Artigos

 

         MENSAGENS EDUCATIVAS POSITIVAS     

 

 

 

  TEMA: A IMPORTÂNCIA DA SEMENTE DE LINHAÇA PARA A SAÚDE  

Muito interessante estas informações. Eu já utilizo, diariamente, há vários anos, a semente de linhaça.

Antonio de Andrade

Contato pelo e-mail opcao@editora-opcao.com.br

 

PROPRIEDADES DA LINHAÇA: A IMPORTÂNCIA DA LINHAÇA PARA A SAÚDE

(Profª. Vania Regina Vitta - Nos cursos de Naturologia

Santos – São Paulo)

É considerada como um alimento funcional, ou seja, que contém, além de seus nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras), elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular. 

Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza. 

De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. Não há diferença na composição nutricional entre os dois tipos, ou seja, possuem os mesmos nutrientes, porém a marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido, com uso de agrotóxicos e a dourada é plantada em regiões frias e cultivada de forma orgânica.

A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento saudável e indicado para incluir na alimentação da população. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 66 kcal.

Lignana

A linhaça é a fonte mais rica de lignana, que é um composto fitoquímico que, segundo estudos, pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a prevenir os sintomas da menopausa.

Fibras

As fibras regulam o intestino, pois desempenham papel importante no trânsito intestinal, aumentando o bolo fecal. Ajudam a normalizar os índices de colesterol e glicose sanguínea e previnem o câncer de cólon. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem 4,3g de fibras.

Ácidos graxos ômega 3 e ômega 6

Este tipo de gordura é antioxidante e proporciona benefícios ao organismo, como impedir a formação de  placas de ateroma e conseqüentemente prevenir doenças cardiovasculares; ajudar na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue; renovação celular; estimular a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins; diminuir ainda a retenção de líquidos e atuar no sistema imunológico.

Vitaminas e minerais

A semente de linhaça tem as seguintes vitaminas e minerais: vitaminas A, E, B1, B6, B12, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Cada uma dessas vitaminas e minerais tem funções importantes no organismo humano.


Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça: 

Valor calórico 43 Kcal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg

A semente de linhaça moída trás mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca dura, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil quebrar as sementes é passá-la em um processador ou liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. O ideal é utilizar esse pó na hora, em vez de guardá-lo em potes fechados, pois podem oxidar e perde o valor nutricional. O pó das sementes podem ser utilizados em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.

 

A linhaça contém grandes quantidades de rejuvenescedor, pois retém o envelhecimento. A linhaça é útil para o tratamento da anemia. Nos últimos anos tem-se publicado uma grande quantidade de informação sobre os efeitos curativos da semente de linhaça moída.

 

Os investigadores do Instituto Científico para Estudo da Linhaça do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado sua atenção no rol desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas, como por exemplo:

 

CÂNCER: o câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, etc. A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA. A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que os melhores grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. O uso da linhaça protege e evita a formação de tumores. Só no câncer se recomenda combinar semente de linhaça moída com queijo cottage baixo em calorias.

 

BAIXA DE PESO:

A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. Ajuda a controlar a obesidade e a sensação desnecessária de apetite, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia. Se você deseja baixar de peso, tome uma colher a mais de linhaça moída pelas tardes, em suco de fruta ou batida com leite.

 

SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de cólon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal.  Expulsão de gases gástricos. É um laxante por excelência. Previne os divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.

 

SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma.  Ideal para pessoas que trabalham sob pressão. Melhora as funções mentais dos anciãos, melhora os problemas de conduta (esquizofrenia).  A linhaça é uma dose de energia para o cérebro, porque contém os nutrientes que reduzem mais eurotransmissores (reanimações naturais).

 

SISTEMA IMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.

 

SISTEMA CARDIOVASCULAR: É ideal para tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária, alta pressão arterial, arritmia cardíaca, incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos. É excelente para regular o colesterol ruim.  O uso regular de linhaça diminui o risco de padecer de doenças cardiovasculares. Uma das características UNICAS da linhaça é que contém uma substância chamada Taglandina, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial e exerce um importante papel no metabolismo de cálcio e energia. O Dr. J H. Vane, ganhou o prêmio Nobel de Medicina em 1962 por descobrir o metabolismo dos azeites essenciais Omega 3 e 6 na prevenção de problemas cardíacos.

 

DOENÇAS INFLAMATÓRIAS:  O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.  Refere-se a todas aquelas doenças terminadas em "TITE", tais como:  gastrite, hepatite , artrite, colite, amidalite, meningite , etc.

 

RETENÇÃO DE LÍQÜIDOS: O consumo regular de linhaça, ajuda aos rins a excretar água e sódio. A retenção de água (Edema) acompanha sempre à inflamação de tornozelos, alguma forma de obesidade, síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

 

CONDIÇÕES DA PELE E CABELO:  Com o consumo regular de sementes de linhaça você notará como sua pele volta-se mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema.  Recomenda-se também como máscara facial para uma limpeza profunda do cútis. Ajuda na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. É excelente para a calvície .

 

DIABETE:  O consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue. Esta é uma excelente notícia para os insulina-dependentes.

 

VITALIDADE FÍSICA:  Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular . Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

 

MODO DE USAR A SEMENTE DE LINHAÇA:

Duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, saladas, com aveia, ou iogurte no café da manhã ou à tarde. É recomendado para todo tipo de pessoa, de todas as idades (crianças, adolescentes e anciãos), inclusive mulheres grávidas .

Para a melhora do funcionamento intestinal: coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe "descansar" por 12 horas, tome somente a água em jejum pela manhã.

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa: usar diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada (como uma farofinha) sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

Para combater a agressividade e a obesidade e melhoria da saúde em geral: duas colheres de sopa de linhaça trituradas no liquidificador, e após, adicionar água ou suco. Tomar todos os dias em intervalos durante o dia, na média de 4x ao dia.


Em algumas receitas abundantes em líquidos, as sementes de linhaça moídas podem ser adicionadas diretamente aos ingredientes secos.

 

Salada Marroquina:

ingredientes: 250g de trigo em grãos;

1 xícara de castanha de caju;

1 colher (sopa) de sementes de linhaça;

1 colher (sopa) de sementes de gergelim;

1 cebola picada;

1 dente de alho;

1 pepino em cubos;

1 pimentão amarelo picado;

1 xícara de salsinha;

1/2 xícara de azeitonas;

2 tomates picados;

1 xícara de abacate picado;

1 pote de iogurte desnatado;

½ xícara de azeite;

Sal a gosto.

Para decorar;Folhas de alface e tomate cereja

Modo de Fazer: Cozinhar o alho e o trigo em grãos. Depois, misturar todos os ingredientes e decorar com alface e tomate cereja.

 

Panquecas de Nozes e Linhaça (misturando):

1 xícara de farinha;

4 colheres de sementes de linhaça moídas;

6 colheres de nozes moídas;

1½ colheres de chá de fermento em pó;

½ colher de chá de bicarbonato de sódio;

½ colher de chá de sal;

1¼ xícaras de manteiga

¼ xícara de xarope  (mapple syrup) ou mel;

2 ovos

Misture os ingredientes secos. Misture os líquidos e junte aos secos, misturando somente o necessário para incorporar os ingredientes. Deixe a massa repousar 20 minutos, ela vai engrossar.

Cozinhe as panquecas numa frigideira levemente untada, usando ¼ xícara de massa para cada uma. Serve 4 pessoas.

 

  

Home