos pode vir a ser irreparável.
REPRESSÃO
Do latim "reprimere" (= pressão). É o ato de impedir alguma coisa. Compete às
autoridades a repressão do crime, sendo entretanto, mais eficaz o combate às
condições sociais que o proporcionam. Cabe a cada pessoa a repressão dos seus
maus instintos, como a agressividade, através do autodomínio. Para esse objetivo
contribuem pais e educadores, esclarecendo, aconselhando e advertindo ou até
punindo.
RESPEITO
Respeito vem de "re + spicere" que significa "olhar para trás", guardando a
devida distância. Em um sentido, respeito é o sentimento de consideração àquelas
pessoas ou coisas dignas de nossa veneração e gratidão, como os pais, os mais
velhos, às coisas sagradas, aos sentimentos alheios. Neste sentido implica a
ideia de merecimento ou de direito por parte de quem é respeitado, e de cortesia
e acatamento por parte de quem respeita. Tratar com cordialidade não significa
esquecer o respeito, que é condição inseparável da dignidade humana. Quem não
respeita os outros não merece ser respeitado.
RIGOR
É uma atitude de exigência minuciosa no cumprimento dos deveres, leis ou
regulamentos. Educadores e chefes devem ser rigorosos, sob pena de
deteriorização progressiva daqueles ou daquilo que está sob suas
responsabilidades. Mas para que o rigor seja eficaz como norma de educação e de
administração, deve ser 1 - Coerente: quem o aplica deve impor-se o mesmo rigor
que exige dos outros. Um chefe, por exemplo, que se permite todos os privilégios
não tem moral para ser rigoroso com os outros. 2 - Justo: deve ser aplicado na
mesma medida a todos, salvo as exigências da equidade. 3 - Humano: o rigor
visa à promoção daquele do qual é exigido e não a satisfação do próprio instinto
de mando.
S
S
Do latim "sapiens (= sábio, sensato). É uma compreensão superior do mundo e da
vida, acumulada através da experiência. É mais que a instrução, a qual fornece
conhecimentos, técnicas e habilidades; é mais também que a educação, que forma a
personalidade. A sabedoria resulta do amadurecimento do homem, tornando-o capaz
de extrair da própria vida os elementos que lhe permitem compreendê-la.
SENSIBILIDADE
Do latim "sensibilitas" com o mesmo sentido. Em sentido geral é a capacidade de
sentir, a capacidade de experimentar sensações. A sensibilidade normal permite
ao indivíduo sentir o mundo ao redor de si e participar do modo real e efetivo
nos problemas da humanidade e nas angústias e afeições daqueles que o cercam.
SENTIMENTO
De sentir, do latim "sentire". Ato ou efeito de sentir. Em Psicologia refere-se
a um fenômeno afetivo, de caráter consciente, com certa intensidade e duração.
Tradicionalmente, os sentimentos eram classificados em 1 - Egoístas, como a
ambição e o ciúme; 2 - Altruístas, como o amor e a solidariedade; 3 -
Impessoais, como o amor à verdade e à justiça. O psicólogo americano E. B.
Titchener agrupa os sentimentos em 1 - religiosos, como por exemplo a fé e o
remorso; 2 - Éticos ou sociais como, por exemplo, a confiança e a compaixão; 3 -
Estéticos, como por exemplo, o amor ao belo e a repugnância pelo grotesco;
4- Intelectuais ou lógicos, como por exemplo, o amor à justiça e à verdade.
Acham-se os sentimentos na dependência de dois polos da vida afetiva: o prazer
e a dor e constituem a estrutura básica dos hábitos e atitudes. Por isso,
apresentam importância capital para a formação da personalidade. Cultivar
os bons sentimentos e procurar vencer os maus é tarefa que só pode ser realizada
no recesso de cada coração e único caminho para alcançar a verdadeira
felicidade.
SINCERIDADE
Do latim "sinceritas", com o mesmo sentido; de "sincerus" (= puro, intato). A
etimologia popular latina o fazia derivar de mel "sine cera" (= mel fino, sem
detritos de cera). Sinceridade é a qualidade de quem é sincero, do que não
falseia as coisas, mas as transmite na sua pureza intata. A sinceridade é um dos
valores fundamentais sobre as quais se deve basear o relacionamento humano. Sem
ela, a vida em sociedade se tornaria impossível porque cada um viveria
espreitando o outro para surpreender suas armadilhas e mentiras. É uma
virtude que se adquire através de uma educação baseada na total lealdade.
SINECURA
Do latim "sine + cura" (= cuidado, preocupação). É um emprego bem remunerado e
que não exige grande esforço para o trabalho. Evidentemente, a pessoa que se
acha nessa situação só tem a perder do ponto de vista moral, porque,
conscientemente, estará sendo um parasito social. Também a comunidade se
ressente desse privilégio pouco digno porque não é justo que muitos contribuam
para manter pessoas desse tipo, num bem estar e numa abastância imerecida. A
multiplicação das sinecuras é um dos sintomas mais evidentes da corrupção
política e administrativa.
SOCIALIZAÇÃO
Neologismo formado do verbo socializar para indicar um processo sociológico de
integração crescente dos indivíduos e dos grupos, e de uma participação
crescente dos mesmos em atividades comuns. É um processo pelo qual indivíduos e
grupos conseguem juntos objetivos que não poderiam realizar isolados. A
socialização presidiu a evolução da humanidade, desde o tempo dos trogloditas
(homens das cavernas), até às grandes sociedades de hoje, que prenunciam a
comunidade humana universal de amanhã. Em Sociologia, socialização significa o
processo pelo qual o indivíduo e equipa dos meios indispensáveis para viver em
sociedade: aprendizagem da língua, aquisição de hábitos de sociabilidade,
aceitação de um código de conduta grupal. Neste sentido se diz que a educação é
um processo de socialização.
SOCIABILIDADE
Do latim "sociabilis" (= que pode ser unido, associado a). Em sentido corrente,
é a qualidade de quem é sociável, de quem tem o dom do relacionamento fácil e
cordial com todos. É uma qualidade que pode e deve ser adquirida pelo controle
permanente de do egoísmo e pelo exercício daquelas virtudes que se espera
encontrar nos outros, especialmente a discrição, a lealdade e a dedicação.
SUCESSO
Do latim "successus". É o resultado de qualquer atividade ou negócio. Pode ser
bom ou feliz, e então se denomina êxito, ou pode ser mau ou desastroso, um
fracasso. Na linguagem vulgar é muitas vezes empregado como sinônimo de êxito.
Ser bem sucedido na vida é aspiração de todos os seres humanos. Entretanto o que
se entende por sucesso ou êxito varia de indivíduo a indivíduo: riquezas,
glória, fama, tranquilidade, paz, beleza - eis algumas das metas visadas. Ao
alcança-las, porém, o homem descobre que só os valores perenes tornam uma vida
digna de ser vivida. Um dos mais graves defeitos de formação é a busca do
sucesso fácil como ideal de vida.
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